SÃO PAULO SP1/SP

Objetivos

Oferecer aos alunos e profissionais interessados no assunto subsídios para os estudos referentes aos processos de ensino e de aprendizagem na alfabetização, preparando os egressos para serem facilitadores do processo de alfabetização e letramento de crianças, jovens e adultos.


Diferenciais da Pós-graduação do IBFE
• Disciplina Métodos de Ensino Para Nativos Digitais em todos os cursos;
• Disciplina Planejamento de Carreira em todos os cursos;

• Disciplina Futuro e Tendências na Educação em todos os cursos.

Turma(s)

Alfabetização e Letramento

Início no dia 19 de Setembro de 2018.

Aula às quartas-feiras das 19h às 22h30.

Público alvo

Direcionado aos graduados nas diversas áreas ligadas à Educação e demais profissionais portadores de diploma de curso superior devidamente credenciado, que pretendam se aprofundar nos assuntos ligados à Alfabetização e Letramento, para trabalhar de forma crítica, ética e reflexiva, em prol de uma educação de qualidade para todos os cidadãos e do bem-estar da sociedade como um todo.

Metodologia

As aulas serão dialogadas, expositivas e/ou seminários para que o aluno vivencie as interações professor-aluno, aluno-aluno refletindo a prática profissional.


O IBFE - Instituto Brasileiro de Formação de Educadores é o Centro de estudo em Educação da Unità Faculdade. Clique no link abaixo para ter acesso a todas as informações do MEC (Ministério da Educação).

Investimento

R$ 4.505,00 à vista,

16x R$331,00 ou

20x R$275,00


DESCONTOS ESPECIAIS:

- 10% para grupos de 4 alunos

- 15% para escolas parceiras (seja uma escola parceira, entre em contato conosco)


DESCONTO ESPECIAL PARA MATRÍCULAS ANTECIPADAS:

Até o dia 30/06/2018 - 50% de desconto adicional na primeira mensalidade*.

Até o dia 30/07/2018 - 25% de desconto adicional na primeira mensalidade*. 

*Desconto não aplicado para pagamento à vista do valor total do curso. Primeira mensalidade no ato da matrícula e demais parcelas com início no mês de começo das aulas.


O que preciso para me matricular?

1 foto 3 x 4

Cópia simples do CPF

Cópia simples do RG

Cópia simples do comprovante de endereço

Cópia simples da certidão de nascimento/casamento 

Cópia autenticada do diploma da graduação

Cópia simples do histórico escolar (graduação)



Grade

DISCIPLINAS Horas
FUTURO E TENDÊNCIAS NA EDUCAÇÃO -
MÉTODOS DE ENSINO PARA NATIVOS DIGITAIS -
PLANEJAMENTO DE CARREIRA -
ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS -
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO MATEMÁTICO -
AVALIAÇÃO NA ALFABETIZAÇÃO -
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE LEITURA E ESCRITA -
ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E ENSINO DA LÍNGUA MATERNA -
EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO -
CURRÍCULO ESCOLAR E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS -
AQUISIÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ESCRITA -
SEMINÁRIO -
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO -
CARGA HORÁRIA TOTAL 422

*O local e as datas das aulas acima estão sujeitos a alteração pela unidade.

Coordenador

Kelly Szabo

Doutoranda em Psicologia da Educação na PUC/SP. Mestre em Educação: Currículo pela mesma instituição. Graduada em Pedagogia. Especialista em Psicopedagogia pela UMESP e em Tecnologias e Educação a Distância pela UNICID. Atua como Professora de Ensino Fundamental I na Prefeitura de Santo André e é sócia-fundadora da Em Pauta - Assessoria e Estudos Pedagógicos. Realiza formações de Professores Alfabetizadores e Gestores, pela Argento Desenvolvimento Profissional. Atuou como formadora de Gestores Escolares e Equipes Técnicas de Secretaria de Educação pelo Programa "Gestão para a Aprendizagem", da Elos Educacional e como Formadora de Formadores no "Programa de Certificação de Formadores", da mesma instituição. Prestou assessoria pedagógica ao Smartlab/Grupo Santillana, com foco na produção de conteúdos para as formações (inicial e continuada) de utilização da plataforma tecnológica. Atuou como Formadora de Gestores na frente de Educação Inovadora no Projeto Educa Brasil, da Editora do Brasil em parceria com a FAFE/USP. Experiência como docente em cursos de graduação em Pedagogia e Letras. Coordenou a frente de formação de professores do Projeto "Khan Academy nas Escolas", pela Fundação Lemann, atuando diretamente no desenvolvimento das formações e coordenação da equipe de formação de professores e gestores dos municípios participantes. Exerceu a função de Coordenadora Pedagógica na Prefeitura de Santo André, onde era responsável pela formação em serviço dos professores, desenvolvimento de pautas formativas para formação do grupo docente, observação de sala de aula, devolutivas de planejamentos de aulas, acompanhamento do processo de ensino e de aprendizagem na unidade escolar, entre outras tarefas de cunho pedagógico.

