Sobre o curso

Quais são os objetivos do curso?

Oferecer aos alunos e profissionais interessados no assunto subsídios para os estudos referentes aos processos de ensino e de aprendizagem na alfabetização, preparando os egressos para serem facilitadores do processo de alfabetização e letramento de crianças, jovens e adultos.


Para conferir o descritivo completo do curso, faça o (download) da apresentação.


O curso é presencial?

Sim, todos os nossos cursos são presenciais.


Esse curso é reconhecido pelo MEC?

Sim, abaixo mais informações:

A certificação, em cumprimento da portaria publicada em 09/04/2018, será pela Unità Faculdade. 

Unità Faculdade: Clique AQUI para ver a Conferência no E-MEC


Turma(s)

Pós-graduação Alfabetização e Letramento

- Aguarde informações sobre primeira turma na cidade de Ribeirão Preto em 2020.

Para quem se destina esse curso?

Direcionado aos graduados nas diversas áreas ligadas à Educação e demais profissionais portadores de diploma de curso superior devidamente credenciado, que pretendam se aprofundar nos assuntos ligados à Alfabetização e Letramento para trabalhar de forma crítica, ética e reflexiva, em prol de uma educação de qualidade para todos os cidadãos e do bem-estar da sociedade como um todo.

Metodologia

As aulas serão dialogadas, expositivas e/ou seminários para que o aluno vivencie as interações professor-aluno, aluno-aluno refletindo a prática profissional.

Investimento, formas de pagamento e informações gerais

Quer saber o valor do curso? (Clique aqui) e solicite por whatsapp!


*Não cobramos taxa de matrícula


Tem algum tipo de desconto?

  • Grupo de 04 pessoas (no mesmo curso ou não) 10% para cada aluno
  • Professores de Escolas Parceiras 15% (saiba como ser escola parceira pelo e-mail ribeirao@ibfeduca.com.br)


Qual é a forma de pagamento?

Pagamentos através de boleto bancário.


O que preciso para me matricular?

  • Ficha de Inscrição preenchida e assinada;
  • 01 Cópia autenticada do Diploma de conclusão de curso superior válido ou reconhecido no Brasil;
  • 01 Cópia do Comprovante de Residência;
  • 01 Cópia do CPF (não pode ser CNH);
  • 01 Cópia do RG (não pode ser CNH);
  • 01 Foto 3x4 (recente).

Grade

DISCIPLINAS Horas
FUTURO E TENDÊNCIAS NA EDUCAÇÃO -
PLANEJAMENTO DE CARREIRA -
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE JOVENS E ADULTOS -
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO MATEMÁTICO -
AVALIAÇÃO NA ALFABETIZAÇÃO -
ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E ENSINO DA LÍNGUA MATERNA -
EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO -
CURRÍCULO E ALFABETIZAÇÃO NA BNCC E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS -
AQUISIÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ESCRITA -
SEMINÁRIO -
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO -
CARGA HORÁRIA TOTAL 422

*O local e as datas das aulas acima estão sujeitos a alteração pela unidade.

Coordenador (a)

Marissol Prezotto

Professora das séries iniciais do Ensino Fundamental da Escola Comunitária de Campinas. Membro do Núcleo de Desenvolvimento do Educador - Unità Educacional. Coordenadora do curso de pós-graduação em Alfabetização e Letramento do Instituto Brasileiro de Formação de Educadores - IBFE. Pesquisadora integrante do GEPEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada da Faculdade de Educação da UNICAMP. Mestre e Doutora em Educação, área: Formação de Professores e Ensino e Práticas Culturais pelo programa de Pós-Graduação em Educação - Faculdade de Educação - UNICAMP. Pedagoga pela UNICAMP. Supervisora de Língua Portuguesa do PNAIC-PACTO UNICAMP 2013/2014. Coordenadora de disciplina em EAD na Kroton Educacional 2012 a 2015.

Expandir

Docentes e Convidados

Adriana Stella Pierini

Possui graduação em Pedagogia pela "Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ouro Fino" (1990), graduação em Letras pela "Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ouro Fino" (1984) e complementação em Supervisão Escolar (1º e 2º graus) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras José Olympio de Batatais (1993). Mestre em Educação na área de Ensino, Avaliação e Formação de Professores e Doutora em Educação na área de Psicologia Educacional pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É pesquisadora colaboradora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC). Atua nas áreas de formação docente, articulação de trabalho coletivo e planejamento, desenvolvimento e sistematização de projeto pedagógico na educação básica. Apresenta como principais os seguintes temas de interesse para pesquisa: constituição do trabalho do orientador pedagógico, formação centrada na escola, reflexão coletiva sobre a prática cotidiana e desenvolvimento profissional.

