Gestão eficaz de escolas - O momento é de mudança - por Rodrigo Morais

Gestão de escolas

13 Setembro, 2017

Recentemente o MEC apresentou a versão final da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ao Conselho Nacional de Educação. A primeira versão deste documento foi disponibilizada para consulta pública no final de 2015. Desde então a BNCC passou por um processo de debate institucional em diversos seminários com a participação de professores, gestores e especialistas. 

Segundo o MEC a BNCC é um "documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica." O documento final deverá ser entregue ainda este ano.

A questão é o que muda com a BNCC? Na realidade absolutamente tudo, afinal a BNCC é uma referência obrigatória para a Educação Básica. Outra questão importante é que a Base não é o currículo. Assim, com o novo documento e as novas diretrizes, os currículos deverão ser revistos ou elaborados, porém necessariamente norteados pela Base. Assim como as redes de ensino têm autonomia para elaborar ou adequar seus currículos, cada escola têm a prerrogativa de contextualizar ou adaptá-los a seus projetos pedagógicos. Da mesma forma o currículo de formação de professores e a elaboração dos livros didáticos deverão ser revistos.

Uns dos destaques da nova Base são as 10 competências gerais, pois essas mesmas competências estarão no documento da BNCC do Ensino Médio, cuja primeira versão deverá ser publicada em janeiro de 2018.

Portanto a partir de agora, cabe a nós gestores algumas ações: primeiro precisamos conhecer a BNCC em toda a sua profundidade. Isto demandará muita leitura e muito estudo por parte dos gestores, coordenadores e professores. Depois elaborarmos nossos planos de ação para debruçarmos nossos esforços na elaboração de um novo currículo.

Ou seja, o momento é de grandes mudanças.

O documento poderá ser baixado na íntegra a partir do link http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base