Pós-graduação

Metodologias Ativas (Turma Física - Março/2021)

Mensais de:

R$ 277,00

Gostou do curso?


Sobre o Curso

Quais são os objetivos do curso?

Oferecer aos participantes uma visão abrangente das demandas, das filosofias, dos métodos e das ferramentas que a Educação moderna irá exigir dos educadores e das escolas. Este curso se dispõe a propor soluções criativas e preparar os participantes para uma nova atitude pedagógica, proporcionando práticas inovadoras e adaptadas às necessidades do mundo atual, as quais devem ser adotadas nos espaços da escola para favorecer o desenvolvimento do aprendiz-protagonista.

Onde serão as aulas?

Na nossa unidade do ABC que fica na Rua Cel. Fernando Prestes, 350 - Centro - Santo André.

O curso é presencial?

Sim, todos os nossos cursos são presenciais.

Turma(s)

Metodologias Ativas (Turma Física - Março 2021)

Data de início: 30 de Março de 2021
Dia da semana: Terça-feira (3ª feira)
Horário: 19h10 às 22h40
Carga horária: 420 horas
Duração do curso: 13 meses
Férias no mesmo período escolar

Aulas presenciais na unidade do ABC



Público alvo

Para quem se destina esse curso?

Direcionado aos graduados nas diversas áreas ligadas à Educação que pretendam se aprofundar nos assuntos ligados às metodologias ativas, ao futuro da educação e às tendências que irão nortear os caminhos para uma educação de qualidade e eficaz.

Metodologia

Como serão as aulas e o que eu vou aprender em cada módulo?

Aulas presenciais e em vídeo, tendo como principal diferencial a conexão contínua entre a teoria e a prática, por meio dos seguintes métodos:
- Preparação para as aulas;
- Estudos de caso;
- Aulas expositivas;
- Discussões e debates em sala de aula;
- Aplicações de metodologias ativas (Storytelling, PBL, Sala de aula invertida, aulas em campo etc);
- O curso terá aula em uma sexta (19h00 às 22h30) e um sábado (08h30 às 16h30), durante o período total do curso, onde virá um Professor de fora do Estado de SP.
Confira a descrição de cada um dos módulo do curso AQUI. =)

Esse curso é reconhecido pelo MEC?

Sim, abaixo mais informações:
A certificação, em cumprimento da portaria publicada em 09/04/2018, será pela Unità Faculdade, acesse o link abaixo.
Unità Faculdade: Clique AQUI para ver a Conferência no E-MEC
O Instituto Brasileiro de Formação de Educadores - IBFE é a Escola de Educação da Unità Faculdade.

Informações Gerais

Qual é o Valor de Investimento?

R$ 4.990,00 à vista,
16 x R$ 358,00 ou
20 x R$ 299,00 ou
22 x R$ 277,00


DESCONTO ESPECIAL PARA MATRÍCULAS ANTECIPADAS:
Até o dia 30/11/2020 - 50% de desconto adicional nas 4 primeiras mensalidades*.
Até o dia 20/12/2020- 50% de desconto adicional nas 3 primeiras mensalidades*.
Até o dia 31/01/2020- 50% de desconto adicional nas 2 primeiras mensalidades*.
Até o dia 28/02/2020- 50% de desconto adicional na primeira mensalidade*.


Tem algum tipo de desconto?

- Grupo de 04 pessoas (no mesmo curso ou não) 10% para cada aluno
-Professores e familiares de escolas/empresas parceiras, desconto de 15% (saiba como ser escola parceira pelo e-mail [email protected])
- Ex alunos IBFE 10%

OBS: Os descontos acima não são cumulativos.


*Desconto não aplicado para pagamento à vista do valor total do curso. Primeira mensalidade no ato da matrícula e demais parcelas com início no mês de começo das aulas.


Qual é a forma de pagamento?

Pagamentos através de boleto bancário.


O que preciso para me matricular?

