Sobre o Curso

Quais são os objetivos do curso?

A Ed. Infantil vem obtendo um espaço importante dentro do contexto educacional desde que passou a ser integrante da Educação Básica. A primeira infância corresponde ao período que vai desde a concepção do bebê, sua gestação, até os seis anos de idade .
É nessa etapa da vida que os alicerces das competências, habilidades emocionais e cognitivas futuras do adulto são estabelecidas. 
É nesse período que a criança aprende com mais intensidade a aprender, a fazer, a se relacionar e a ser, além de desenvolver importantes valores a partir de suas relações na família, na escola e na comunidade.
Compreendendo o universo infantil como estrutura para uma vida futura mais saudável, apresentamos uma proposta diferenciada na especialização em Ed. Infantil com os seguintes objetivos: 

  • O objetivo do curso é formar educadores, conscientes da tarefa de educar não pelo ato de transmitir o conhecimento, mas de possibilitar condições para o desenvolvimento pleno da criança entre 0 a 5 anos.  
  • Considerar a criança como sujeito histórico, social e cultural dentro do universo infantil. 
  • Instrumentalizar e qualificar o profissional para atuar na Educação Infantil, ofertando subsídios teóricos e metodológicos para a efetivação das práxis educacional. 
  • Conhecer e considerar as políticas públicas educacionais e a legislação da Educação infantil no Brasil com base na BNCC. 
  • Promover reflexões sobe os fundamentos histórico, sociopolíticos, pedagógicos e psicológicos envolvidos no contexto da Educação Infantil. 
  • Conhecer acerca das metodologias específicas das diversas áreas do conhecimento e sua aplicação na Educação infantil. 
  • Qualificar profissionais para a atuação na gestão e docência na Educação Infantil. 
  • Entender a relação do cuidar, educar e brincar de forma a valorizar a importância da educação infantil e do profissional que atua nesta área. 
  • Qualificar e instrumentalizar o profissional para atuar no Berçário, desde a gestão até à docência. 

Já assistiu o vídeo da Coordenadora Nacional falando mais sobre o curso?

Clique AQUI.

Onde serão as aulas?

Na nossa unidade de SP, Alameda Santos, 2441 - Jardim Paulista - SP.

O curso é presencial?

Sim, todos os nossos cursos são presenciais.

Turma(s)

Educação Infantil (Março 2020)

Aguarde novas datas, previsão março 2020.

Público alvo

Para quem se destina esse curso?

Direcionado aos graduados nas diversas áreas ligadas à Educação e demais profissionais portadores de diploma de curso superior devidamente credenciado, que pretendam se aprofundar nos assuntos ligados a Alfabetização e Letramento, para trabalhar de forma crítica, ética e reflexiva, em prol de uma educação de qualidade para todos os cidadãos e do bem estar da sociedade como um todo.

Metodologia

Como serão as aulas e o que eu vou aprender em cada módulo?

As aulas serão dialogadas, expositivas e ou seminários para que o aluno vivencie as interações professor-aluno, aluno-aluno refletindo a prática profissional.
Confira a descrição de cada um dos módulo do curso AQUI. =)

Esse curso é reconhecido pelo MEC?

Sim, abaixo mais informações:
A certificação, em cumprimento da portaria publicada em 09/04/2018, será pela Unità Faculdade. Acesse o link abaixo.
Unità Faculdade: Clique AQUI para ver a Conferência no E-MEC
O Instituto Brasileiro de Formação de Educadores - IBFE é a Escola de Educação da Unità Faculdade.

Informações Gerais

Turmas previstas para 2020, aguarde mais informações.

Deixe seu contato para receber em primeira mão datas e valores de investimento.


Grade

Módulos
Futuro e Tendências na Educação
Teoria da Aprendizagem e o Currículo da Educação Infantil
Psicomotricidade
Neurociência da Educação e Funções Executivas
A Linguagem Artística e suas Expressões na Educação Infantil
Educação Inclusiva
Pedagogia de Projetos e Avaliação na Educação Infantil
Educação Socioemocional na Educação Infantil
Construção Linguística na Educação Infantil: Linguagem Oral, Escrita e Pensamento Lógico Matemático
Ludicidade na Educação Infantil
Berçário
Planejamento de Carreira
Trabalho de Conclusão de Curso

*O local e as datas das aulas acima estão sujeitos a alteração pela unidade.

