SÃO PAULO SP1/SP

Objetivos

Oferecer aos alunos e profissionais interessados no assunto subsídios para os estudos referentes aos processos de ensino e de aprendizagem na alfabetização, preparando os egressos para serem facilitadores do processo de alfabetização e letramento de crianças, jovens e adultos.


Diferenciais da Pós-graduação do IBFE
• Disciplina Métodos de Ensino Para Nativos Digitais em todos os cursos;
• Disciplina Planejamento de Carreira em todos os cursos;

• Disciplina Futuro e Tendências na Educação em todos os cursos.

Turma(s)

Alfabetização e Letramento 2018-1

Data de Início: 15/03/2018 

Todas as Quintas-feiras das 19:00 às 22:30 

Previsão de Duração: 13 meses 

Carga Horária: 422 horas

Público alvo

Direcionado aos graduados nas diversas áreas ligadas à Educação e demais profissionais portadores de diploma de curso superior devidamente credenciado, que pretendam se aprofundar nos assuntos ligados à Alfabetização e Letramento, para trabalhar de forma crítica, ética e reflexiva, em prol de uma educação de qualidade para todos os cidadãos e do bem-estar da sociedade como um todo.

Metodologia

As aulas serão dialogadas, expositivas e/ou seminários para que o aluno vivencie as interações professor-aluno, aluno-aluno refletindo a prática profissional.


O IBFE - Instituto Brasileiro de Formação de Educadores é o Centro de estudo em Educação da Unità Faculdade. Clique no link abaixo para ter acesso a todas as informações do MEC (Ministério da Educação).

Investimento

20x de R$ 275,00 (boleto, cheque ou cartão de crédito) ou

16x de R$ 331,00 (boleto, cheque ou cartão de crédito)

À vista: R$ 4.505,00

Descontos especiais:

- 10% para grupos de 4 alunos

- 15% para escolas parceiras (seja uma escola parceira, entre em contato conosco)

- Até o dia 30/12/2017 - 50% de desconto adicional na primeira mensalidade*.

- Até o dia 30/01/2018 - 25% de desconto adicional na primeira mensalidade*. 

*Desconto não aplicado para pagamento à vista do valor total do curso. Primeira mensalidade no ato da matrícula e demais parcelas com início no mês de começo das aulas.

Taxa de inscrição R$ 60,00 (pode ser dividido em 2 parcelas nas mensalidades)


O que preciso para me matricular?

1 foto 3 x 4

Cópia simples do CPF

Cópia simples do RG

Cópia simples do comprovante de endereço

Cópia simples da certidão de nascimento/casamento 

Cópia autenticada do diploma da graduação

Cópia simples do histórico escolar (graduação)


Encerramento das inscrições e confirmação da abertura da turma: 7 dias úteis antes da data de início do curso.

Grade

DISCIPLINAS Horas
FUTURO E TENDÊNCIAS NA EDUCAÇÃO -
MÉTODOS DE ENSINO PARA NATIVOS DIGITAIS -
PLANEJAMENTO DE CARREIRA -
ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS -
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO MATEMÁTICO -
AVALIAÇÃO NA ALFABETIZAÇÃO -
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE LEITURA E ESCRITA -
ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E ENSINO DA LÍNGUA MATERNA -
EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO -
CURRÍCULO ESCOLAR E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS -
AQUISIÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ESCRITA -
SEMINÁRIO -
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO -
CARGA HORÁRIA TOTAL 422

*O local e as datas das aulas acima estão sujeitos a alteração pela unidade.

