Desenvolvimento Humano - Um novo mundo - Por Jaqueline Alves

Desenvolvimento Humano

28 Agosto, 2018

Na edição de Julho da Revista Você S/A, foi publicada uma matéria intitulada "Com trabalho e sem emprego". Uma matéria excelente que nos leva a refletir como o mercado brasileiro, em consequência do reflexo mundial, está transformando as carreiras dos brasileiros.

Empregos formais com carteira assinada, estabilidade, planos de carreira... tudo isso em transição. Pelos dados da matéria 34 milhões de pessoas no Brasil não tem carteira assinada; isto deve se acentuar cada vez mais daqui para a frente. E como devemos nos preparar para esta realidade?

Novas atividades profissionais surgindo, os profissionais com uma formação específica estão diversificando as áreas de atuação, descobrindo novas habilidades e talentos e atuando em diferentes segmentos ao mesmo tempo.

Por um lado pode ser um momento de grande estresse, porque nos sentimos como na fase do vestibular na qual precisávamos definir uma profissão para o resto de nossas vidas sem a menor ou pouca noção da escolha que estávamos fazendo. 

Novamente nos vemos diante deste impasse, tendo que identificar novas oportunidades de trabalho e carreira e nos perguntando para onde vou, no que sou bom, quais minhas habilidades para iniciar uma nova trajetória? Tenho idade para começar algo novo?

Outra preocupação, pois a expectativa de vida está aumentando cada vez mais e com isso o período produtivo no mercado de trabalho também se estenderá. Teremos profissionais mais experientes e mais velhos em plena atividade. 

Por outro lado as oportunidades podem ser maravilhosas se descobrirmos novas vocações e interesses que nos façam felizes, mesmo que financeiramente saibamos que as coisas podem mudar.

Esse é o recado! Vamos ter coragem, pois a vida segue, é bela e somos capazes de fazer parte deste novo mundo.