Sobre o Curso

Quais são os objetivos do curso?

Este curso caracteriza-se por uma proposta multi e interdisciplinar que visa formar e instrumentalizar profissionais das áreas da educação, saúde e afins, para que favoreçam e potencializem o desenvolvimento de um conjunto de competências e habilidades sociais e emocionais de seus alunos, preparando-os para melhor corresponderem e enfrentarem as exigências e demandas do mundo contemporâneo. Além disso, busca trazer conhecimentos sobre o impacto das competências socioemocionais na aprendizagem escolar e auxiliar o educador a desenvolver ações que auxiliem a promoção do aprendizado, bem como a prevenção e possível superação das dificuldades de aprendizagem. E, por fim, promover competências socioemocionais do educador para que possa repensar sua postura e práticas em sala de aula agindo de forma preventiva em contrapartida às remediativas, desenvolvendo habilidades técnicas e comportamentais para o manejo efetivo e afetivo junto às crianças e adolescentes em sala de aula.

Já assistiu o vídeo da Coordenador Nacional falando mais sobre o curso?

Clique AQUI.

Onde serão as aulas?

Na nossa unidade de SP, Alameda Santos, 2441 - Jardim Paulista - SP.

O curso é presencial?

Sim, todos os nossos cursos são presenciais.

Turma(s)

Educação Socioemocional (Setembro 2019)

Data de Início: 16/09/2019
Horário das Aulas: 19h00 às 22h30
Dia da semana: Segunda-feira
Duração: 13 meses de aula (422 horas)

*Aulas presenciais na Unidade IBFE SP.
*Férias no mesmo período escolar.

Público alvo

Para quem se destina esse curso?

O Curso de Especialização Lato Sensu em Educação Socioemocional se destina a professores, orientadores, coordenadores e diretores escolares. O curso também pode ser relevante para profissionais da área da saúde que tenham atuação em Educação. 

Metodologia

Como serão as aulas e o que eu vou aprender em cada módulo?

Este curso inovador veio para expandir o conhecimento e, principalmente, a atuação na sala de aula. Por meio de diferentes estratégias, tais como aulas expositivas e dialogadas, leituras e discussões de textos teóricos, debates e seminários, serão desenvolvidas muitas atividades práticas, vivências e dinâmicas de grupo, perfeitamente aplicáveis no cotidiano escolar. Isso permitirá a troca de experiências entre os profissionais que buscam (re)pensar, (re)avaliar e atualizar suas práticas. Assim, como é um curso que assume, principalmente, um caráter prático, é a produção de novos saberes, mas, principalmente, novos fazeres no dia a dia da escola.Ao final do curso, o aluno contará com uma disciplina de estágio supervisionado em que fará a aplicação de toda a bagagem teórica em uma realidade prática e que culminará na elaboração de um Projeto que, certamente, será um diferencial no seu portfólio profissional.
Confira a descrição de cada um dos módulo do curso AQUI. =)

Esse curso é reconhecido pelo MEC?

Sim, abaixo mais informações:
A certificação, em cumprimento da portaria publicada em 09/04/2018, será pela Unità Faculdade. Acesse o link abaixo.
Unità Faculdade: Clique AQUI para ver a Conferência no E-MEC
O Instituto Brasileiro de Formação de Educadores - IBFE é a Escola de Educação da Unità Faculdade.

Informações Gerais

Qual é o Valor de Investimento?

20 parcelas de R$ 299,00 ou
16 parcelas de R$ 359,00


Tem algum tipo de desconto?

- Grupo de 04 pessoas (no mesmo curso ou não) 10% para cada aluno
- Professores de Escolas Parceiras 15% (saiba como ser escola parceira pelo e-mail sp1@ibfeduca.com.br)
- Ex alunos IBFE SP 10%


Qual é a forma de pagamento?

Pagamentos através de boleto bancário.


O que preciso para me matricular?

- Ficha de Inscrição preenchida e assinada (clique AQUI para baixar a ficha e nos envie no e-mail sp1@ibfeduca.com.br);
- 01 Cópia autenticada do Diploma de conclusão de curso superior válido ou reconhecido no Brasil;
- 01 Cópia do Histórico escolar do curso superior;
- 01 Cópia do Comprovante de Residência;
- 01 Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento;
- 01 Cópia do CPF (não pode ser CNH);
- 01 Cópia do RG (não pode ser CNH);
- 01 Foto 3x4 (recente).