Coordenador (a)

Debora Corigliano

Neuropsicopedagoga, Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional e em Neurociência da Educação (pelo IBFE).  Coordenadora nacional no IBFE da Pós Graduação em Ed. Infantil Professora no IBFE nos cursos de Psicopedagogia, Psicomotricidade, Educação Sócioemocional. Consultório Particular para atendimento na área da Psicopedagogia e Orientação Familiar. Assessoria Pedagógica em escolas particulares. Autora do livro " Orientando Pais, Educando Filhos" pela editora Autores Associados.  Idealizadora e tutora no EAD "Pais e filhos, uma parceria de sucesso" pela Rede Sec. XXI.  Youtuber  no canal " Orientando Pais, educando filhos".

Expandir

Docentes e Convidados

Alexandre Rezende

Experiência e formação: Biólogo graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, mestre e doutor em Morfofisiologia do Sistema Nervoso pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. De 2002 a 2009 desenvolveu projeto de pesquisa na área de Neurobiologia enfatizando o estudo da neuroregeneração em doenças neurodegenerativas e neurotraumas pelo Departamento de Fisiologia e Biofísica da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Atualmente, atua na área de Neurociência aplicada a Educação pela PUC-Campinas e pelo Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE). Atua também como professor de Fisiologia, Biofísica, Histologia, Biologia Celular e Processo Ensino-Aprendizagem na Vida Universitária junto a Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Desde 2013 desenvolve na PUC-Campinas, Prática de Formação visando o estudo do cérebro na aprendizagem e memória, intitulada Neurociência e Educação. É professor de Neurofisiologia no curso de Pós-Graduação em Neuropsicologia da Infância e da Adolescência junto a Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Professor de Neuromarketing na Inova Business School. Além disso, é o professor responsável do curso de extensão Mente, Cérebro e Envelhecimento junto a Universidade da Terceira Idade da PUC-Campinas, desde 2014.

Expandir

Ana Cristina Fonseca

Orientadora Pedagógica da Prefeitura Municipal de Campinas. Mestre em Formação de Professores pela PUC Campinas e Pós-graduada em Gestão Educacional pela Unicamp. Professora de Pós-graduação em Educação Infantil pelo Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE) nas cidades de Campinas, Guarulhos e São Paulo. Blogueira no Site avosemnocao onde compartilha experiências de educação e criação de filhos. Participou de programas de TV como Encontro e Mulher.com sempre com temáticas envolvendo educação criança e filhos.

Expandir

Beto Silva

Pedagogo, psicopedagogo, mediador de leitura e especialista em educação socioemocional pelo Instituto Brasileiro de Formação de Educadores. Consultor e assessor de projetos nas áreas de leitura, literatura, juventude e inovação educativa. Foi coordenador geral da Diretoria de Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca do Ministério da Cultura, assessor do Programa Prazer em Ler do Instituto C&A, educador do Projeto Criança Fala, Coordenador do Projeto AdoLêSer e assessor técnico da A Cor da Letra, agente de formação do Instituto Pólis no Programa Jovem Monitor Cultural, membro do grupo de trabalho da construção do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de São Paulo e líder de projetos no Instituto Crescer para Cidadania. Atualmente é colaborador em inovação educativa do Centro Integrado em Estudos e Programas em Desenvolvimento Sustentável (CIEDS) e coordenador de projetos culturais e educacionais do Instituto Clio - Cultura, Leitura e Juventude. É jurado na Revista Crescer na escolha dos 30 melhores livros do ano e do Clube de Leitura Quindim, curador na seleção de livros para constituição de acervos para empresas públicas e privadas, colaborador em programas, projetos e ações nas áreas de atuação na rede de educação pública de São Paulo.

Expandir

Debora Corigliano

Neuropsicopedagoga, Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional e em Neurociência da Educação (pelo IBFE).  Coordenadora nacional no IBFE da Pós Graduação em Ed. Infantil Professora no IBFE nos cursos de Psicopedagogia, Psicomotricidade, Educação Sócioemocional. Consultório Particular para atendimento na área da Psicopedagogia e Orientação Familiar. Assessoria Pedagógica em escolas particulares. Autora do livro " Orientando Pais, Educando Filhos" pela editora Autores Associados.  Idealizadora e tutora no EAD "Pais e filhos, uma parceria de sucesso" pela Rede Sec. XXI.  Youtuber  no canal " Orientando Pais, educando filhos".

