Educação Infantil e sua importância na sociedade.

Educação Infantil

02 Junho, 2023

Tempo de leitura:6 minutos


Educação Infantil e sua importância na sociedade.

Debora Corigliano

A Educação infantil é considerada a primeira etapa da educação básica. Conforme o artigo 208, l, e a Emenda Constitucional 59/2009, a educação básica é obrigatória a partir dos 4 anos, denominada pré- escola que acolhe crianças entre 4 e 5 anos (art. 30, II). Com isso é dever dos pais realizar a matrícula da criança na instituição de ensino público ou privado.  Porém a educação infantil atende crianças desde os 4 meses de vida nas creches, limitando a obrigatoriedade apenas a partir dos 4 anos. Existe uma necessidade das famílias, em função do trabalho dos responsáveis, de enviar a criança para a escola.  

A Ed. Infantil tem como objetivo promover o desenvolvimento das habilidades nos aspectos físico, motor, cognitivo, emocional e social. Desde 2017 temos a Base Nacional Comum Curricular - BNCC que é um documento normativo que oferece as referências obrigatórias para elaboração dos currículos escolares e propostas pedagógicas para a Ed. Infantil.

A Ed. Infantil é o primeiro contato e muitas vezes o único que a criança tem em ambiente social e educacional. É fundamental conhecer a importância desse período para o desenvolvimento integral da criança.

Uma escola de Educação Infantil especializada, com uma equipe treinada exclusivamente para atender esta faixa etária, terá condições de promover uma aprendizagem voltada aos interesses da criança, oferecendo um espaço físico de acordo com o ciclo que a criança se encontra.

Nessa etapa da vida da criança, o professor tem um papel fundamental para o desenvolvimento pleno. Porém, como em todos os segmentos, o professor precisa ser especialista, pois é justamente neste período que a criança aprenderá os 4 pilares da educação, conforme citado na UNESCO. São eles: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.

É neste período também que o cérebro da criança está em plena atividade, formando as estruturas para as novas aquisições. Ser um professor especialista, fará toda a diferença, pois a elaboração da proposta pedagógica terá um olhar diferenciado, levando em conta o período em que a criança está e tudo o que ela necessita em termos pedagógicos, sociais e emocionais.

O professor da Ed. Infantil é um mediador que convida a criança a experimentar, conhecer, realizar, pertencer e viver o período mais importante do seu desenvolvimento. Ele precisa de um ambiente adequado, materiais apropriados e conhecimento específicos para realizar sua função dentro da Ed. Infantil.

 

"Muitos são os desafios para educar uma criança. Por isso, a profissão de educador é tão importante e merece respeito!"

Marianna Moreno