Inclusão na Prática - Antecipação de rotina: recurso para alunos autistas - por Maibí Mascarenhas

Inclusão

20 Janeiro, 2019

É bastante comum entre os alunos que estão enquadrados no TEA - Transtorno do Espectro Autista - a existência de crises de ansiedade. Alguns também apresentam diversas manias, T.O.C. ou dificuldade em flexibilizar rotina ou sequência de fatos.

 

Uma dica que pode auxiliar bastante os educadores é a antecipação de rotina, sempre que possível, visto que alterações não previstas e não comunicadas podem ser gatilhos para o desconforto neste perfil de estudante.

 

Dentre as estratégias, estão ações como a apresentação, através de fotos, vídeos e leituras, dos locais novos que serão visitados, uma narrativa detalhada da rotina do dia letivo, de forma coletiva e individual (caso necessário), ou a explicação das atividades que serão feitas no dia seguinte. Em casos de mudanças repentinas não previstas - A falta de um professor de informática, por exemplo - explicar o fato à criança ou jovem e o que será feito no lugar da atividade o auxiliará em sua reorganização cerebral e a ficar mais seguro com relação a nova rotina.

 

No entanto, aos poucos e sempre respeitando o ritmo do aluno, é interessante testar algumas pequenas alterações imprevistas, seguidas de conversa sobre o ocorrido e sobre quais novos procedimentos serão tomados. Desta forma, estimularemos a flexibilização e acompanharemos as condições de desenvolvimento do nosso aluno, para visarmos uma educação mais eficaz.

 

Use e abuse deste recurso. A calma e segurança que ele pode promover são grandes aliadas educacionais.