Objetivos

Oferecer aos alunos e profissionais interessados no assunto, subsídios para os estudos referentes aos processos de ensino e de aprendizagem na alfabetização, preparando os egressos para serem facilitadores do processo de alfabetização e letramento de crianças, jovens e adultos.


Diferenciais da Pós-graduação do IBFE

• Disciplina Futuro e Tendências na Educação em todos os cursos;
• Disciplina Métodos de Ensino Para Nativos Digitais em todos os cursos,
• Disciplina Planejamento de Carreira em todos os cursos.

Turma(s)

Alfabetização e Letramento 2017.2

Data de Início: 11/09/2017

Todas as Segundas-feiras das 19:00 às 22:30 

Previsão de Duração: 13 meses 

Carga Horária: 422 horas

Público Alvo

Direcionado aos graduados nas diversas áreas ligadas à Educação e aos demais profissionais portadores de diploma de curso superior devidamente credenciado, que pretendam se aprofundar nos assuntos ligados à Alfabetização e Letramento para trabalhar de forma crítica, ética e reflexiva, em prol de uma educação de qualidade para todos os cidadãos e do bem- estar da sociedade como um todo. 

Estratégias e Métodos

As aulas serão dialogadas, expositivas e ou seminários para que o aluno vivencie as interações professor-aluno, aluno-aluno refletindo a prática profissional.

Investimento

Valor do curso: 

R$ 3.825,00 à vista,

16x R$ 281,00 ou

20x R$ 234,00



O que preciso para me matricular?

1 foto 3 x 4

Cópia simples do CPF

Cópia simples do RG

Cópia simples do comprovante de endereço

Cópia simples da certidão de nascimento/casamento 

Cópia autenticada do diploma da graduação

Cópia simples do histórico escolar (graduação)


Encerramento das inscrições e confirmação da abertura da turma: 7 dias úteis antes da data de início do curso 

Grade

Módulo Horas
FUTURO E TENDÊNCIAS NA EDUCAÇÃO 18
MÉTODOS DE ENSINO PARA NATIVOS DIGITAIS 18
PLANEJAMENTO DE CARREIRA 18
ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 30
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO MATEMÁTICO 30
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA ALFABETIZAÇÃO 30
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE LEITURA E ESCRITA 30
ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E ENSINO DA LÍNGUA MATERNA 70
EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 30
CURRÍCULO ESCOLAR E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS 40
PSICOGÊNESE DA LEITURA E ESCRITA 30
SEMINÁRIO 30
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO -
CARGA HORÁRIA TOTAL 422

*O local e as datas das aulas acima estão sujeitos a alteração pela unidade.

Coordenador

Marissol Prezotto

Professora das séries iniciais do Ensino Fundamental da Escola Comunitária de Campinas. Membro do Núcleo de Desenvolvimento do Educador - Unità Educacional. Coordenadora do curso de pós-graduação em Alfabetização e Letramento do Instituto Brasileiro de Formação de Educadores - IBFE. Pesquisadora integrante do GEPEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada da Faculdade de Educação da UNICAMP. Mestre e Doutora em Educação, área: Formação de Professores e Ensino e Práticas Culturais pelo programa de Pós-Graduação em Educação - Faculdade de Educação - UNICAMP. Pedagoga pela UNICAMP. Supervisora de Língua Portuguesa do PNAIC-PACTO UNICAMP 2013/2014. Coordenadora de disciplina em EAD na Kroton Educacional 2012 a 2015.

Expandir

Docentes e Convidados

Adriano Rolindo

Doutorando na área de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte pelo programa de pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, com mestrado na mesma área e instituição. Pós-graduado em nível lato sensu em gestão educacional pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas em 2007 e pela Faculdade Anhembi Morumbi em 2010, graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Atualmente é diretor titular de cargo na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, atuando na E.E. Dr. Manoel Alexandre Marcondes Machado em Campinas, desde 2007 e professor no Instituto Brasileiro de Formação de Educadores.

Expandir

Heloísa Helena Dias Martins Proença

Docente, Palestrante e Assessora Pedagógica. Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Pedagoga, especialista em Educação Infantil, especialista em Educação de Jovens e Adultos (EJA). Pesquisadora colaboradora do GEPEC - Grupo de Pesquisa em Educação Continuada - Faculdade de Educação/UNICAMP. Professora da pós-graduação do UNISAL - Liceu-Campinas e do IBFE (Instituto Brasileiro de Formação de Educadores). Formadora do Programa PNAIC/MEC pela UNICAMP (2014 e 2015) e pela UNESP (2016). Com mais de 30 anos de experiência na área educacional, nos segmentos da Educação Básica (Educação Infantil ao Ensino Fundamental), na coordenação pedagógica, na gestão escolar e na formação continuada de profissionais da educação em sistema públicos e particulares de ensino.

Expandir

Luciana Haddad Ferreira (Nana)

Doutora em Educação pela Unicamp, especialista em Educação e em Arteterapia. Pedagoga licenciada pela Unicamp, é membro do GEPEC (FE/UNICAMP). Tem pesquisas relacionadas à área de formação docente, especialmente nas aproximações entre Arte, Estética e Experiência na formação de professores. Atualmente, é Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental. Tem 18 anos de experiência em docência na Educação Básica e 9 anos de experiência como formadora de professores. Possui diversas publicações na área.

Maibí Fernanda Chesi Mascarenhas

Docente no ensino superior, especialista em gestão de pessoas, graduada em Pedagogia - licenciatura plena, com aperfeiçoamento em educação inclusiva e gestão educacional e atriz profissional regulamentada pelo SATED/ SP. Aperfeiçoamento em acessibilidade, LIBRAS e áudio descrição. Docente universitária na graduação em Pedagogia na UNIESP Fleming Campinas e nos cursos de pós-graduação de Psicopedagogia e Educação Inclusiva. Docente, gestora e atriz da Água Mágica Produções Artísticas e elaboradora de cursos, espetáculos, palestras e treinamentos lúdicos, educacionais e corporativos. Coordenadora de pós-graduação em Educação Inclusiva do Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE) e atuante na área de inclusão desde 2003.

Faça sua inscrição