Objetivos

  • O objetivo do curso é formar educadores, conscientes da tarefa de educar, não pelo ato de transmitir o conhecimento, mas de possibilitar condições para o desenvolvimento pleno da criança entre 0 a 5 anos.  
  • Considerar a criança como sujeito histórico, social e cultural dentro do universo infantil.
  • Instrumentalizar e qualificar o profissional para atuar na Educação Infantil, ofertando subsídios teóricos e metodológicos para a efetivação das práxis educacionais.
  • Conhecer e considerar as políticas públicas educacionais e a legislação da Educação infantil no Brasil com base na BNCC.
  • Promover reflexões sobe os fundamentos históricos, sociopolíticos, pedagógicos e psicológicos envolvidos no contexto da Educação Infantil.
  • Conhecer acerca das metodologias específicas das diversas áreas do conhecimento e sua aplicação na Educação infantil.
  • Qualificar profissionais para a atuação na gestão e docência na Educação Infantil.
  • Entender a relação do cuidar, educar e brincar de forma a valorizar a importância da educação infantil e do profissional que atua nesta área.

  • Qualificar e instrumentalizar o profissional para atuar no Berçário, desde a gestão até à docência. 

Visando contribuir com a carreira, e ascensão profissional de nossos alunos, o IBFE contempla em todos os cursos de pós-graduação duas disciplinas inovadoras e que fazem parte do nosso DNA:

          Futuro e Tendências na Educação 
          Planejamento de Carreira para Educadores

As aulas são presenciais e acontecem uma vez por semana em nossa unidade, localizada à Avenida: Julio de Mesquita, 840 (Colégio Progresso). 

Você pode saber mais sobre o curso assistindo o vídeo  da Coordenadora Nacional do curso, aqui ao lado ==> ou ainda entrar em contato com nossa equipe por WhatsApp, (CLICANDO AQUI!).

Turma(s)

Educação Infantil 2020-1 - Sábado

Data de Início: 21/03/2020

Dois sábados por mês: 08h às 17h

Previsão de duração: 13 meses

Carga horária: 420 horas


O IBFE - Instituto Brasileiro de Formação de Educadores é a Escola de Educação da Unità Faculdade.

(CLIQUE AQUI) para conferência no E-MEC.

Educação Infantil 2020-1 - Semanal

Data de Início: 30/03/2020 

Todas as segundas-feiras, das 19:00 às 22:30

Previsão de duração: 13 meses

Carga horária: 420 horas


O IBFE - Instituto Brasileiro de Formação de Educadores é a Escola de Educação da Unità Faculdade.

(CLIQUE AQUI) para conferência no E-MEC.

Público-alvo

Pedagogos, professores, orientadores, coordenadores, diretores escolares e pais que desejam tornar sua prática educacional um diferencial no mercado de trabalho a na atuação com as crianças de 0 a 6 anos. 

Metodologia

Aulas presenciais tendo como principal diferencial a conexão contínua entre a teoria e a prática, através dos seguintes métodos:

- Preparação prévia para as aulas;
- Estudos de Caso; troca de experiências
- Aulas expositivas;
- Discussões e debates em sala de aula.
-Exemplos de vida prática. 

Investimento e formas de pagamento

R$ 4.880,00 à vista,
16 x R$ 354,00 ou
20 x R$ 302,00
*Não cobramos taxa de matrícula


DESCONTO ESPECIAL PARA ESCOLAS PARCEIRAS
(CONSULTE AQUI)
se a escola em que você trabalha é nossa parceira e solicite à nossa equipe um cupom de desconto antes de realizar sua matrícula online. Envie um e-mail para campinas@ibfeduca.com.br com as seguintes informações:

         Assunto "Quero meu cupom de desconto" 
         No corpo do e-mail: Curso desejado e turma
         No anexo: Um comprovante de vínculo com a escola parceira. 


DESCONTO ESPECIAL PARA MATRÍCULAS ANTECIPADAS:
Até o dia 20/12/2019 - 50% de desconto adicional na primeira mensalidade*.
Até o dia 31/01/2020 - 25% de desconto adicional na primeira mensalidade*.

