Blog

Neurociência Cognitiva Aplicada | Ética e o Neuromarketing - por Julien Diogo

Ética e o Neuromarketing É também verdade, que com o crescente o uso das técnicas de neurociência aplicada, emergem novas questões no campo da ética e da consequente utilização de métodos de investigação dos processos cerebrais, ...

Continuar lendo

Metodologias Ativas na Educação | As tais habilidades socioemocionais - por Max Franco

As tais habilidades socioemocionais   Haroldo era mesmo um garoto gordinho. Mas o problema não era apenas esse. O problema era ser lembrado disso o tempo todo aonde quer que fosse. Na escola, ninguém ...

Continuar lendo

Música, Neurociência e Aprendizagem | Estratégias de estudo e aprendizagem - por Junior Cadima

Estratégias de estudo e aprendizagemOlá pessoal, tudo bem? Tenho recebido algumas mensagens dos leitores do blog e, de alunos do IBFE, pedindo dicas sobre "estratégias para melhorar os estudos e a produção de textos" (principalmente ...

Continuar lendo

Minha Carreira | O equívoco no termo

"Competências comportamentais não têm nada de soft"   Sou engenheiro e sempre gostei muito de matemática. Sempre achei fácil entender e aprender tudo o que ela me apresentava. Aos 16 anos, já ...

Continuar lendo

Pensar, conhecer e realizar | O nó górdio da educação - por Jorge Luiz da Cunha

O nó górdio da educaçãoConsta que, no século VIII antes do início da era cristã, um rei da Frígia, uma região na atual Turquia, na Ásia Menor, morreu sem deixar herdeiro para sucedê-lo no trono. ...

Continuar lendo

Educação Infantil: Teoria e Prática|Vamos nos permitir - por Debora Corigliano

"A palavra é PERMITIR! Permita que seu filho faça escolhas, permita que ele sofra com as escolhas feitas. Permita que ele brinque, sorria e que também chore. Permita que seu filho erre e permita também, ...

Continuar lendo

Minha Carreira | O Coringa e a sua carreira - por Marcelo Veras

"Atenção plena ou, em um detalhe, tudo pode mudar"   Se você ainda não assistiu ao filme do Coringa, pense duas vezes antes de ir. O filme é pesado, bem pesado. Mas ...

Continuar lendo

Minha Carreira | Alienação ou Inteligência? - por Marcelo Veras

"Você já fez uma experiência temporária de alienação?"    Sou curioso, muito curioso. Acho que esta é uma das principais razões que explicam parte do que aconteceu na minha carreira. Só depois que ...

Continuar lendo

Desenvolvimento Humano | Cotidiano - Por Jaqueline Alves

Há alguns dias eu presenciei uma cena no trânsito, a qual me suscitou algumas reflexões para compartilhar com vocês. Estava parada no farol e um rapaz em uma moto parado ao meu lado, ...

Continuar lendo

Tive uma ideia | O caminho até a ideia, seus oásis e desertos - por Tadeu Brettas

Brainstorming funciona? Existem outras técnicas para geração de ideias?   Talvez por ter sido criado nos anos 50, pelo publicitário Alex Osborn, do gigante grupo publicitário BBDO, a famosa "tempestade de ideias" ou ...

Continuar lendo

Neurociência Cognitiva Aplicada | Afinal o que é a Efeito IKEA? - por Julien Diogo

Afinal o que é a Efeito IKEA?O Efeito IKEA representa um vie?s cognitivo em que o trabalho, a dedicac?a?o e o sentimento de posse estimulam o estabelecimento de uma ligac?a?o afetiva com o resultado desse trabalho. Por ...

Continuar lendo

Cultura e Humanidade | A saga do vilão - por Max Franco

A saga do vilãoJoseph Campbell já nos descreveu como ele enxergou, em várias culturas, lendas e épocas, a sequência típica e arquetípica da Jornada do herói. São inúmeros mitos e até  diversas religiões que narram ...

Continuar lendo

Minha Carreira | Mentiras travestidas de verdade - por Marcelo Veras

"Você sabe reconhecer uma falácia? Se não sabe, deveria"   Ando cada vez mais surpreso com as posturas nas redes sociais. E o pior de tudo é que muitos ainda não conseguem ...

Continuar lendo

Inclusão na Prática | Tenho um aluno surdo e não sei LIBRAS: e agora? - por Maibí Mascarenhas

Tenho um aluno surdo e não sei LIBRAS: e agora?Em primeiro lugar, calma. Ninguém sabe tudo e todos somos capazes de aprender.Independente da imensa colaboração do intérprete (espera-se que seu aluno tenha um, pois é ...

Continuar lendo

Minha Carreira | O caminho do meio - parte VIII - por Marcelo Veras

"Qual deve ser o tamanho ideal de uma série?"Neste último texto da série "o caminho do meio", vamos a mais um território onde os extremos não têm se sustentado - o das séries de TV.Já ...

Continuar lendo

Pensar, conhecer e realizar | Narrativas (Auto)Biográficas e Educação - por Jorge Luiz da Cunha

O que nos interessa nesta reflexão, sobre o papel educativo das narrativas (auto)biográficas, resulta de uma crítica ao exercício estrutural da linguagem, com o objetivo apenas de convencimento dos ouvintes, através da multiplicação de acessos ...

Continuar lendo

Minha Carreira | O caminho do meio - parte VII - por Marcelo Veras

"E os extremos na liderança? Funcionam? Não!"Quando o Brasil se abriu ao mercado, no início da década de 1990, muitas empresas brasileiras, que viviam tranquilas em seus monopólios ou oligopólios, entraram se apavoraram. Depois de ...

Continuar lendo

Pais Educadores | Você coloca seu filho ou aluno para pensar? - por Debora Corigliano

Este mês abordo  o "pensar" como forma de aprendizagem e não como intervenção de castigo para as crianças.  Assista ao vídeo e reflita! 

Continuar lendo

Minha Carreira | O caminho do meio - parte VI - por Marcelo Veras

"Quanto maiores as penas contra infratores, mais segurança, certo? Até certo ponto"No ano de 1992, um assassinato cruel de uma menina de 18 anos no estado da Califórnia gerou um fato novo nas leis daquele ...

Continuar lendo
  • Outras Páginas: