Objetivos

O Curso de Especialização Lato Sensu em Educação Socioemocional e Práticas na Escola caracteriza-se por uma proposta multi e interdisciplinar que visa, através de fundamentação teórica, técnicas e práticas educativas, formar e instrumentalizar profissionais das áreas da educação, saúde e afins, para que favoreçam e potencializem o desenvolvimento de um conjunto de competências e habilidades sociais e emocionais de seus alunos, preparando-os para melhor corresponderem e enfrentarem as exigências e demandas do mundo contemporâneo.  
- Capacitar o educador para potencializar o desenvolvimento de competências e habilidades dos seus alunos:

  •  cognitiva (pensamento lógico e analítico, resolução de problemas, tomada de decisões, planejamento e estabelecimento de metas);
  •  social (comunicação, assertividade, relações interpessoais, empatia e resolução de conflitos, comportamento e práticas saudáveis);
  •  pessoais (identidade, valores, moralidade e ética, autonomia, autoconfiança e autoestima)

- Trazer conhecimentos sobre o impacto das competências socioemocionais na aprendizagem escolar e auxiliar o educador a desenvolver ações que auxiliem a promoção do aprendizado, bem como a prevenção e possível superação das dificuldades de aprendizagem.

- Promover competências socioemocionais do educador para que possa repensar sua postura e práticas em sala de aula agindo de forma preventiva em contrapartida às remediativas, desenvolvendo habilidades técnicas e comportamentais para o manejo efetivo e afetivo junto às crianças e adolescentes em sala de aula.


Diferenciais da Pós-graduação do IBFE

• Disciplina Futuro e Tendências na Educação em todos os cursos;
• Disciplina Métodos de Ensino Para Nativos Digitais em todos os cursos,
• Disciplina Planejamento de Carreira em todos os cursos;

Turma(s)

Educação Socioemocional 2018.1

Data de Início: a definir

Previsão de Duração: 13 meses 

Carga Horária: 422 horas

Público Alvo

O curso destina-se a professores, orientadores, coordenadores e diretores escolares. O curso também pode ser relevante para profissionais da área da Saúde que tenham atuação em Educação.

Estratégias e Métodos

Aulas presenciais, com suporte na plataforma Canvas, tendo como principal diferencial a conexão contínua entre a teoria e a prática, através dos seguintes métodos:

- Preparação prévia para as aulas;

- Estudos de Caso;

- Aulas expositivas;

- Discussões e debates em sala de aula.

Formas de Pagamento

R$ 3.825,00 à vista,

16x R$ 281,00 ou

20x R$ 234,00

 

DESCONTOS ESPECIAIS PARA GRUPOS E ESCOLAS PARCEIRAS*:

Desconto de 10% para grupos de 4 pessoas que efetivarem a matrícula juntas.
Desconto de 15% para professores de escolas parceiras;

*Os descontos acima não são cumulativos.


O que preciso para me matricular?

1 foto 3 x 4

Cópia simples do CPF

Cópia simples do RG

Cópia simples do comprovante de endereço

Cópia simples da certidão de nascimento/casamento 

Cópia autenticada do diploma da graduação

Cópia simples do histórico escolar (graduação)

Grade

Módulo Horas
FUTURO E TENDÊNCIAS NA EDUCAÇÃO -
DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL -
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS E EDUCAÇÃO ESCOLAR -
COMUNICAÇÃO CONSTRUTIVA NO AMBIENTE ESCOLAR -
RELAÇÕES INTERPESSOAIS E MEDIAÇÃO DE CONFLITOS NA ESCOLA -
ENSINANDO COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS: NOVO CURSO, NOVO ALUNO, NOVO PROFESSOR -
PROBLEMAS DE SAÚDE EMOCIONAL NA ESCOLA: MEDIAÇÃO E ESTRATÉGIAS/MANEJO NA SALA DE AULA -
PREVENÇÃO NA ESCOLA: INICIATIVAS PARA PROMOVER UM AMBIENTE SEGURO E SAUDÁVEL NA ESCOLA -
FORMAÇÃO ÉTICA E CIDADANIA DIGITAL -
MÉTODOS DE ENSINO PARA NATIVOS DIGITAIS -
NEUROCIÊNCIA, EMOÇÕES E APRENDIZAGEM -
ATENÇÃO PLENA (MINDFULNESS), EMOÇÕES E APRENDIZAGEM -
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM INSTITUIÇÃO ESCOLAR -
PLANEJAMENTO DE CARREIRA -
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO -
CARGA HORÁRIA TOTAL 422

*O local e as datas das aulas acima estão sujeitos a alteração pela unidade.

Coordenador

Cristina Corsini

Psicóloga (CRP 06/41118-0) e Pedagoga. Especialista em Psicopedagogia em Neurologia Infantil (Faculdade de Ciências Médicas - Unicamp). Mestra em Psicologia Escolar (Puc-Campinas). Vivência profissional em clínica com crianças e adolescentes. Tutora de Estudo em domicílio / Home care pedagógico de crianças e adolescentes. Consultora em escolas de Campinas e Região desenvolvendo trabalho com famílias, equipe pedagógica e alunos. Professora universitária na graduação e pós-graduação (Lato-sensu). Orientadora Educacional e Coordenadora Pedagógica na rede particular. Coordenadora Nacional do curso de pós-graduação Educação Socioemocional e Práticas na Escola e professora horista do IBFE. Tutora de estudos de crianças e adolescentes. Autora do livro: "Pais nota dez, aluno nota mil: sugestões práticas para ajudar seu filho na escola" (Casa do Psicólogo / Pearson).

Expandir

Faça sua inscrição