- Ficha de Inscrição preenchida e assinada (clique AQUI para baixar a ficha e nos envie no e-mail [email protected]);
- 01 Cópia autenticada do Diploma de conclusão de curso superior válido ou reconhecido no Brasil;
- 01 Cópia do Histórico escolar do curso superior;
- 01 Cópia do Comprovante de Residência;
- 01 Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento;
- 01 Cópia do CPF (não pode ser CNH);
- 01 Cópia do RG (não pode ser CNH);
- 01 Foto 3x4 (recente).


EU QUERO! Como fazer a inscrição?

Pode ser na nossa unidade presencialmente ou online, enviando a ficha de inscrição (AQUI) e no e-mail [email protected] que entraremos em contato para dar continuidade na sua matrícula.es do início das aulas.

Grade

Módulos
Futuro e Tendência na Educação
Planejamento de Carreira
Novas Tecnologias em Educação
Pedagogia de Projetos e Apredizagem Baseada em Problemas (PBL)
Aplicação de Sala de Aula Invertida
Aplicação de Narrativas e Storytelling na Educação
Estudo do Meio e Viagem Pedagógica
Neurociência Aplicada à Educação
Habilidades Socioemocionais
Cultura Maker
Gamificação na Educação
Design Thinking e Criatividade
Planejamento e Avaliação de Ensino
Trabalho de Conclusão de Curso

*O local e as datas das aulas acima estão sujeitos a alteração pela unidade.

Coordenador (a)

Max Franco

Experiência e formação:Formado em Letras, é professor de Língua Portuguesa, Língua Italiana, Literatura, Redação e Storytelling, além de Guia de Turismo. É pós-graduado em Inovação em Educação e mestre em gestão de negócios. Max Franco trabalha com educação faz 30 anos, tendo experiência internacional e em escolas e faculdade de São Paulo e Fortaleza. É autor de 8 livros, entre eles "Storytelling e Suas Aplicações no Mundo dos Negócios", lançado pela Editora Atlas em 2018 e "A Jornada do Aprendiz: Storytelling e Metodologias Ativas na Educação" pela Unità Editora. É consultor de diversas empresas de consultorias em São Paulo e Rio de Janeiro, trabalhando sempre com o tema storytelling e com comunicação corporativa. Max Franco acumula experiências de ministrar treinamentos em empresas de marcas de renome nacional, como: Globosat, Estadão, Claro, NET, Mauricio de Sousa Produções, Universidade corporativa Ernst Young (EYU), Inova Business School, Volvo, Porto Seguro, Instituto Brasileiro de Formação de Educadores, entre outras. Atualmente, é, também, coordenador do curso de Pós-graduação em Metodologias Ativas do IBFE e professor convidado de diversas faculdades.

Expandir

Docentes e Convidados

Alexandre Rezende

Experiência e formação: Biólogo graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, mestre e doutor em Morfofisiologia do Sistema Nervoso pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. De 2002 a 2009 desenvolveu projeto de pesquisa na área de Neurobiologia enfatizando o estudo da neuroregeneração em doenças neurodegenerativas e neurotraumas pelo Departamento de Fisiologia e Biofísica da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Atualmente, atua na área de Neurociência aplicada a Educação pela PUC-Campinas e pelo Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE). Atua também como professor de Fisiologia, Biofísica, Histologia, Biologia Celular e Processo Ensino-Aprendizagem na Vida Universitária junto a Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Desde 2013 desenvolve na PUC-Campinas, Prática de Formação visando o estudo do cérebro na aprendizagem e memória, intitulada Neurociência e Educação. É professor de Neurofisiologia no curso de Pós-Graduação em Neuropsicologia da Infância e da Adolescência junto a Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Professor de Neuromarketing na Inova Business School. Além disso, é o professor responsável do curso de extensão Mente, Cérebro e Envelhecimento junto a Universidade da Terceira Idade da PUC-Campinas, desde 2014.