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Docentes e Convidados

Adriana Amore

Pedagoga, pós-graduada em  Psicopedagogia, cursando Docência e Gestão no Ensino Superior. Atua como professora na Rede Municipal de Santos, coordena o Ensino  Fundamental 1 de escola privada e ministra cursos de formação de professores na área de linguagem, aquisição da língua escrita, leitura e produção textual.

Adriano Rolindo

Doutorando na área de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte pelo programa de pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, com mestrado na mesma área e instituição. Pós-graduado em nível lato sensu em gestão educacional pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas em 2007 e pela Faculdade Anhembi Morumbi em 2010, graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Atualmente é diretor titular de cargo na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, atuando na E.E. Dr. Manoel Alexandre Marcondes Machado em Campinas, desde 2007 e professor no Instituto Brasileiro de Formação de Educadores.

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Agda Malheiro Ferraz de Carvalho

Profa. Ms. Agda Malheiro Ferraz de Carvalho. Doutoranda em Educação: Psicologia da Educação (PUCSP). Mestre pelo mesmo programa. Professora na Educação Básica e no Ensino Superior, formadora de educadores e pesquisadora no Grupo Atividade Docente e Subjetividade (CNPq).


Alcielle dos Santos

DOUTORANDA no Programa Psicologia da Educação da PUC/SP. MESTRE EM EDUCAÇÃO, programa Formação de Formadores da PUC/SP. Pós-graduada em Aprendizagem Cooperativa e Tecnologia Educacional pela Universidade Católica de Brasília. Licenciada em PEDAGOGIA, também possui graduação em DIREITO pela Universidade Católica de Santos e em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS pela Fundação Lusíada. Atualmente é professora universitária e atua como formadora de professores e equipes pedagógicas.

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Aline Paes de Barros

Mestra em Educação: Currículo e graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP . Trabalhou na ABEC/ Marista como educadora social desenvolvendo projetos para a primeira infância, na gestão dos abrigos do município de Santo André por meio do NECA (Associação dos Pesquisadores de Núcleos de Estudos e Pesquisas sobre a Criança e o Adolescente), coordenou e implantou o Centro Educacional Marista em Curitiba, atuou como professora Universitária no curso de Pedagogia do Programa PARFOR da PUC/SP. Autora de capítulos de livros sobre Gestão Democrática e Educação Infantil. Realizou avaliações de projetos de educação infantil pela MOVE Social, atuou como coordenadora pedagógica e educacional no Centro Social Marista Irmão Justino e atualmente é diretora do Centro Social Marista Robru, na zona leste de São Paulo.

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Ana Maria Antunes de Campos

Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Neuropsicopedagoga, Pedagoga, Psicopedagoga, Especialista em Ensino Lúdico, Pós-Graduada em Didática e Tendências Pedagógicas. Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade de Guarulhos (2007). Tem experiência na área de Educacional, com ênfase em Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula, Formação de Educadores. Pesquisadora em Educação Matemática, Discalculia e Dificuldades de Aprendizagem. Autora de artigos e livros na área educacional, dentre eles: Discalculia: superando as dificuldades de aprender matemática; Raciocínio Lógico: atividades para auxiliar crianças e adolescentes e Jogos matemáticos: uma nova perspectiva para Discalculia, todos publicado pela Editora WAK.

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Carla Patrícia Ferreira da Conceição

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Grande ABC (UNIABC); Especialista em Práticas Educativas no atendimento ao aluno com deficiência pelo Centro Universitário Fundação de São André (FSA), Especialista em Psicologia da Educação: A queixa escolar pela em Universidade de São Paulo (USP); Mestre em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC). Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Prefeitura Municipal de Santo André. Experiência em administração de unidades escolares,  assessoria às escolas referente ao processo de inclusão do aluno com deficiência. Atualmente é Professora do Atendimento Educacional Especializado.

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Fausto Ferreira

Experiência e formação: Formado em Pedagogia, com habilitação em Orientação Educacional pela PUC de São Paulo e Pós-graduação em Recursos Humanos e em Administração de Empresas pela FGV de São Paulo. Atua na área de Recursos Humanos há 40 anos (desde 1977), tendo ocupado posições gerenciais em empresas Nacionais e Multinacionais. Na área de Busca e Seleção de Executivos (Head Hunting) atuou de 1997 a 2006. Atua como Coach desde 2007.

