Artigo Semanal - Professor sem Fronteiras: Pilhas de livros e cadernos

Pilhas de livros e cadernos

Pilhas de cadernos, um livro para cada disciplina e folhas de papéis sendo distribuídas nas salas de aula com exercícios para fazer em casa é uma realidade que tem ficado cada vez mais distante, pois as instituições de ensino estão abrindo espaço para a educação on-line como uma nova metodologia de ensino e aprendizagem para os alunos.

Educação on-line abrange o uso de redes de computadores para a aprendizagem e o ensino. E isso inclui redes públicas em grande escala, como a internet, ou pequenas redes locais (LANs), situadas em um local específico. Estes espaços são considerados ciberespaço.

Para escolas, a principal função da internet é disponibilizar um sistema de biblioteca on-line. Alunos e professores não mais se encontram limitados a um único livro-texto ou a uma coleção de livros, mas podem consultar informações em qualquer lugar. Além do mais, buscar informação on-line lembra mais como uma análise em campo aberto do que uma visita a uma biblioteca, pois os sites consultados geralmente são muito ricos em detalhes.

Uma experiência muito comum nas escolas são os projetos colaborativos, seja dentro de uma única classe ou envolvendo outras escolas. Os alunos são organizados em equipes, cada uma com um projeto específico e depois utilizam as redes para coletar informações pertinentes e preparar um relatório ou uma apresentação. Muitos desses projetos envolvem interação com alunos de outras escolas por e-mail, geralmente em um contexto internacional. Por exemplo: os alunos podem aproximar-se de estudantes de uma escola estrangeira e ter como missão reunir informações demográficas entre si, como população, número de instituições religiosas, entidades de saúde, ou número de escolas e outros dados estatísticos.

A qualidade e a complexidade desses projetos de compartilhamento de informação podem variar durante os ciclos escolares e de uma escola para outra. De forma mais simples, as partilhas tendem a ser limitadas a "amigos de e-mail", com os estudantes trocando mensagens sobre seus assuntos preferidos e praticando habilidades com a linguagem e a escrita.

Nas séries intermediárias, os projetos são mais estruturados em torno de estudos curriculares em áreas do conhecimento como Ciências Humanas. Nas séries finais, os alunos são motivados a conduzir projetos de interesse pessoal relacionados a áreas que queiram aprofundar mais significativamente. Podemos observar que os projetos propostos por alunos do ensino médio podem ter impacto em seu futuro educacional e profissional.

Os projetos de colaboração podem ser organizados pelos professores e escolas envolvidos ou aproveitando-se de projetos que já estão em andamento.

A educação on-line pode ter seu maior impacto nos lares das pessoas. Relembramos que o rádio e a televisão tiveram êxito, mas com pouca eficácia educacional. À medida que o número de lares com computadores aumenta, é provável que, cada vez mais, as atividades educacionais ocorram ali. Os adultos têm utilizado gradativamente mais os computadores para educação continuada e treinamentos relacionados ao trabalho; estudantes de faculdades e colégios para fazer seus trabalhos escolares.

O ciclo que teve grande desenvolvimento é o de programas on-line dirigidos à educação infantil.  Diversos sites oferecem suporte para escolarização em domicílio. Também existem muitos sites elaborados à aprendizagem de adultos, seja com o objetivo de lazer ou como incentivo para novas carreiras.

Concluindo, podemos perceber que o uso de recursos tecnológicos na educação estimula o interesse dos alunos, amplia o horizonte de pesquisa e compartilhamento de informações e conhecimentos, motiva o trabalho colaborativo e permite que o aluno seja o protagonista do processo de aprendizagem.