Expandir

Ana Paula Gaspar

Licenciada em História, especialista em Comunicação Digital e mestre em Design. Atua há 12 anos em torno da transformação digital. Nos primeiros 6 anos trabalhou para museus e fundou a startup Mutz. Tem experiências internacionais no Vale do Silício e Londres em aceleradores e centros de inovação. Nos últimos 6 anos vem trabalhando como consultora para empresas de design de serviços e inovação, como C.E.S.A.R., Makerversity, Tellus e Apple. Fez parte da equipe fundadora da Escola Concept onde atuou por dois anos como coordenadora pedagógica de tecnologia aplicada e hoje é coordenadora de educação no Centro de Inovação para a Educação Brasileira - CIEB.

Expandir

Andreia Gallego

Especialista em Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora (INSTITUTO SINGULARIDADES), Especialista em Biotecnologia aplicada às áreas animal, vegetal e humana (USJT), e Bióloga (USJT), professora de Ensino Fundamental, Ensino Médio. Coordenadora da área de Ciências da Natureza em escola da rede privada. 


Carlos Eduardo Godoy

Bacharel e licenciado em Ciências Biológicas pela USP (1984), professor e coordenador pedagógico de Ciências da Natureza / Tecnologia Educacional na Escola Móbile, entusiasta da tecnologia como ferramenta de produtividade pessoal e de aprendizagem. Finalista do Prêmio Educador Nota 10, ano 2017, promovido pela Fundação Victor Civita. Pesquisa continuamente novas estratégias de ensino-aprendizagem nas quais o aluno é protagonista no enfrentamento de situações-problema. Utiliza a plataforma Canvas (Instructure) como base para a interação com alunos do Ensino Fundamental II em situações de Ensino Híbrido, estendendo a atuação do professor para além dos limites espaciais e temporais da sala de aula. Atua com formação /  capacitação de professores desde 2003.

Experiência em:

* Ensino de Ciências da Natureza / Currículo, Teoria e Prática.

* Formação de professores de Ciências.

* Elaboração do currículo de Ciências da Natureza, do 1o ao 9o anos do Ensino Fundamental (STEAM / NGSS / Framework for Science Education).

* Mapeamento conceitual / Gestão do Conhecimento.

* Aprendizagem baseada em problemas.

* Educação para a sustentabilidade / Educação ambiental.

* Interação em Comunidades Virtuais de Aprendizagem.

* Planejamento, construção e administração de Comunidades Virtuais de Aprendizagem.

* Criação e gestão de cursos utilizando o LMS Canvas, da Instructure.

* Treinamento / Capacitação de professores e alunos para uso de tecnologia como ferramenta educacional.

* Uso das TICs na educação, integrando diferentes tecnologias na elaboração de material didático e atividades variadas.

Expandir

Carolina Defilippi

Experiência e formação: Possui graduação em Ciencias Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Pós Graduação em Direito pelo Centro Universitário Salesiano e Pós Graduação em Direito pelo Instituto de Pós Graduação. É mestre em Educação pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo. Atualmente é advogada criminalista e coordenadora geral do Proordem. Tem experiência também na área de Direito, com ênfase em Direito Penal e na preparação de discentes para a Prova da Ordem dos Advogados do Brasil e Concursos Públicos em geral. Tem experiência na área de Educação, especialmente em Educação para Nativos Digitais.

Expandir

Eliane El Badouy Cecchettini

Experiência e formação: Badu como é conhecida no mercado, é publicitária, professora de Neuromarketing e coordenadora da Pós-Graduação de Economia Criativa da Inova Business School. Seus mais de 30 anos de carreira foram construídos em grandes grupos de comunicação como Editora Abril, Folha de S.Paulo e Sony Entertainment Television e agências de propaganda atuando como Diretora de Planejamento e Mídia. Em sua trajetória profissional atendeu contas como Mc Donald's, Tetra Pak, 3M, FIAT, CPFL, Souza Cruz, Unilever, Johnson & Johnson, Internacional Paper entre outras. É consultora sênior de Futuro e Tendências da Inova Consulting e pesquisadora do comportamento, mecanismos de atenção e do consumo de mídia do jovem contemporâneo.

