Objetivos

Este curso caracteriza-se por uma proposta multi e interdisciplinar que visa formar e instrumentalizar profissionais das áreas da educação, saúde e afins, para que favoreçam e potencializem o desenvolvimento de um conjunto de competências e habilidades sociais e emocionais de seus alunos, preparando-os para melhor corresponderem e enfrentarem as exigências e demandas do mundo contemporâneo. Além disso, busca trazer conhecimentos sobre o impacto das competências socioemocionais na aprendizagem escolar e auxiliar o educador a desenvolver ações que auxiliem a promoção do aprendizado, bem como a prevenção e possível superação das dificuldades de aprendizagem. E, por fim, promover competências socioemocionais do educador para que possa repensar sua postura e práticas em sala de aula agindo de forma preventiva em contrapartida às remediativas, desenvolvendo habilidades técnicas e comportamentais para o manejo efetivo e afetivo junto às crianças e adolescentes em sala de aula.


Diferenciais da Pós-graduação do IBFE


• Disciplina Métodos de Ensino Para Nativos Digitais em todos os cursos;

• Disciplina Planejamento de Carreira em todos os cursos;

• Disciplina Futuro e Tendências na Educação em todos os cursos.

Turma(s)

Educação Socioemocional 2018-1

Data de Início: 17/03/2018

2 Sábados ao mês das 08:00 às 16:00 

Previsão de Duração: 13 meses 

Carga Horária: 422 horas

Público alvo

O Curso em Educação Socioemocional e Práticas na Escola se destina a professores, orientadores, coordenadores e diretores escolares. O curso também pode ser relevante para profissionais da área da saúde que tenham atuação em Educação.

Metodologia

Este curso inovador veio para expandir o conhecimento e, principalmente, a atuação na sala de aula. Por meio de diferentes estratégias, tais como aulas expositivas e dialogadas, leituras e discussões de textos teóricos, debates e seminários, serão desenvolvidas muitas atividades práticas, vivências e dinâmicas de grupo, perfeitamente aplicáveis no cotidiano escolar. Isso permitirá a troca de experiências entre os profissionais que buscam (re)pensar, (re)avaliar e atualizar suas práticas. Assim, como é um curso que assume, principalmente, um caráter prático, é a produção de novos saberes, mas, principalmente, novos fazeres no dia a dia da escola.
Ao final do curso, o aluno contará com uma disciplina de estágio supervisionado em que fará a aplicação de toda a bagagem teórica em uma realidade prática e que culminará na elaboração de um Projeto que, certamente, será um diferencial no seu portfólio profissional.


O IBFE - Instituto Brasileiro de Formação de Educadores é o Centro de estudo em Educação da Unità Faculdade. Clique no link abaixo para ter acesso a todas as informações do MEC (Ministério da Educação).

Investimento

16x de R$ 331,00 (boleto, cheque ou cartão de crédito) ou

20x de R$ 275,00 (boleto, cheque ou cartão de crédito).

À vista: 4.505,00

Descontos especiais:

- 10% para grupos de 4 alunos

- 15% para escolas parceiras (seja uma escola parceira, entre em contato conosco)

- Até o dia 30/12/2017 - 50% de desconto adicional na primeira mensalidade*.

- Até o dia 30/01/2018 - 25% de desconto adicional na primeira mensalidade*. 

*Desconto não aplicado para pagamento à vista do valor total do curso. Primeira mensalidade no ato da matrícula e demais parcelas com início no mês de começo das aulas.


O que preciso para me matricular?

1 foto 3 x 4

Cópia simples do CPF

Cópia simples do RG

Cópia simples do comprovante de endereço

Cópia simples da certidão de nascimento/casamento 

Cópia autenticada do diploma da graduação

Cópia simples do histórico escolar (graduação)


Encerramento das inscrições e confirmação da abertura da turma: 7 dias úteis antes da data de início do curso.

Grade

Módulo Horas
FUTURO E TENDÊNCIAS NA EDUCAÇÃO -
DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL -
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS E EDUCAÇÃO ESCOLAR -
COMUNICAÇÃO CONSTRUTIVA NO AMBIENTE ESCOLAR -
RELAÇÕES INTERPESSOAIS E MEDIAÇÃO DE CONFLITOS NA ESCOLA -
ENSINANDO COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS: NOVO CURSO, NOVO ALUNO, NOVO PROFESSOR -
PROBLEMAS DE SAÚDE EMOCIONAL NA ESCOLA: MEDIAÇÃO E ESTRATÉGIAS / MANEJO NA SALA DE AULA -
PREVENÇÃO NA ESCOLA: INICIATIVAS PARA PROMOVER UM AMBIENTE SEGURO E SAUDÁVEL NA ESCOLA -
FORMAÇÃO ÉTICA E CIDADANIA DIGITAL -
MÉTODOS DE ENSINO PARA NATIVOS DIGITAIS -
NEUROCIÊNCIA, EMOÇÕES E APRENDIZAGEM -
ATENÇÃO PLENA (MINDFULNESS), EMOÇÕES E APRENDIZAGEM -
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM INSTITUIÇÃO ESCOLAR -
PLANEJAMENTO DE CARREIRA -
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO -
CARGA HORÁRIA TOTAL 422

*O local e as datas das aulas acima estão sujeitos a alteração pela unidade.

Coordenador

Cristina Corsini

Psicóloga (CRP 06/41118-0) e Pedagoga. Especialista em Psicopedagogia em Neurologia Infantil (Faculdade de Ciências Médicas - Unicamp). Mestra em Psicologia Escolar (Puc-Campinas). Vivência profissional em clínica com crianças e adolescentes. Tutora de Estudo em domicílio / Home care pedagógico de crianças e adolescentes. Consultora em escolas de Campinas e Região desenvolvendo trabalho com famílias, equipe pedagógica e alunos. Professora universitária na graduação e pós-graduação (Lato-sensu). Orientadora Educacional e Coordenadora Pedagógica na rede particular. Coordenadora Nacional do curso de pós-graduação Educação Socioemocional e Práticas na Escola e professora horista do IBFE. Tutora de estudos de crianças e adolescentes. Autora do livro: "Pais nota dez, aluno nota mil: sugestões práticas para ajudar seu filho na escola" (Casa do Psicólogo / Pearson).

Expandir

Faça sua inscrição