Como a pandemia impactou a vida dos indivíduos e de que forma a Educação Socioemocional pode ajudar.

Educação Socioemocional

23 Setembro, 2023


Tempo de leitua: 6 minutos


Como a pandemia impactou a vida dos indivíduos e de que forma a Educação Socioemocional pode ajudar.

Por João Rilton


    A pandemia impactou a vida dos indivíduos de várias formas. O confinamento, o medo, a incerteza, a convivência, os ajustes emocionais, todos esses fatos geraram transformações nos seres humanos. Ainda não sabemos com clareza o verdadeiro impacto de todos esses fenômenos, mas já o percebemos dentro do ambiente escolar. A volta às aulas nos mostrou professores e alunos desanimados, com dificuldades de atenção, dificuldades de resolução de conflitos. Parece que a pandemia causou um desajuste emocional nas parcerias professor/ aluno. A convivência, por muito tempo, com a casa, que é um ambiente seguro, durante as aulas online, geraram uma dependência pelo conforto da casa. E muitos alunos pequenos se tornaram muito dependentes de seus cuidadores, tendo dificuldade de se adaptar às responsabilidades do ambiente escolar.

         A Educação Socioemocional dentro das escolas pode ter um efeito muito positivo sobre esse retomar da educação. Nesse momento professores querem ser ouvidos, querem poder compartilhar as suas dores, suas incertezas, e o estudo da Educação Socioemocional contempla dinâmicas que podem ser desenvolvidas com a equipe para promover um ambiente onde as emoções e angústias possam ser acolhidas. Um ambiente onde há parceria entre os profissionais e segurança psicológica dentro do ambiente, se torna acolhedor e faz com que o indivíduo se sinta mais à vontade para opinar, compartilhar ideias, e consequentemente se sentir pertencente daquele grupo. Essa necessidade de pertencimento é um ponto chave para o bem-estar dentro do ambiente de trabalho.

         Outro ponto importante que a Educação Socioemocional traz é o cuidado com o emocional dos alunos. Entender como o cérebro do aluno funciona durante o aprendizado, e entender o papel que as emoções desempenham em relação a eficiência e consistência da aprendizagem, é crucial para que possam ser criadas dinâmicas e estratégias para lidar com os problemas da pós-pandemia.

         Uma ótima sugestão para as escolas é incentivar seus educadores a buscarem aprofundamento no assunto. Uma das possibilidades é um curso de pós-graduação em Educação Socioemocional. O IBFE oferece esse curso nos formatos presencial, ao vivo online, ou EaD. É imprescindível que os conhecimentos dessa área tão pertinente à nossa educação cheguem a todos os educadores do nosso país. Teremos novas e estimulantes formas de aprender, entenderemos como fazer para que o aluno desenvolva suas emoções de forma assertiva e criaremos uma escola empolgante, criativa e emocionalmente segura. Por enquanto, é um sonho. Logo mais, realidade. Só depende de nós.