Expandir

Fagner Lima Frias da Silva

Formado em Design Gráfico, Cinema e Escrita Criativa. Com experiência em design, educação e facilitação. Já realizou projetos com parceiros públicos e privados nas áreas de educação básica e técnica, meio ambiente, primeira infância, educação financeira e tecnologia, sempre visando soluções inovadoras e impacto social positivo. É co-fundador da Rede Futurar, uma organização dedicada a criação de futuros desejáveis a partir do design.

Expandir

Fernanda Oliviero

Pedagoga pela UFRGS, Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade FEEVALE, Especialista em Educação Especial pela UNESP e Especialista em Metodologias Ativas pelo Instituto Singularidades. Atua há 20 anos na clínica psicopedagógica e em escolas públicas e particulares com Coordenação Pedagógica e Orientação Educacional.

Gabriela Galasso

Formada em Pedagogia (FMU 2012), Gestão de Tecnologia da Informação (FIAP 2016) e MBA em Digital Business (FIAP 2019). Há mais de 10 anos envolvida com educação, mantendo um background inovador e atualizado às novas metodologias e habilidades do século XXI. Com experiência e atuação na educação com projetos, voltado para imersão digital unindo conceitos de Brainstorming, Design Thinking, Prototipação e Pitch, bem como o universo Tech e Maker. Atuante também como consultora de tecnologia da educação na Trivium Microsoft Partner, com elaboração de cursos, projetos e formação de professores para o melhor uso de ferramentas tecnológicas em suas práticas pedagógicas.

Expandir

Ico Andreoli

Experiência e formação: Artista plástico graduado pela Pontifícia Universidade Católica de
Campinas, Pós Graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Uninter e Pós
Graduação em Neurociências Aplicada a Educação pelo Instituto Brasileiro de Formação de
Educadores - IBFE, Profissional Neuropractitioner, Practitioner em PNL e Palestrante.
Com mais de 20 anos de experiência na área educacional, como docente na rede pública e
particular de ensino nos segmentos da Educação Básica Ensino Fundamental I e II e Ensino
Médio tendo como objetivo lecionar a arte com afetividade para todas as idades
transformando as emoções em processos criativos com auxílio de técnicas para estimular as
potencialidades dos alunos.

Expandir

Itamar Sena

Formado em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo e Pedagogia pela Faculdade Paulista, especialista em Direitos Coletivos e Difusos, Direito Educacional e no Uso de Tecnologia em Sala de Aula, atuou como coordenador de projetos educativos e estudo do meio na empresa Pé na Estrada Atividade Educativa, professor de Educação Infantil no município de São Bernardo do Campo e professor de Ensino Fundamental I nos municípios de Diadema e São Bernardo do Campo, foi formador e consultor de projetos voltados à Inovação Tecnológica em Escolas Públicas da Fundação Lemann, atuou como Assistente de coordenação na Secretaria de Educação de Diadema nos segmentos Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), atualmente é Assistente do Departamento de Formação e Acompanhamento Pedagógico da Prefeitura de Diadema-SP.


Expandir

João Rilton

Psicanalista Clínico, Master Trainer em Programação Neurolinguística, Pós-graduado em Neurociência Aplicada à Educação, Pós-graduado em Inovação em Educação. É sócio-fundador e Trainer da SBCE (Sociedade Brasileira de Comunicação Emocional), onde é o criador dos cursos NeuroPractitioner e Oratória de Alta-Performance. Coordena três cursos de pós-graduação no Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE). É um dos idealizadores, e atua como coordenador da pós-graduação em Neurociência Aplicada à Educação. Também coordena as pós em Educação Socioemocional e Psicopedagogia Clínica e Institucional (IBFE). Professor de "Comunicação Emocional aplicada à gestão de pessoas" no Pós-MBA da Inova Business School. É coordenador do Laboratório de Música e Neurociência da Associação Cândido Ferreira de Saúde Mental. É graduado em Composição Musical, trabalhou como pianista e compositor profissional. Atua no voluntariado como professor de Hatha-Yoga e Meditação na Associação Cândido Ferreira.