EU QUERO! Como fazer a inscrição?

Pode ser na nossa unidade presencialmente ou online, enviando a ficha de inscrição (AQUI) e no e-mail sp1@ibfeduca.com.br que entraremos em contato para dar continuidade na sua matrícula.

* Turmas serão confirmadas uma semana antes do início das aulas.

Grade

Módulos
Futuro e Tendências na Educação
Competências Socioemocionais 1
Competências Socioemocionais 2
Problemas de Aprendizagem Sob a Ótica das Competências Socioemocionais
Comunicação Emocional
Introdução à Psicologia Positiva
Mediação de Conflitos
Formação Ética e Cidadania Digital
Neurobiologia das Emoções
Atenção Plena, Saúde Física e Esporte
Planejamento de Carreira
Trabalho de Conclusão de Curso

*O local e as datas das aulas acima estão sujeitos a alteração pela unidade.

Coordenador (a)

João Rilton

Especialista em Neurociência e Inovação aplicada à educação (IBFE) , Bacharel em Música (FMU-FAAM),  Psicanalista Clínico (SBPM), Master Trainer em PNL (Actius), Professor de Hatha-Yoga (União do Yoga). Coordenador e Professor nas Pós-graduações em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Neurociência Aplicada à Educação (IBFE). Palestrante nas áreas de Música, Neurociência e Programação Neurolinguística. Professor nas pós-graduações em Educação Socioemocional, Arte e Educação, Educação Infantil, Metodologias Ativas e Inovação na Educação (IBFE).


Expandir

Docentes e Convidados

Alexandre Rezende

Experiência e formação: Biólogo graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, mestre e doutor em Morfofisiologia do Sistema Nervoso pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. De 2002 a 2009 desenvolveu projeto de pesquisa na área de Neurobiologia enfatizando o estudo da neuroregeneração em doenças neurodegenerativas e neurotraumas pelo Departamento de Fisiologia e Biofísica da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Atualmente, atua na área de Neurociência aplicada a Educação pela PUC-Campinas e pelo Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE). Atua também como professor de Fisiologia, Biofísica, Histologia, Biologia Celular e Processo Ensino-Aprendizagem na Vida Universitária junto a Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Desde 2013 desenvolve na PUC-Campinas, Prática de Formação visando o estudo do cérebro na aprendizagem e memória, intitulada Neurociência e Educação. É professor de Neurofisiologia no curso de Pós-Graduação em Neuropsicologia da Infância e da Adolescência junto a Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Professor de Neuromarketing na Inova Business School. Além disso, é o professor responsável do curso de extensão Mente, Cérebro e Envelhecimento junto a Universidade da Terceira Idade da PUC-Campinas, desde 2014.

Expandir

Andrea Wanger

Pedagoga; Especialista em Docência no Ensino Superior; Estudiosa de pensamentos filosóficos e facilitadora da filosofia ativa (promove a reflexão acerca de si mesmo que impulsiona o livre decidir, a autonomia emocional e o ser sujeito da própria existência); Professora de Ética e Cidadania; Professora de Artes Articuladas (todas as linguagens artísticas, por projetos) na Educação Infantil e Ensino Fundamental; Estudiosa do Teatro e Educação; Atriz Profissional (DRT18.329), com experiência em atuação e direção teatral; Orientadora de Atividades Teatrais em Escolas e na Formação de Professores; Mentora do Projeto Pedagógico Dramasofia (projeto que une filosofia às artes cênicas) ; Líder do Movimento Sem Trauma (ação social voltada para a segurança no esporte e suporte emocional às vítimas de acidentes esportivos, bem como suas famílias); Cursando Neurociência aplicada à Educação.

Expandir

Daniela Ferrari Silva

Especialista em orientação profissional e desenvolvimento das competências socioemocionais, é pós-graduada em Educação Socioemocional pelo Instituto Brasileiro de Formação de Educadores - IBFE, graduada em odontologia,pela UNIARAS  com especialização em odontopediatria pela ACDC, e Master Coach de Carreira pelo Instituto Maurício Sampaio. Durante 3 anos desenvolveu projetos de coaching para líderes em grandes empresas, como Nivea e Unimed. É fundadora do Acerte na Profissão, onde possui programas e vivências voltados para alunos do ensino fundamental, médio e faculdade, realizados em instituições da região, como o Anglo Paulínia. Também possui formação em Psicologia Transpessoal, Analista Comportamental DISC e Master em PNL. É ainda facilitadora de Coaching Game pela Points Of You e idealizadora do Jogo da Descoberta Habilidades e do Jogo da Descoberta Perfil Comportamental - baseados na Teoria DISC.

