Pós-graduação

Neurociência Aplicada à Educação (Março 2020)

Mensais de:

R$ 299,00

Sobre o Curso

Quais são os objetivos do curso?

O curso tem como objetivo formar educadores especializados em conhecimentos sobre o cérebro humano, e relacionar esses conhecimentos aos processos de memória, pensamento e aprendizagem. O curso oferece a possibilidade de melhor entender como o aluno aprende, e quais ferramentas podemos usar em prol desse benefício. A base de estudos neurocientíficos e estudos da área psicológica, que são pertinentes à educação, são abordados no curso afim de criar metodologias e projetos na área de educação que conectem Neurociência, Psicologia e Pedagogia, e que possam dialogar com as necessidades contemporâneas e futuras das instituições de ensino.

Você pode saber mais sobre o curso assistindo o vídeo  da Coordenadora Nacional do curso, (clique AQUI ou acesse o link ao lado).
Ou ainda entrar em contato com nossa equipe por WhatsApp, (CLICANDO AQUI!).

Onde serão as aulas?

Na nossa unidade de Guarulhos que fica na Av. Pres. Humberto de Alencar Castelo Branco, 2687 - Vila Augusta - Guarulhos (No Colégio Carbonell).

O curso é presencial?

Sim, todos os nossos cursos são presenciais.

Turma(s)

Neurociência Aplicada à Educação - Turma Guarulhos 2020-01

Turma Semanal:

Data de Início 24/03/2020

Horário das Aulas: 19h às 22h30
Dia da semana: Terça-feira
Duração: 13 meses de aula (420 horas)


Turma Quinzenal:

Data de início 28/03/2020

Horário das Aulas: 8h30 às 16h30
Dia da semana: Sábado
Duração: 13 meses de aula (420 horas)


*Aulas presenciais na Unidade IBFE Guarulhos.
*Férias no mesmo período escolar.



Público alvo

Para quem se destina esse curso?

Professores de todas as áreas, coordenadores, supervisores, diretores, psicopedagogos, psicólogos e profissionais que trabalham na área de educação ou que queiram aprimorar os seus conhecimentos sobre cérebro e aprendizagem.

Metodologia

Como serão as aulas e o que eu vou aprender em cada módulo?

- Preparação prévia para as aulas;
- Estudos de Caso;
- Aulas expositivas;
- Discussões e debates em sala de aula.
Confira a descrição de cada um dos módulos do curso AQUI. =)

Esse curso é reconhecido pelo MEC?

Sim, abaixo mais informações:
A certificação, em cumprimento da portaria publicada em 09/04/2018, será pela Unità Faculdade. Acesse o link abaixo.
Unità Faculdade: Clique AQUI para ver a Conferência no E-MEC
O Instituto Brasileiro de Formação de Educadores - IBFE é a Escola de Educação da Unità Faculdade.

Informações Gerais

Qual é o Valor de Investimento?

R$ 4.990,00 à vista,
16 parcelas de R$ 358,00 ou
20 parcelas de R$ 299,00 

Tem algum tipo de desconto?

- Professores de Escolas Parceiras 15% (saiba como ser escola parceira pelo e-mail guarulhos@ibfeduca.com.br)
- Ex alunos IBFE 10%
- Grupo de 04 pessoas (no mesmo curso ou não) 10% para cada aluno
OBS: Os descontos acima não são cumulativos.

DESCONTO ESPECIAL PARA MATRÍCULAS ANTECIPADAS:

Até o dia 30/11/2019 - 75% de desconto adicional na primeira mensalidade*.
Até o dia 20/12/2019 - 50% de desconto adicional na primeira mensalidade*.
Até o dia 31/01/2020 - 25% de desconto adicional na primeira mensalidade*.

*Desconto não aplicado para pagamento à vista do valor total do curso. Primeira mensalidade no ato da matrícula e demais parcelas com início no mês de começo das aulas.

Qual é a forma de pagamento?

Pagamentos através de boleto bancário.

O que preciso para me matricular?