Expandir

José Francisco Aparecido

Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - SP (2006). Graduado em Pedagogia pela Universidade Paulista (2002). Formado em Artes Cênicas e Mímica pela Youth With a Mission, Tyler Texas-EUA., Diretor do Colégio Objetivo de Campinas Unidade São Bernardo (CEKETEC), professor universitário nos cursos de graduação e pós-graduação. Ministrou aulas nas faculdades de Educação, Música, Teologia, Filosofia e Artes Cênicas.  Ator, Diretor Teatral e Escritor. Atuou como docente e na coordenação pedagógica nos seguintes níveis: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Superior. 

Expandir

Luciana Duenha Dimitrov

Mais de vinte anos atuando em renomadas instituições como Professora de Língua Portuguesa, Literatura e Língua Inglesa para os Ensinos Fundamental I, II e Médio, além de experiência como Coordenadora de Área e Coordenadora de Segmento. Doutorado em Letras - ênfase em Literatura Contemporânea e adaptação cinematográfica - possibilitou a ampliação de experiência também para aulas ministradas em Cursos de Graduação e Pós-Graduação.    Dezenas de produções bibliográficas que incluem capítulos de livros, artigos completos publicados em periódicos e em revistas da área, além de prefácios e posfácios para renomadas obras da Literatura Universal. Parecerista em Revistas Acadêmicas. Destaque à atividade acadêmica, que inclui participações em Congressos Nacionais e Internacionais, com apresentação de artigos, palestras; organização de eventos como Palestras, Jornadas, Congressos; intensa colaboração em Grupos de Pesquisa e Grupos de Estudo. Experiência acadêmica inclui orientação de TCC, participação de Bancas de Graduação, Pós-Graduação e Mestrado.  

Expandir

Luciana Haddad Ferreira (Nana)

Doutora em Educação pela Unicamp, especialista em Educação e em Arteterapia. Pedagoga licenciada pela Unicamp, é membro do GEPEC (FE/UNICAMP). Tem pesquisas relacionadas à área de formação docente, especialmente nas aproximações entre Arte, Estética e Experiência na formação de professores. Atualmente, é Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental. Tem 18 anos de experiência em docência na Educação Básica e 9 anos de experiência como formadora de professores. Possui diversas publicações na área.

Expandir

Luciano Alves Rocha

Experiência e formação: Especialista em Administração de Empresas - CEAG – FGV, 2008. Graduado em Engenharia Elétrica - USP – São Carlos, 2003. Carreira de 12 anos na gestão de processos de negócio nas áreas de TI e Supply Chain em empresas nacionais e multinacionais tais como Unilever, Abrange Logística e Construtora Tenda. Atuação na gerência de projetos de implantação de operações logísticas de armazenagem e distribuição em empresas como AmBev e Coelce, gerando aumento do faturamento e expansão das atividades em nível nacional.

Expandir

Marcelo Veras

Experiência e formação: Presidente do Grupo Unità Educacional.  Sócio e membro do conselho da Inova Consulting. Conselheiro da SBCE - Sociedade Brasileira de Comunicação Emocional. Conselheiro Emérito da Associação de Conselheiros TrendsInnovation do Brasil. Professor de Planejamento de Carreira e Estratégia na Inova Business School. Mentor do Founder Institute Campinas.

Experiência de mais de 30 anos em empresas tais como: Rede Positivo, Souza Cruz, Claro, TIM, ESPM, ESAMC, Inova Consulting, Atmo Educação, Unità Educacional e Grupo Inova. Autor e Coautor de seis livros: Métodos de Ensino para Nativos Digitais (2010), Gestão de Carreira e Competências (2014), SBB - Strategic Building Blocks (2017 e 2019), Inovação em sala de aula (2018), Tempo de compartilhar (2018) e Educação 4.0 (2019).