Coordenador

Kelly Szabo

Doutoranda em Psicologia da Educação na PUC/SP. Mestre em Educação: Currículo pela mesma instituição. Graduada em Pedagogia. Especialista em Psicopedagogia pela UMESP e em Tecnologias e Educação a Distância pela UNICID. Atua como Professora de Ensino Fundamental I na Prefeitura de Santo André e é sócia-fundadora da Em Pauta - Assessoria e Estudos Pedagógicos. Realiza formações de Professores Alfabetizadores e Gestores, pela Argento Desenvolvimento Profissional. Atuou como formadora de Gestores Escolares e Equipes Técnicas de Secretaria de Educação pelo Programa "Gestão para a Aprendizagem", da Elos Educacional e como Formadora de Formadores no "Programa de Certificação de Formadores", da mesma instituição. Prestou assessoria pedagógica ao Smartlab/Grupo Santillana, com foco na produção de conteúdos para as formações (inicial e continuada) de utilização da plataforma tecnológica. Atuou como Formadora de Gestores na frente de Educação Inovadora no Projeto Educa Brasil, da Editora do Brasil em parceria com a FAFE/USP. Experiência como docente em cursos de graduação em Pedagogia e Letras. Coordenou a frente de formação de professores do Projeto "Khan Academy nas Escolas", pela Fundação Lemann, atuando diretamente no desenvolvimento das formações e coordenação da equipe de formação de professores e gestores dos municípios participantes. Exerceu a função de Coordenadora Pedagógica na Prefeitura de Santo André, onde era responsável pela formação em serviço dos professores, desenvolvimento de pautas formativas para formação do grupo docente, observação de sala de aula, devolutivas de planejamentos de aulas, acompanhamento do processo de ensino e de aprendizagem na unidade escolar, entre outras tarefas de cunho pedagógico.

Expandir

Docentes e Convidados

Adriano Rolindo

Doutorando na área de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte pelo programa de pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, com mestrado na mesma área e instituição. Pós-graduado em nível lato sensu em gestão educacional pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas em 2007 e pela Faculdade Anhembi Morumbi em 2010, graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Atualmente é diretor titular de cargo na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, atuando na E.E. Dr. Manoel Alexandre Marcondes Machado em Campinas, desde 2007 e professor no Instituto Brasileiro de Formação de Educadores.

Expandir

Fausto Ferreira

Experiência e formação: Formado em Pedagogia, com habilitação em Orientação Educacional pela PUC de São Paulo e Pós-graduação em Recursos Humanos e em Administração de Empresas pela FGV de São Paulo. Atua na área de Recursos Humanos há 40 anos (desde 1977), tendo ocupado posições gerenciais em empresas Nacionais e Multinacionais. Na área de Busca e Seleção de Executivos (Head Hunting) atuou de 1997 a 2006. Atua como Coach desde 2007.

Expandir

Heloísa Helena Dias Martins Proença

Docente, Palestrante e Assessora Pedagógica. Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Pedagoga, especialista em Educação Infantil, especialista em Educação de Jovens e Adultos (EJA). Pesquisadora colaboradora do GEPEC - Grupo de Pesquisa em Educação Continuada - Faculdade de Educação/UNICAMP. Professora da pós-graduação do UNISAL - Liceu-Campinas e do IBFE (Instituto Brasileiro de Formação de Educadores). Formadora do Programa PNAIC/MEC pela UNICAMP (2014 e 2015) e pela UNESP (2016). Com mais de 30 anos de experiência na área educacional, nos segmentos da Educação Básica (Educação Infantil ao Ensino Fundamental), na coordenação pedagógica, na gestão escolar e na formação continuada de profissionais da educação em sistema públicos e particulares de ensino.