Expandir

João Rilton

Especialista em Neurociência e Inovação aplicada à educação (IBFE) , Bacharel em Música (FMU-FAAM),  Psicanalista Clínico (SBPM), Master Trainer em PNL (Actius), Professor de Hatha-Yoga (União do Yoga). Coordenador e Professor nas Pós-graduações em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Neurociência Aplicada à Educação (IBFE). Palestrante nas áreas de Música, Neurociência e Programação Neurolinguística. Professor nas pós-graduações em Educação Socioemocional, Arte e Educação, Educação Infantil, Metodologias Ativas e Inovação na Educação (IBFE).


Expandir

Junior Cadima

Pedagogo pela Universidade Paulista, UNIP - Campinas. Pós-graduado em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Neurociência aplicada à Educação,  Pós-graduando em Psicomotricidade pelo Instituto Brasileiro de Formação de Educadores - IBFE - Campinas. Membro do Grupo de Estudos GERMINA, Coordenado pela Professora Viviane Louro (UFPE). Professor do curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional do IBFE - Campinas.Neuropsicopedagogo na Clínica Inclusione. Neuropsicopedagogo e Professor de bateria no Conservatório Carlos Gomes, Neuropsicopedagogo e Professor de Bateria na Escola de Música Drumfeel, Neuropsicopedagogo no Capsi Espaço Viver  - Projeto desenvolvido por meio do Instituto de Artes da Unicamp, e coordenado pela professora Adriana Mendes - em Sumaré. Realiza palestras e oficinas sobre "Música, Psicomotricidade e Inclusão". Presta consultoria e supervisão para profissionais da educação sobre o trabalho com a música como instrumento de desenvolvimento motor e cognitivo. 

Expandir

Maria Helena Guimarães de Castro

Socióloga e Mestre em Ciência Política pela UNICAMP, professora aposentada pela mesma universidade, onde foi também diretora adjunta do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas/NEPP. Foi Secretária Executiva do Ministério da Educação (maio/2016-maio/2018). Foi Conselheira do Conselho Estadual de Educação de São Paulo (2009-2016) e Diretora Executiva da Fundação SEADE de São Paulo (2012 a maio de 2016). No Governo do Estado de São Paulo atuou de 2003-2009, como Secretária de Estado de Educação; Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social e Secretária de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico. No período de 1995 a 2002, atuou no Ministério da Educação: foi presidente do Inep (1995-2001); Secretária de Educação Superior (2001) e Secretária Executiva do MEC (2002). Foi Secretária Municipal de Educação de Campinas/SP e Presidente nacional da UNDIME. Publicou vários artigos e capítulos de livros na área de avaliação de políticas educacionais, currículo, avaliação, gestão e reformas educacionais. 

Atualmente é vice-presidente do conselho do PISA Governing Board/OECD e membro da Agenda 2030 da UNESCO. É membro do conselho da Associação Brasileira de Avaliação Educacional/ABAVE; do Movimento pela Base Nacional Comum Curricular e do Todos pela Educação. É Membro da Academia Brasileira de Educação desde 2005 e da Academia Paulista de Educação desde 2015. 

Expandir

Priscila Barbosa Arantes

Graduada em Letras pela Universidade Mackenzie e em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho. Mestre em Educação e Doutoranda em Ciências Sociais, ambos pela PUC SP. Coordenadora Pedagógica de uma Escola Municipal de Educação Infantil é apaixonada pelas culturas da infância e, compõe atualmente um Grupo de Trabalho sobre Escuta de Crianças na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e um Grupo de Estudos sobre Infâncias (CRIANDO-PUC). 

Expandir

Eventos

Aguarde novidades!

Palestra - A Educação Infantil e BNCC- Direitos da aprendizagem

Construir uma educação infantil com qualidade e um olhar significativo para a criança , se faz necessário  e imprescindível nos dias de hoje. Por ser um e período da vida da criança  onde suas estruturas e ...

Continuar lendo

Faça sua inscrição

Chat