Graduado em Engenharia Química (Universidade Federal de Uberlândia), com Pós-Graduação em Gestão de Produção (Universidade Federal de Santa Maria), MBA Executivo em Marketing (ESPM). MBA Executivo em Gestão de Negócios (ESAMC). Pós MBA em Finanças (Inova Business School). Conselheiro TrendsInnovation certificado (Inova Business School). Master em Negócios de Plataforma (MIT).

Expandir

Maria Angélica Croccetti Marcondes

Experiência e formação: Pós-graduada em Neurociências Aplicada a Educação pelo Instituto Brasileiro de Formação de Educadores - IBFE e Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Uninter,  Master em PNL, assessoria pedagógica em escolas particulares, professora alfabetizadora e palestrante. 
Com mais de 20 anos de experiência na área educacional, como docente na rede pública e particular de ensino nos segmentos da Educação Básica Infantil e Ensino Fundamental I tendo como objetivo contribuir para a formação cognitiva, social e emocional do aluno.

Expandir

Max Franco

Experiência e formação:Formado em Letras, é professor de Língua Portuguesa, Língua Italiana, Literatura, Redação e Storytelling, além de Guia de Turismo. É pós-graduado em Inovação em Educação e mestre em gestão de negócios. Max Franco trabalha com educação faz 30 anos, tendo experiência internacional e em escolas e faculdade de São Paulo e Fortaleza. É autor de 8 livros, entre eles "Storytelling e Suas Aplicações no Mundo dos Negócios", lançado pela Editora Atlas em 2018 e "A Jornada do Aprendiz: Storytelling e Metodologias Ativas na Educação" pela Unità Editora. É consultor de diversas empresas de consultorias em São Paulo e Rio de Janeiro, trabalhando sempre com o tema storytelling e com comunicação corporativa. Max Franco acumula experiências de ministrar treinamentos em empresas de marcas de renome nacional, como: Globosat, Estadão, Claro, NET, Mauricio de Sousa Produções, Universidade corporativa Ernst Young (EYU), Inova Business School, Volvo, Porto Seguro, Instituto Brasileiro de Formação de Educadores, entre outras. Atualmente, é, também, coordenador do curso de Pós-graduação em Metodologias Ativas do IBFE e professor convidado de diversas faculdades.

Expandir

Míriam Celi de Souza Nunes

Bacharel em Ciências Biológicas (Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, 2010), mestre em Biotecnologia na área de concentração Genômica e Proteômica (UFOP, 2013) e doutora em Ciências na área de concentração Genética Médica (Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, 2019). Atua profissionalmente como docente da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) desde 2014, lecionando principalmente as disciplinas Bioinformática, Biologia Forense, Fisiologia, Genética, Biologia Molecular e Biologia Celular.

Expandir

Natália Lima

É Administradora e Designer de Serviço, iniciou a carreira atuando na educação pública de Pernambuco, participando do projeto de formulação e concepção dos modelos de escolas em tempo integral, hoje política pública no estado. Durante essa experiência, apoiou na criação das aulas de projeto de vida e no modelo da escola da escolha, concebida pelo Instituto de Co-responsabilidade pela educação (ICE) e parceiros.
Em seguida, ingressou em uma trajetória corporativa trabalhando para diversas multinacionais nas áreas de gerenciamento de projetos, Finanças e Pessoas, até sentir necessidade de retomar o seu trabalho na área da educação e impacto social.
Desde então, desenvolve projetos de inovação para secretarias municipais, estaduais e apoia fundações e institutos na formulação de serviços e instrumentos que aceleram a melhoria da qualidade da educação pública no Brasil.
Hoje é co-fundadora da Futurar, uma organização que tem o propósito de acelerar o impacto social no Brasil e desenvolve consultoria, cursos e treinamentos para organizações públicas e privadas. 