Expandir

Jorge Luiz da Cunha

Professor Titular da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Integra o quadro docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSM, mestrado e doutorado; Programa de Pós-Graduação em História - PPGH/UFSM, mestrado e doutorado; também é docente do Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória /UFSM (UFRJ). É coordenador do Núcleo de Estudos sobre Memória e Educação - CLIO, criado em 1996, e registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. No campo da pesquisa dedica-se a temas relacionados com a História da Educação, Ensino da História/Educação Histórica, História das Migrações, História Oral e Narrativas (Auto)Biográficas. Possui Graduação - Licenciatura Curta e Licenciatura Plena em Estudos Sociais, História e Geografia pelas Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul - FISC (1982), Mestrado em História Social do Brasil pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (1988) e Doutorado em História Medieval e Moderna Contemporânea pela Universität Hamburg, Alemanha (1994). Atuou como docente e pesquisador nas Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul - FISC, depois Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, de 1982 a 1995, onde foi criador e primeiro coordenador do Centro de Documentação - CEDOC. Na FISC/UNISC exerceu também as funções de Diretor do Centro de Ciências Sociais e Diretor da Escola Educar-se, Escola de Aplicação da UNISC. Em 1996 ingressou na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Nesta Instituição foi Diretor do Centro de Educação - CE, de 1997 a 2005; Pró-Reitor de Graduação, de 2005 a 2010; Coordenador Geral do Programa de Apoio a Expansão e Reestruturação das Universidades Federais - REUNI, de 2006 a 2010; Assessor Especial do Gabinete do Reitor de 2010 a 2012; e Ouvidor Geral da UFSM de 2012 a 2013. Também foi membro da Comissão do Ministério da Educação - MEC, de Implantação da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, de 2006 a 2008. Em 2014 foi convidado pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil, através da Embaixada do Brasil no México, para inaugurar Cátedras de Cultura Brasileira nas Universidades, Benemérita Universidad Autónoma de Puebla - BUAP e Universidad Autónoma de Tlaxcala - UATx, no México. Desde 2011 faz parte da Comissão Mista DAAD/CAPES/CNPq para seleção de bolsistas para a República Federal da Alemanha. É também Professor Pesquisador e membro do Comitê História, Região e Fronteira da Associação das Universidades do Grupo Montevidéu-AUGM. Desde dezembro de 2016 é presidente da Associação Brasileira de Pesquisada (Auto)Biográfica - BIOGRAPH.

Expandir

Luciana Haddad Ferreira (Nana)

Doutora em Educação pela Unicamp, especialista em Educação e em Arteterapia. Pedagoga licenciada pela Unicamp, é membro do GEPEC (FE/UNICAMP). Tem pesquisas relacionadas à área de formação docente, especialmente nas aproximações entre Arte, Estética e Experiência na formação de professores. Atualmente, é Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental. Tem 18 anos de experiência em docência na Educação Básica e 9 anos de experiência como formadora de professores. Possui diversas publicações na área.

Maibí Fernanda Chesi Mascarenhas

Docente no ensino superior, especialista em gestão de pessoas, graduada em Pedagogia - licenciatura plena, com aperfeiçoamento em educação inclusiva e gestão educacional e atriz profissional regulamentada pelo SATED/ SP. Aperfeiçoamento em acessibilidade, LIBRAS e áudio descrição. Docente universitária na graduação em Pedagogia na UNIESP Fleming Campinas e nos cursos de pós-graduação de Psicopedagogia e Educação Inclusiva. Docente, gestora e atriz da Água Mágica Produções Artísticas e elaboradora de cursos, espetáculos, palestras e treinamentos lúdicos, educacionais e corporativos. Coordenadora de pós-graduação em Educação Inclusiva do Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE) e atuante na área de inclusão desde 2003.

Eventos

Aguarde novidades!

Alfabetização e Letramento - Início das aulas

No dia 15/03/2018,  quinta-feira, começam as aulas do curso de pós-graduação em Alfabetização e Letramento.As aulas acontecerão todas às quintas-feiras, das 19:00 às 22:30 e o curso tem duração prevista de 13 meses. Para mais informações CLIQUE

Continuar lendo

Palestra - Contextos de Alfabetização e Letramento

A oficina tem por objetivo provocar reflexões acerca dos desafios e possibilidades envolvidos no trabalho do professor que atua na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental I, dialogando sobre práticas e pesquisas ...

Continuar lendo

Faça sua inscrição