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Heloísa Helena Dias Martins Proença

Docente, Palestrante e Assessora Pedagógica. Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Pedagoga, especialista em Educação Infantil, especialista em Educação de Jovens e Adultos (EJA). Pesquisadora colaboradora do GEPEC - Grupo de Pesquisa em Educação Continuada - Faculdade de Educação/UNICAMP. Professora da pós-graduação do UNISAL - Liceu-Campinas e do IBFE (Instituto Brasileiro de Formação de Educadores). Formadora do Programa PNAIC/MEC pela UNICAMP (2014 e 2015) e pela UNESP (2016). Com mais de 30 anos de experiência na área educacional, nos segmentos da Educação Básica (Educação Infantil ao Ensino Fundamental), na coordenação pedagógica, na gestão escolar e na formação continuada de profissionais da educação em sistema públicos e particulares de ensino.

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Itamar Sena

Formado em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo e Pedagogia pela Faculdade Paulista, especialista em Direitos Coletivos e Difusos, Direito Educacional e no Uso de Tecnologia em Sala de Aula, atuou como coordenador de projetos educativos e estudo do meio na empresa Pé na Estrada Atividade Educativa, professor de Educação Infantil no município de São Bernardo do Campo e professor de Ensino Fundamental I nos municípios de Diadema e São Bernardo do Campo, foi formador e consultor de projetos voltados à Inovação Tecnológica em Escolas Públicas da Fundação Lemann, atuou como Assistente de coordenação na Secretaria de Educação de Diadema nos segmentos Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), atualmente é Assistente do Departamento de Formação e Acompanhamento Pedagógico da Prefeitura de Diadema-SP.


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João Carlos Cassiano Ribeiro

Professor de Sociologia do Ensino Médio no Estado de São Paulo. Possui graduação em Ciências Sociais e Mestrado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Possui experiência na área de formação continuada, atuando na formação de professores em serviço. Certificado e formando gestores na área de Gestão para Aprendizagem, Gestão de Resultados, Gestão de Planejamento e Formação de Professores, Gestão de Lideranças, Gestão de Clima Escolar, Avaliação e Gestão e Planejamento Didático. Atuação em Assessoria Educacional em Editoras e Sistemas de Ensino.

  • Cientista Social Formado pela PUC-SP
  • Mestre em Psicologia da Educação pela Faculdade de Educação da PUC-SP
  • Especialista em Docência do Ensino Superior e em Planejamento e Implementação de Ensino EAD pela UFF.
  • Terapeuta Comunitário, de Casal e Família pela UNIFESP.
  • Professor da rede pública Estadual - SP.
  • Formador de Professores, Diretores, Coordenadores, Supervisores e Técnicos da Secretaria de Educação.
  • Formador certificado da Fundação Lemman.
  • Formador na Elos Educacional.



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Jorge Luiz da Cunha

Professor Titular da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Integra o quadro docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSM, mestrado e doutorado; Programa de Pós-Graduação em História - PPGH/UFSM, mestrado e doutorado; também é docente do Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória /UFSM (UFRJ). É coordenador do Núcleo de Estudos sobre Memória e Educação - CLIO, criado em 1996, e registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. No campo da pesquisa dedica-se a temas relacionados com a História da Educação, Ensino da História/Educação Histórica, História das Migrações, História Oral e Narrativas (Auto)Biográficas. Possui Graduação - Licenciatura Curta e Licenciatura Plena em Estudos Sociais, História e Geografia pelas Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul - FISC (1982), Mestrado em História Social do Brasil pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (1988) e Doutorado em História Medieval e Moderna Contemporânea pela Universität Hamburg, Alemanha (1994). Atuou como docente e pesquisador nas Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul - FISC, depois Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, de 1982 a 1995, onde foi criador e primeiro coordenador do Centro de Documentação - CEDOC. Na FISC/UNISC exerceu também as funções de Diretor do Centro de Ciências Sociais e Diretor da Escola Educar-se, Escola de Aplicação da UNISC. Em 1996 ingressou na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Nesta Instituição foi Diretor do Centro de Educação - CE, de 1997 a 2005; Pró-Reitor de Graduação, de 2005 a 2010; Coordenador Geral do Programa de Apoio a Expansão e Reestruturação das Universidades Federais - REUNI, de 2006 a 2010; Assessor Especial do Gabinete do Reitor de 2010 a 2012; e Ouvidor Geral da UFSM de 2012 a 2013. Também foi membro da Comissão do Ministério da Educação - MEC, de Implantação da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, de 2006 a 2008. Em 2014 foi convidado pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil, através da Embaixada do Brasil no México, para inaugurar Cátedras de Cultura Brasileira nas Universidades, Benemérita Universidad Autónoma de Puebla - BUAP e Universidad Autónoma de Tlaxcala - UATx, no México. Desde 2011 faz parte da Comissão Mista DAAD/CAPES/CNPq para seleção de bolsistas para a República Federal da Alemanha. É também Professor Pesquisador e membro do Comitê História, Região e Fronteira da Associação das Universidades do Grupo Montevidéu-AUGM. Desde dezembro de 2016 é presidente da Associação Brasileira de Pesquisada (Auto)Biográfica - BIOGRAPH.