Expandir

Adriano Rolindo

Doutorando na área de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte pelo programa de pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, com mestrado na mesma área e instituição. Pós-graduado em nível lato sensu em gestão educacional pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas em 2007 e pela Faculdade Anhembi Morumbi em 2010, graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Atualmente é diretor titular de cargo na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, atuando na E.E. Dr. Manoel Alexandre Marcondes Machado em Campinas, desde 2007 e professor no Instituto Brasileiro de Formação de Educadores.

Expandir

Fausto Ferreira

Experiência e formação: Formado em Pedagogia, com habilitação em Orientação Educacional pela PUC de São Paulo e Pós-graduação em Recursos Humanos e em Administração de Empresas pela FGV de São Paulo. Atua na área de Recursos Humanos há 40 anos (desde 1977), tendo ocupado posições gerenciais em empresas Nacionais e Multinacionais. Na área de Busca e Seleção de Executivos (Head Hunting) atuou de 1997 a 2006. Atua como Coach desde 2007.

Expandir

Heloísa de Oliveira Macedo

 Graduada em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987), é mestre em Educação - Distúrbios da Comunicação - pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994) e doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Em julho de 2010 finalizou um projeto de pós-doutoramento com financiamento da Fapesp, realizado na Universidade Estadual de Campinas, onde participou de projetos de pesquisa e das atividades do CCA (Centro de Convivência de Afásicos). Como pesquisadora, interessa-se pelo campo dos estudos que envolvem as os processos de aquisição e desenvolvimento da linguagem oral e escrita, as relações entre linguagem, cérebro e cognição, entendidas sob uma perspectiva sociocognitiva / histórico-cultural (especialmente os temas em torno das relações entre oralidade e letramento). Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Clínica Fonoaudiológica, atuando principalmente com as alterações relacionadas à linguagem oral e à linguagem escrita (seja nos processos de aquisição e desenvolvimento, seja em patologias como as afasias). É membro da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia com título de especialista em linguagem. Atualmente (desde 2014) tem participado de atividades de formação de professores (PNAIC, Escolas Municipais) e orientações a escolas.

Expandir

Heloísa Helena Dias Martins Proença

Docente, Palestrante e Assessora Pedagógica. Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Pedagoga, especialista em Educação Infantil, especialista em Educação de Jovens e Adultos (EJA). Pesquisadora colaboradora do GEPEC - Grupo de Pesquisa em Educação Continuada - Faculdade de Educação/UNICAMP. Professora da pós-graduação do UNISAL - Liceu-Campinas e do IBFE (Instituto Brasileiro de Formação de Educadores). Formadora do Programa PNAIC/MEC pela UNICAMP (2014 e 2015) e pela UNESP (2016). Com mais de 30 anos de experiência na área educacional, nos segmentos da Educação Básica (Educação Infantil ao Ensino Fundamental), na coordenação pedagógica, na gestão escolar e na formação continuada de profissionais da educação em sistema públicos e particulares de ensino.

Expandir

Jorge Luiz da Cunha

Professor Titular da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Integra o quadro docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSM, mestrado e doutorado; Programa de Pós-Graduação em História - PPGH/UFSM, mestrado e doutorado; também é docente do Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória /UFSM (UFRJ). É coordenador do Núcleo de Estudos sobre Memória e Educação - CLIO, criado em 1996, e registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. No campo da pesquisa dedica-se a temas relacionados com a História da Educação, Ensino da História/Educação Histórica, História das Migrações, História Oral e Narrativas (Auto)Biográficas. Possui Graduação - Licenciatura Curta e Licenciatura Plena em Estudos Sociais, História e Geografia pelas Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul - FISC (1982), Mestrado em História Social do Brasil pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (1988) e Doutorado em História Medieval e Moderna Contemporânea pela Universität Hamburg, Alemanha (1994). Atuou como docente e pesquisador nas Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul - FISC, depois Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, de 1982 a 1995, onde foi criador e primeiro coordenador do Centro de Documentação - CEDOC. Na FISC/UNISC exerceu também as funções de Diretor do Centro de Ciências Sociais e Diretor da Escola Educar-se, Escola de Aplicação da UNISC. Em 1996 ingressou na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Nesta Instituição foi Diretor do Centro de Educação - CE, de 1997 a 2005; Pró-Reitor de Graduação, de 2005 a 2010; Coordenador Geral do Programa de Apoio a Expansão e Reestruturação das Universidades Federais - REUNI, de 2006 a 2010; Assessor Especial do Gabinete do Reitor de 2010 a 2012; e Ouvidor Geral da UFSM de 2012 a 2013. Também foi membro da Comissão do Ministério da Educação - MEC, de Implantação da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, de 2006 a 2008. Em 2014 foi convidado pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil, através da Embaixada do Brasil no México, para inaugurar Cátedras de Cultura Brasileira nas Universidades, Benemérita Universidad Autónoma de Puebla - BUAP e Universidad Autónoma de Tlaxcala - UATx, no México. Desde 2011 faz parte da Comissão Mista DAAD/CAPES/CNPq para seleção de bolsistas para a República Federal da Alemanha. É também Professor Pesquisador e membro do Comitê História, Região e Fronteira da Associação das Universidades do Grupo Montevidéu-AUGM. Desde dezembro de 2016 é presidente da Associação Brasileira de Pesquisada (Auto)Biográfica - BIOGRAPH.