*Desconto não aplicado para pagamento à vista do valor total do curso.
* Para pagamento por meio de boleto, primeira mensalidade no ato da matrícula e demais parcelas com início no mês de começo das aulas.
* Para pagamento por meio de cartão de crédito, o valor do desconto é diluído no parcelamento e o início do pagamento das mesmas é imediato.


Condições especiais para pagamento por meio de cartão de crédito (pagamento recorrente): 3% de desconto adicional aplicado ao valor total do curso.
Observação: A opção "Pagamento recorrente" debita mensalmente o valor da parcela em sua fatura sem comprometer o limite do cartão com o valor total do curso. 


DOCUMENTOS NECESSÁRIOS (anexar ao realizar a matrícula online):

1 foto 3 x 4 digitalizada (PNG, JPG ou PDF) 
Cópia digital simples do CPF (frente e verso): PNG, JPG ou PDF 
Cópia digital simples do RG (frente e verso) : PNG, JPG ou PDF 
Cópia digital simples do comprovante de endereço (últimos 3 meses): PNG, JPG ou PDF 
Cópia digital simples do diploma da graduação (apresentar o original para validação no primeiro dia de aula)

Grade

Módulo Horas
FUTURO E TENDÊNCIAS NA EDUCAÇÃO -
PLANEJAMENTO DE CARREIRA -
TEORIA DA APRENDIZAGEM E O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL -
PEDAGOGIA DE PROJETOS E AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL -
A LINGUAGEM ARTÍSTICA E SUAS EXPRESSÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL -
CONSTRUÇÃO LINGUÍSTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: LINGUAGEM ORAL, ESCRITA E PENSAMENTO LÓGICO MATEMÁTICO -
LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL -
PSICOMOTRICIDADE -
NEUROCIÊNCIA DA EDUCAÇÃO E FUNÇÕES EXECUTIVAS -
EDUCAÇÃO INCLUSIVA -
EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL -
BERÇÁRIO -
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO -
CARGA HORÁRIA TOTAL 420

*O local e as datas das aulas acima estão sujeitos a alteração pela unidade.

Coordenador (a)

Debora Corigliano

Neuropsicopedagoga, Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional e em Neurociência da Educação (pelo IBFE).  Coordenadora nacional no IBFE da Pós Graduação em Ed. Infantil Professora no IBFE nos cursos de Psicopedagogia, Psicomotricidade, Educação Sócioemocional. Consultório Particular para atendimento na área da Psicopedagogia e Orientação Familiar. Assessoria Pedagógica em escolas particulares. Autora do livro " Orientando Pais, Educando Filhos" pela editora Autores Associados.  Idealizadora e tutora no EAD "Pais e filhos, uma parceria de sucesso" pela Rede Sec. XXI.  Youtuber  no canal " Orientando Pais, educando filhos".

Expandir

Docentes e Convidados

Daniel Simões Rebello

Graduação em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-CAMPINAS (2000), Mestre em Bioética pela Universidade do Vale do Sapucai - UNIVÁS(2010), possui Especializações em: Psicopedagogia institucional e clínico pelo Unisal (2012),  Pedagogia do Esporte Escolar pela UNICAMP (2006), Treinamento em Natação pelo Instituto Superior de Cultura Manoel Fajardo - Cuba (1999), Esportes Educacionais pela Universidade de Barcelona (2001).Atualmente é professor de Educação Física escolar do Colégio LICEU Nossa Senhora Auxiliadora - Campinas/SP, professor de graduação dos cursos de Educação Física e Pedagogia do UNISAL, professor dos cursos de pós-graduação do Unisal em Psicopedagogia e Educação Infantil na área de Psicomotricidade e Pedagogia social na área de animação sócio cultural, professor dos cursos de pós graduação do Instituto Brasileiro de Educação (IBFE) em Psicopedagogia e Alfabetização e letramento na área de Psicomotricidade.