Expandir

Debora Corigliano

Neuropsicopedagoga, Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional e em Neurociência da Educação (pelo IBFE).  Coordenadora nacional no IBFE da Pós Graduação em Ed. Infantil Professora no IBFE nos cursos de Psicopedagogia, Psicomotricidade, Educação Sócioemocional. Consultório Particular para atendimento na área da Psicopedagogia e Orientação Familiar. Assessoria Pedagógica em escolas particulares. Autora do livro " Orientando Pais, Educando Filhos" pela editora Autores Associados.  Idealizadora e tutora no EAD "Pais e filhos, uma parceria de sucesso" pela Rede Sec. XXI.  Youtuber  no canal " Orientando Pais, educando filhos".

Expandir

Gabriela Menezes de Camargo

Neuropedagoga. Pós-graduada em Neurociência Aplicada à Educação (IBFE).
Pós-graduada em Alfabetização e Letramento (UNINTER). Graduada em
Pedagogia (UNINTER). Licenciada em Educação Física (UNIARARAS).
Bacharel em Educação Física (UNIARARAS). Experiência Profissional de 12
anos nas redes pública e privada de ensino como Coordenadora Pedagógica
no Ensino Fundamental I - Anos Iniciais, Professora de Educação Infantil,
Professora de Ensino Fundamental I - Anos Iniciais, Professora de Educação
Física Escolar. Voluntária do Laborátorio de Música e Neurociência, Projeto
Música Viva no Hospital DR. Cândido Ferreira.

Expandir

Itamar Sena

Formado em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo e Pedagogia pela Faculdade Paulista, especialista em Direitos Coletivos e Difusos, Direito Educacional e no Uso de Tecnologia em Sala de Aula, atuou como coordenador de projetos educativos e estudo do meio na empresa Pé na Estrada Atividade Educativa, professor de Educação Infantil no município de São Bernardo do Campo e professor de Ensino Fundamental I nos municípios de Diadema e São Bernardo do Campo, foi formador e consultor de projetos voltados à Inovação Tecnológica em Escolas Públicas da Fundação Lemann, atuou como Assistente de coordenação na Secretaria de Educação de Diadema nos segmentos Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), atualmente é Assistente do Departamento de Formação e Acompanhamento Pedagógico da Prefeitura de Diadema-SP.


Expandir

João Rilton

Especialista em Neurociência e Inovação aplicada à educação (IBFE) , Bacharel em Música (FMU-FAAM),  Psicanalista Clínico (SBPM), Master Trainer em PNL (Actius), Professor de Hatha-Yoga (União do Yoga). Coordenador e Professor nas Pós-graduações em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Neurociência Aplicada à Educação (IBFE). Palestrante nas áreas de Música, Neurociência e Programação Neurolinguística. Professor nas pós-graduações em Educação Socioemocional, Arte e Educação, Educação Infantil, Metodologias Ativas e Inovação na Educação (IBFE).


Expandir

Joyce Olm

Psicóloga clínica, Graduada em Psicologia, Especializada em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade de Santo Amaro e Mestre em Saúde Materno Infantil pela Universidade de Santo Amaro. Professora responsável pela disciplina Psicologia na Saúde na Graduação Odontologia e Professora de Psicopedagogia Clínica e Institucional na pós-graduação.

Juliana Marinelli Uchida

Graduada em Publicidade e Propaganda (PUC-Campinas), Mestre em Educação: Psicologia e Ensino Superior (UNICAMP), MBA em Gestão Comercial (FGV) e aluna no Doutorado em Psicologia e Ensino Superior (UNICAMP). Participante do PED/ UNICAMP (Programa de Estágio Docente) na pós graduação. Especialização em Neurociência e Comportamento do Consumidor (Instituto Brasileiro de Neuromarketing e Neuroeconomia).
Experiência em Gestões Empresarial e Comercial em organizações como Claro S/A, Givaudan do Brasil e Microsoft. Docente em cursos de graduação e pós graduação desde 2010. Escritora colaboradora de materiais com ênfase em ensino superior e aspectos psicológicos na transição para o ambiente laboral.