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Laura Maria Fernandes Moreira Alves

Mestre em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (2008). Possui Licenciatura em Letras pela Universidade de Guarulhos (1990), Bacharelado em Letras (1990), Pedagogia com Habilitação em Administração Escolar de 1º /2º graus (1992), Pedagogia com Orientação Educacional (1993). Com 30 anos de experiência na área educacional no ensino fundamental II e ensino médio, projeto CEFAM (Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento Magistério), Coordenação de Centro de Informação e Criação (CIC) na Escola Padrão da Rede Estadual de São Paulo e na Gestão escolar como Vice-Diretora pela Rede Estadual do Estado de São Paulo.

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Luciana Haddad Ferreira (Nana)

Doutora em Educação pela Unicamp, especialista em Educação e em Arteterapia. Pedagoga licenciada pela Unicamp, é membro do GEPEC (FE/UNICAMP). Tem pesquisas relacionadas à área de formação docente, especialmente nas aproximações entre Arte, Estética e Experiência na formação de professores. Atualmente, é Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental. Tem 18 anos de experiência em docência na Educação Básica e 9 anos de experiência como formadora de professores. Possui diversas publicações na área.

Maibí Fernanda Chesi Mascarenhas

Docente no ensino superior, especialista em gestão de pessoas, graduada em Pedagogia - licenciatura plena, com aperfeiçoamento em educação inclusiva e gestão educacional e atriz profissional regulamentada pelo SATED/ SP. Aperfeiçoamento em acessibilidade, LIBRAS e áudio descrição. Docente universitária na graduação em Pedagogia na UNIESP Fleming Campinas e nos cursos de pós-graduação de Psicopedagogia e Educação Inclusiva. Docente, gestora e atriz da Água Mágica Produções Artísticas e elaboradora de cursos, espetáculos, palestras e treinamentos lúdicos, educacionais e corporativos. Coordenadora de pós-graduação em Educação Inclusiva do Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE) e atuante na área de inclusão desde 2003.

Michele Fernandez

Graduada em Letras e Pedagogia e pós-graduada em Mediações Tecnológicas em Ambientes Educacionais e Didática e Tendências Pedagógicas.  Atua como formadora de professores e gestores escolares pela empresa Argento Desenvolvimento Profissional e também como professora de Ensino Fundamental pela Rede Municipal de Santo André.  Foi formadora de professores e gestores escolares no Projeto Khan Academy, pela Fundação Lemann, além de acompanhar a implementação do projeto nas escolas. Prestou assessoria pedagógica ao Smartlab/Grupo Santillana, com foco na produção de conteúdos para as formações (inicial e continuada) de utilização da plataforma tecnológica. Tem experiência como diretora de escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental na Prefeitura de Santo André, onde também atuou como Assistente Pedagógica, função similar à de Coordenador Pedagógico, onde foi responsável pelas formações de professores (presenciais e a distância), acompanhamento do trabalho pedagógico e desenvolvimento dos alunos (formação em serviço dos professores, desenvolvimento de pautas formativas para formação do grupo docente, observação de sala de aula, devolutivas de planejamentos de aulas, acompanhamento do processo de ensino e de aprendizagem na unidade escolar, entre outras demandas pedagógicas). Foi Orientadora de Estudos do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa), onde orientou professores da rede municipal de Santo André na formação continuada proposta pelo MEC.

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Naiara Martins

Pedagoga, especialista em Projetos Educacionais, Educação Especial e Designer Educacional. Atua no terceiro setor desde 2008 com expressivas fundações e institutos. Atualmente exerce a função de Coordenadora de Projetos.

Rosa Maria Rodrigues Lamana

Possui graduação em Educação Artística pela Faculdade Mozarteum de São Paulo (1997) e mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2014). Ministrou aulas no ensino Fundamental I, II e Ensino Médio na rede pública de ensino. Atualmente compõe a equipe da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo - Paulo Renato Costa e Souza. Também é membro colaborador da Comissão de Educação Digital da OAB de São Paulo e participante do grupo de pesquisa Comunidade Práxis.  Tem experiência na área de formação de professores, atuando principalmente no seguinte tema: tecnologia educacional.

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