Expandir

Renato Farias

Cofundador da Bê-a-bá Maker - startup de formação de professores para o desenvolvimento de atividades com abordagem Maker.
Formado em Design de Multimídia, com pós-graduação em Tecnologias na Aprendizagem (SENAC) e Docência no Ensino Superior (Universidade Paulista). 
É professor de Robótica e Tecnologia Educacional no Colégio Gibran (Educação Infantil e E. Fundamental II)
Atuou como coordenador de projetos em Tecnologia Educacional na Foreducation Edtech - Google Partner (2016 - 2019) e atualmente realiza trabalhos eventuais como Consultor de Tecnologia Educacional para a mesma empresa.
Faz parte do grupo de 115 educadores no Brasil, com a certificação Google Certified Innovator (Turma BRZ14 - SP 2014).
Nos últimos 12 anos, tem atuado em espaços de aprendizagem, com experiência em escolas públicas, privadas, ONGs, Universidades, Laboratórios de Inovação Educacional, Programas Federais de Implantação de Tecnologias em Escolas, Feiras de Ciências e FabLabs.

Expandir

Rodrigo Serra

. Mestre em Educação pela UFSCar - Sorocaba -SP.

. Doutorando em Educação pela Unicamp/FE.

. Professor e Coordenador Nacional da Pós-graduação em Avaliação da Aprendizagem e da Pós em Inovação em Educação do IBFE.

. Professor da Especialização em Neuroaprendizagem da PUC - Campinas.

. Professor da Pós- graduação em Metodologias Ativas do IBFE. 

. Professor e coordenador de área em Matemática da Educação Básica e Pesquisador na área de Formação de Professores, com ênfase no Conhecimento para o Ensino e Conhecimento Especializado para o Ensino de Matemática. 

. Membro do CIEspMat (Unicamp/FE) e do GEPEMAI (Unicamp/FE).

. Palestrante e consultor pedagógico nas áreas de Planejamento de Ensino, Avaliação das Aprendizagens, Educação Matemática, Educação Financeira e Planejamento de Carreira.

Expandir

Valmir Rodrigues

Professor, graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP; possui pós-graduação em Gestão Escolar pela UNICAMP em parceria com a Secretaria Estadual de Educação - S.E.E.; pós-graduação em Psicopedagogia Sistêmica & Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional pela FACON - Faculdade de Conchas; atualmente cursa pós-graduação em ABA - Análise do Comportamento Aplicada voltada ao Autismo pela Faculdade Inspirar. É membro da Academia do Autismo no Brasil. Profissional, com carreira consolidada no mercado educacional, com mais de trinta anos de experiência, como Professor, Diretor, Orientador Educacional e Coordenador Pedagógico, desenvolvida em Instituições Públicas e Privada. Possui conhecimentos técnicos e teóricos com comprovação de sucesso na aplicação de modelos educacionais pautados nas Novas Metodologias Ativas de Ensino e Tecnologias Educacionais. Possui extensão universitária em diversas áreas do conhecimento educacional, como: elaboração, readequação e implantação do P.P.P. - Projeto Político Pedagógico, Plano Escolar e Regimento Escolar; possui curso na área de gestão de pessoas como Líder Coach, focando seu trabalho em competências do desenvolvimento do comportamento sócioemocional (equipe técnica/pedagógica, alunos e colaboradores), metas e performance, políticas educacionais (Leis, Decretos e Resoluções), regras, resultados e procedimentos. Em todos os aspectos, visa sempre o sucesso das escolas onde atua, tendo a aprendizagem e o sucesso acadêmico dos alunos como prioridades. Já trabalhou com os mais diversos sistemas de ensino, como UNO Internacional, Anglo, Objetivo, Poliedro, entre outros.

Expandir

Vanessa Crecci

Doutora em Educação e graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Unicamp. Tem experiência como docente no ensino fundamental, no ensino superior e na formação continuada de professores. Atua como professora da escola básica e pós-graduação. Professora colaboradora do Mestrado Profissional da FE/Unicamp. No ano de 2012, realizou estágio de pesquisa na North Carolina State University (NCSU) junto ao grupo de educadores matemáticos do College of Education. Entre 2011 e 2016, atuou junto a coordenação do PPGE/Unicamp na elaboração dos relatórios de avaliação trienais e quadrienais submetidos à Capes. Em 2014, realizou estágio de pesquisa na Universidade de Alberta (UofA), Canadá. Assessora o Conselho Estadual de Educação de São Paulo (CEE/SP) para avaliação de cursos de Licenciatura. Em 2017, realizou estudos de pós-doutoramento na Universidade São Francisco (USF) no grupo Histórias de formação de professores que ensinam matemática (HIFOPEM). Atualmente orienta três pesquisas de mestrado.