Expandir

Luciano Alves Rocha

Experiência e formação: Especialista em Administração de Empresas - CEAG – FGV, 2008. Graduado em Engenharia Elétrica - USP – São Carlos, 2003. Carreira de 12 anos na gestão de processos de negócio nas áreas de TI e Supply Chain em empresas nacionais e multinacionais tais como Unilever, Abrange Logística e Construtora Tenda. Atuação na gerência de projetos de implantação de operações logísticas de armazenagem e distribuição em empresas como AmBev e Coelce, gerando aumento do faturamento e expansão das atividades em nível nacional.

Expandir

Míriam Celi de Souza Nunes

Bacharel em Ciências Biológicas (2010) e Mestre em Biotecnologia (2013) pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atualmente cursando doutorado em Ciências Médicas - Genética Médica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, início em 2016). Atua profissionalmente como docente da Pontifícia Universidade Católica de Campinas desde 2014, lecionando as disciplinas Bioinformática e Biologia Forense.

Rodrigo Semeria Ruschel

Instrutor de Mindfulness formado pelo Mindfulness Training International - MTi através dos ensinamentos do Lama Jangchub Reid. Sua missão é difundir a prática de Mindfulness no ambiente escolar, para que crianças, jovens e professores possam trabalhar em um ambiente harmonioso e criativo. Fez mestrado em Sustentabilidade pela PUC-Campinas e em seu doutorado pesquisa as práticas de Mindfulness e Sustentabilidade no programa Ambiente e Sociedade do NEPAM (Unicamp). Atua como professor desde o ensino fundamental até cursos de pós-graduação. Facilita oficinas de Educação para Sustentabilidade com crianças, jovens e adultos, dentro e fora de escolas.

Expandir

Tom Soares

Psicólogo clinico formado pela Universidade Paulista, com formação em psicoterapia comportamental clínica, certificado em Coaching com Robert Dilts (Crise, Transição e Transformação),  Trainer em PNL - certificado pela Actius. Consultor de empresas com foco em Gestão Sistêmica e Constelações Estruturais Sistêmicos (SySt®) pela Geiserwork - Uruguai.

Viviane Parezani Zamaro

Atuei como professora do Ensino Fundamental de Língua Portuguesa e Língua Inglesa
na Escola Estadual Dr. Tomás Alves em 2006, aulas particulares de Língua Portuguesa
para alunos do curso de Direito da Universidade Paulista em 2010, atuei como tutora da
disciplina de Língua Portuguesa do Grupo Tutores com coordenação do Sr. Armando S.
Mendes em 2011. Lecionei para o curso Supletivo e do curso de Gestão Empresarial na
Escola Microvip de julho/2013 a outubro/2014 com as matérias de Marketing, Vendas,
Recursos Humanos, Departamento Pessoal, Administração e Financeiro. Administrei
aulas para o curso Auxiliar Administrativo de Pessoa para a Fundação Bradesco em
maio/2016 a junho/2016. Lecionei as aulas para o curso Assistente Administrativo para
a Fundação Bradesco em janeiro/2017 a março/2017. Atuo como psicopedagoga desde
janeiro/2018. Sou apta para lecionar, corrigir e revisar trabalhos de conclusões de
cursos. Administrar cursos de Redação, Redação Empresarial, Linguística, Linguística
Aplicada, Literatura, Literatura Portuguesa, Literatura Brasileira, Marketing, Recursos
Humanos, Revisão de Texto para os cursos de Administração, Gestão Empresarial,
Recursos Humanos, Letras entre outros. Além de ensinar crianças e adolescentes a
compreenderem seus medos, construindo o significado da vida e o conhecimento.
Decifra, identifica, atua e facilita o ponto que trava o aprendizado criando ferramentas e
estratégias para facilitar as dificuldades e lacunas do processo de ensino/aprendizado
ajudando-os a superar suas emoções e habilidades sociais organizando a agenda escolar
para o aproveitamento de lazer e família e reavendo tempo de estudo.
Há doze anos, atuo na área comercial da Unimed Campinas.

Expandir

Eventos

Aguarde novidades!

Educação Socioemocional - Início das aulas

No dia 16/09/2019, segunda-feira, começam as aulas do curso de Pós-graduação em Educação Socioemocional.As aulas acontecem às segundas-feiras, das 19:00 às 22:30 e tem duração prevista de 13 meses. Para mais informações CLIQUE AQUI.

Continuar lendo

Faça sua inscrição

Chat