Expandir

Eliane El Badouy Cecchettini

Experiência e formação: Badu como é conhecida no mercado, é publicitária, professora de Neuromarketing e coordenadora da Pós-Graduação de Economia Criativa da Inova Business School. Seus mais de 30 anos de carreira foram construídos em grandes grupos de comunicação como Editora Abril, Folha de S.Paulo e Sony Enterteniment Television e agências de propaganda atuando como Diretora de Planejamento e Mídia. Em sua trajetória profissional atendeu contas como Mc Donald's, Tetra Pak, 3M, FIAT, CPFL, Souza Cruz, Unilever, Johnson & Johnson, Internacional Paper entre outras. É consultora sênior de Futuro e Tendências da Inova Consulting e pesquisadora do comportamento, mecanismos de atenção e do consumo de mídia do jovem contemporâneo.

Expandir

Gabriela Menezes de Camargo

Pós-graduada em Neurociência Aplicada à Educação pelo IBFE - Instituto Brasileiro de Formação de Educadores. Pós-graduada em Alfabetização e Letramento e graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Uninter. Licenciada e bacharel em Educação Física pelo Centro Universitário Hermínio Ometto - Uniararas. Professora nos Cursos de Pós-graduação em Alfabetização e Letramento, Educação Inclusiva, Educação Socioemocional, Educação Infantil e Psicopedagogia Clínica e Institucional do IBFE. Experiência Profissional de 14 anos como, Professora de Educação Infantil, Professora de Ensino Fundamental I - Anos Iniciais, Professora de Educação Física Escolar e Coordenadora Pedagógica no Ensino Fundamental I - Anos Iniciais, nas redes pública e privada de ensino. Voluntária do Laboratório de Música e Neurociência, Projeto Música Viva na Associação Cândido Ferreira. Practitioner e Neuropractitioner em Programação Neurolinguística pela Sociedade Brasileira de Comunicação Emocional - SBCE. Co-criadora e Coordenadora Nacional da Pós-Graduação em Educação Positiva do IBFE. Certificada em Psicologia Positiva pelo Centro de Certificação em Psicologia Positiva - CEPPA. Pós-graduanda em Psicopedagogia Clínica e Institucional.

Expandir

Heloísa Helena Dias Martins Proença

Docente, Palestrante e Assessora Pedagógica. Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Pedagoga, especialista em Educação Infantil, especialista em Educação de Jovens e Adultos (EJA). Pesquisadora colaboradora do GEPEC - Grupo de Pesquisa em Educação Continuada - Faculdade de Educação/UNICAMP. Professora da pós-graduação do UNISAL - Liceu-Campinas e do IBFE (Instituto Brasileiro de Formação de Educadores). Formadora do Programa PNAIC/MEC pela UNICAMP (2014 e 2015) e pela UNESP (2016). Com mais de 30 anos de experiência na área educacional, nos segmentos da Educação Básica (Educação Infantil ao Ensino Fundamental), na coordenação pedagógica, na gestão escolar e na formação continuada de profissionais da educação em sistema públicos e particulares de ensino.

Expandir

João Rilton

Psicanalista Clínico, Master Trainer em Programação Neurolinguística, Pós-graduado em Neurociência Aplicada à Educação, Pós-graduado em Inovação em Educação. É sócio-fundador e Trainer da SBCE (Sociedade Brasileira de Comunicação Emocional), onde é o criador dos cursos NeuroPractitioner e Oratória de Alta-Performance. Coordena três cursos de pós-graduação no Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE). É um dos idealizadores, e atua como coordenador da pós-graduação em Neurociência Aplicada à Educação. Também coordena as pós em Educação Socioemocional e Psicopedagogia Clínica e Institucional (IBFE). Professor de "Comunicação Emocional aplicada à gestão de pessoas" no Pós-MBA da Inova Business School. É coordenador do Laboratório de Música e Neurociência da Associação Cândido Ferreira de Saúde Mental. É graduado em Composição Musical, trabalhou como pianista e compositor profissional. Atua no voluntariado como professor de Hatha-Yoga e Meditação na Associação Cândido Ferreira.