Expandir

Vânia Fonseca Longhi Macarrão

Especialista em Metodologias Ativas pelo Instituto Singularidades; Especialista em Orientação Educacional pelas Faculdades Integradas Hebraico Brasileiras Renascença; Especialista em Sexualidade Humana pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP; Graduada e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade do Grande ABC - UNIABC; Bacharel em Terapia Ocupacional na Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUCCAMP. Professora de Ciências e Biologia há mais de 29 anos para Ensino Fundamental II e Médio. Foi coordenadora de Ciências da Natureza dos Colégio Nossa Senhora de Sion, Colégio São Luis e Colégio São Miguel Arcanjo. Assessora externa das escolas da Rede Associação de Santa Catarina (Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo) para a revisão curricular da área de Ciências da Natureza, segundo a BNCC. Especialista da Tríade Educacional, atuou na elaboração do percurso Formativo de Ciências da Natureza, desenvolvido pelo Instituto Reúna em parceria com a Fundação Lemann e disponibilizado pelo ProBNCC e pela Frente Continuada para os novos currículos do CONSED. Atuou na formação em Metodologias Ativas de professores multiplicadores para a implementação do Currículo de Sergipe. Tutora do Curso EAD Pensamento Científico - do CEFOSPE - Centro de Formação do Servidor Público do Estado de Pernambuco.

Expandir

Vitor Rodrigues

Bacharel em Administração de Empresas e Tecnólogo em Gestão Comercial pelo Instituto Paulista de Ensino e Pesquisa, Especialista em Desenvolvimento do Potencial Humano nas Organizações pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, MBA Executivo em Desenvolvimento Humano e Psicologia Positiva pelo Instituto de Pós-graduação e Graduação (IPOG), certificado como Coach in Applied Positive Psychology pela SBCoaching e Positive Practitioner e Trainer pela Rede Felicidade agora é Ciência. Qualificado em Neurociência aplicada ao T&D pelo Instituto Conectomus - Drª Carla Tieppo e Programação Neurolinguística e Comunicação Emocional pelo Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE). Pesquisador nos temas de Psicologia Positiva e Criatividade. Atua há 12 com liderança, educação corporativa e treinamento e desenvolvimento em empresas nacionais e multinacionais como Banco Pan, Lindt & Sprüngli e Claro.  Atualmente trainer, palestrante e idealizador da Cactus Desenvolvimento Humano.

Expandir

Weslay Araújo Maia

Licenciado em Filosofia pelo UNIFAI e especialista em Gestão Escolar pela UNICID, atuou como professor efetivo do Estado de São Paulo e, posteriormente, da rede privada. Já coordenou e monitorou Estudos do Meio, na área de Humanas, na Apel Viagens e Turismo; desenvolveu projetos de Grupos de Estudos de Filosofia para jovens e adultos, sobre diversas temáticas, no município de Guarulhos/SP, realizou palestras e workshops, com ênfase em formação de professores, para alunos de licenciatura do UNIFAI e diversas escolas públicas e particulares de São Paulo.
Desde 2017, assumiu a coordenação pedagógica do Fundamental II e Ensino Médio do Colégio Martins Penna e, atualmente, cursa Mestrado em Educação (Psicologia da Educação), pela PUC-SP, na qual é membro do Grupo de Pesquisa Bases da Psicologia na Educação. É concluinte do curso de especialização em Educação Socioemocional do IBFE e Consultor Educacional na Lupa Educação Ampliada, na qual realiza projetos voltados para formação docente e Análise do Comportamento aplicada à Educação, além de atuar como professor do curso de Pós-graduação em Metodologias Ativas do IBFE.

Expandir

Faça sua inscrição