Expandir

José Francisco Aparecido

Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - SP (2006). Graduado em Pedagogia pela Universidade Paulista (2002). Formado em Artes Cênicas e Mímica pela Youth With a Mission, Tyler Texas-EUA., Diretor do Colégio Objetivo de Campinas Unidade São Bernardo (CEKETEC), professor universitário nos cursos de graduação e pós-graduação. Ministrou aulas nas faculdades de Educação, Música, Teologia, Filosofia e Artes Cênicas.  Ator, Diretor Teatral e Escritor. Atuou como docente e na coordenação pedagógica nos seguintes níveis: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Superior. 

Expandir

Juliana Terra

Bacharel e Licenciada em Química pela UNICAMP, Mestre em Química Analítica pela UNICAMP, doutora em Ciências pela UNICAMP e Licenciada em Pedagogia pela UNICAMP. Atuou como pesquisadora colaborado do Instituto de Química da UNICAMP, professora de nível superior nas áreas de Química e Educação nas Faculdades de Hortolândia e de Americana. Já apresentou mais de 50 trabalhos em eventos científicos nacionais e internacionais, tendo 13 artigos científicos publicados e 6 capítulos de livros. É idealizadora do Projeto Pipoquinhas e autora dos livros "Pipoquinhas - Papo de Criança", São Carlos: Pedro & João, 2015 e "Papo de Criança: pipoquinhas", São Carlos: Pedro & João, 2018. Atualmente atua como pedagoga no Colégio Integral de Campinas e como professora concursada de Química e Física na Escola Estadual Francisco Ribeiro Sampaio de Campinas.

Expandir

Luciana Haddad Ferreira (Nana)

Doutora em Educação pela Unicamp, especialista em Educação e em Arteterapia. Pedagoga licenciada pela Unicamp, é membro do GEPEC (FE/UNICAMP). Tem pesquisas relacionadas à área de formação docente, especialmente nas aproximações entre Arte, Estética e Experiência na formação de professores. Atualmente, é Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental. Tem 18 anos de experiência em docência na Educação Básica e 9 anos de experiência como formadora de professores. Possui diversas publicações na área.

Maibí Fernanda Chesi Mascarenhas

Docente no ensino superior, especialista em gestão de pessoas, graduada em Pedagogia - licenciatura plena, com aperfeiçoamento em educação inclusiva e gestão educacional e atriz profissional regulamentada pelo SATED/ SP. Aperfeiçoamento em acessibilidade, LIBRAS e áudio descrição. Docente universitária na graduação em Pedagogia na UNIESP Fleming Campinas e nos cursos de pós-graduação de Psicopedagogia e Educação Inclusiva. Docente, gestora e atriz da Água Mágica Produções Artísticas e elaboradora de cursos, espetáculos, palestras e treinamentos lúdicos, educacionais e corporativos. Coordenadora de pós-graduação em Educação Inclusiva do Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE) e atuante na área de inclusão desde 2003.

Ricardo Moreira da Silva

Formado em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, cursou Mestrado em Arte na Unicamp, e os cursos técnicos de Teatro e de Dança no Conservatório Carlos Gomes em Campinas. Atuou nos diversos níveis de ensino como professor de disciplinas ligadas à arte e à educação, coordenador de curso de Pedagogia e Licenciaturas, diretor de algumas faculdades do grupo Anhanguera e Reitor do Centro Universitário Plínio Leite em Niterói/RJ. Como ator, diretor e dançarino participou de diversos espetáculos e filmes, com premiações em festivais nacionais e internacionais. Atualmente, além de coordenar o curso de Arte e Educação, é professor nos cursos de pós-graduação do IBFE e dedica-se à Psicanálise Clínica.

Expandir

Eventos

Palestra gratuita - Educação 4.0 - O mundo, a escola e o aluno na década 2020-2030

O IBFE está chegando em Ribeirão Preto e no dia 31 de outubro de 2019 às 18h30 no Hotel Stream Palace. Faremos uma palestra gratuita de lançamento da nossa nova unidade.Nesse dia vamos falar sobre ...

Continuar lendo

Palestra gratuita - Neurociência e Educação Socioemocional

O IBFE está chegando em Ribeirão Preto e no dia 26 de outubro de 2019 às 08h30 no Hotel Stream Palace. Faremos uma palestra gratuita de lançamento da nossa nova unidade.Nesse dia vamos falar sobre "Neurociência ...

Continuar lendo

Faça sua inscrição