Expandir

Junior Cadima

Pedagogo pela Universidade Paulista, UNIP - Campinas. Pós-graduado em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Neurociência aplicada à Educação,  Pós-graduando em Psicomotricidade pelo Instituto Brasileiro de Formação de Educadores - IBFE - Campinas. Membro do Grupo de Estudos GERMINA, Coordenado pela Professora Viviane Louro (UFPE). Professor do curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional do IBFE - Campinas.Neuropsicopedagogo na Clínica Inclusione. Neuropsicopedagogo e Professor de bateria no Conservatório Carlos Gomes, Neuropsicopedagogo e Professor de Bateria na Escola de Música Drumfeel, Neuropsicopedagogo no Capsi Espaço Viver  - Projeto desenvolvido por meio do Instituto de Artes da Unicamp, e coordenado pela professora Adriana Mendes - em Sumaré. Realiza palestras e oficinas sobre "Música, Psicomotricidade e Inclusão". Presta consultoria e supervisão para profissionais da educação sobre o trabalho com a música como instrumento de desenvolvimento motor e cognitivo. 

Expandir

Maibí Fernanda Chesi Mascarenhas

Docente no ensino superior, especialista em gestão de pessoas, graduada em Pedagogia - licenciatura plena, com aperfeiçoamento em educação inclusiva e gestão educacional e atriz profissional regulamentada pelo SATED/ SP. Aperfeiçoamento em acessibilidade, LIBRAS e áudio descrição. Docente universitária na graduação em Pedagogia na UNIESP Fleming Campinas e nos cursos de pós-graduação de Psicopedagogia e Educação Inclusiva. Docente, gestora e atriz da Água Mágica Produções Artísticas e elaboradora de cursos, espetáculos, palestras e treinamentos lúdicos, educacionais e corporativos. Coordenadora de pós-graduação em Educação Inclusiva do Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE) e atuante na área de inclusão desde 2003.

Rodrigo Pires de Morais

Gestor Escolar. MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Graduado em Química pela USP/RP. Experiência de 22 anos na área de educação, atuando como Diretor Escolar (Anglo/Campinas e SEBCOC/Ribeirão Preto), Coordenador de Curso de EAD (Estácio/UniSEB), professor de Pós Graduação (FGV-Pós em Administração), Graduação (UniSEB-Licenciatura em Química), Ensino Médio e Pré-Vestibular. Consultor Pedagógico em Projetos Educacionais (Giral Viveiro de Projetos). Implantação e gerenciamento do curso de High School do Grupo SEB. Palestrante e conferencista.

Expandir

Vanessa Crecci

Doutora em Educação e graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Unicamp. Tem experiência como docente no ensino fundamental, no ensino superior e na formação continuada de professores. Atua como professora da escola básica e pós-graduação. Professora colaboradora do Mestrado Profissional da FE/Unicamp. No ano de 2012, realizou estágio de pesquisa na North Carolina State University (NCSU) junto ao grupo de educadores matemáticos do College of Education. Entre 2011 e 2016, atuou junto a coordenação do PPGE/Unicamp na elaboração dos relatórios de avaliação trienais e quadrienais submetidos à Capes. Em 2014, realizou estágio de pesquisa na Universidade de Alberta (UofA), Canadá. Assessora o Conselho Estadual de Educação de São Paulo (CEE/SP) para avaliação de cursos de Licenciatura. Em 2017, realizou estudos de pós-doutoramento na Universidade São Francisco (USF) no grupo Histórias de formação de professores que ensinam matemática (HIFOPEM). Atualmente orienta três pesquisas de mestrado.

Expandir

Eventos

Aguarde novidades!

Educação Infantil - Início das aulas semanais

No dia 30/03/2020, segunda-feira, começam as aulas do curso de pós-graduação em Educação Infantil. As aulas acontecem todas as segundas-feiras, das 19:00 às 22:30 e tem duração prevista de 13 meses. Para mais informações CLIQUE AQUI.

Continuar lendo

Educação Infantil - Início das aulas aos sábados

No dia 21/03/2020, sábado, começam as aulas do curso de pós-graduação em Educação Infantil. As aulas acontecem todas aos sábados, das 08:00 às 17:00 e tem duração prevista de 13 meses. Para mais informações CLIQUE AQUI.

Continuar lendo

Faça sua inscrição