- Ficha de Inscrição preenchida e assinada (clique AQUI para baixar a ficha e nos envie no e-mail guarulhos@ibfeduca.com.br);
- 01 Cópia autenticada do Diploma de conclusão de curso superior válido ou reconhecido no Brasil;
- 01 Cópia do Histórico escolar do curso superior;
- 01 Cópia do Comprovante de Residência;
- 01 Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento;
- 01 Cópia do CPF (não pode ser CNH);
- 01 Cópia do RG (não pode ser CNH);
- 01 Foto 3x4 (recente).

EU QUERO! Como fazer a inscrição?

Pode ser na nossa unidade presencialmente ou online, enviando a ficha de inscrição (AQUI) e no e-mail guarulhos@ibfeduca.com.br que entraremos em contato para dar continuidade na sua matrícula.
* Turmas serão confirmadas uma semana antes do início das aulas.

Grade

Módulos
FUTURO E TENDÊNCIAS NA EDUCAÇÃO
PLANEJAMENTO DE CARREIRAS
NEUROBIOLOGIA
NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO 1
NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO 2
NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO 3
PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA 1
PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA 2
ESTUDOS DO COMPORTAMENTO 1
ESTUDOS DO COMPORTAMENTO 2
MÚSICA E NEUROCIÊNCIA
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

*O local e as datas das aulas acima estão sujeitos a alteração pela unidade.

Coordenador (a)

João Rilton

Psicanalista Clínico, Master Trainer em Programação Neurolinguística, Pós-graduado em Neurociência Aplicada à Educação, Pós-graduado em Inovação em Educação. É sócio-fundador e Trainer da SBCE (Sociedade Brasileira de Comunicação Emocional), onde é o criador dos cursos NeuroPractitioner e Oratória de Alta-Performance. Coordena três cursos de pós-graduação no Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE). É um dos idealizadores, e atua como coordenador da pós-graduação em Neurociência Aplicada à Educação. Também coordena as pós em Educação Socioemocional e Psicopedagogia Clínica e Institucional (IBFE). Professor de "Comunicação Emocional aplicada à gestão de pessoas" no Pós-MBA da Inova Business School. É coordenador do Laboratório de Música e Neurociência da Associação Cândido Ferreira de Saúde Mental. É graduado em Composição Musical, trabalhou como pianista e compositor profissional. Atua no voluntariado como professor de Hatha-Yoga e Meditação na Associação Cândido Ferreira.


Expandir

Docentes e Convidados

Adriana Gonzalez Valera

Bacharel em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997), Mestre em Farmacologia pela Universidade Federal de São Paulo (2000), e Doutora em Ciências com ênfase em Neurociências pela Universidade de São Paulo (2004). Realizou o Pós-Doutoramento na área de Neurodegeneração na Universidade Autónoma de Madrid (2005-2007). Já atuou como pesquisadora científica na USP e UNIFESP. Possui vários artigos publicados em revistas nacionais e internacionais. E, atualmente, é professora da Pós-graduação em Neurociência aplicada à Educação no IBFE, da Pós-graduação em Neuropsicofarmacologia na USCS, e palestrante na área de Neurociência e Educação Socioemocional.

Expandir

Alexandre Hilário Berenguer de Matos

 Graduado em Ciências Biológicas - Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus Luiz Meneghel (2009). Mestre (2013) e Doutor (2018) em Ciências com ênfase em Neurociência pelo curso de Fisiopatologia Médica pela Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Humana e Médica, Biologia Molecular, Neurobiologia e Fisiologia. Atua profissionalmente como docente da pós-graduação do Instituto Brasileiro de Formação de Educadores, lecionando a disciplina de Neurobiologia.

Expandir

Alexandre Rezende

Experiência e formação: Biólogo graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, mestre e doutor em Morfofisiologia do Sistema Nervoso pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. De 2002 a 2009 desenvolveu projeto de pesquisa na área de Neurobiologia enfatizando o estudo da neuroregeneração em doenças neurodegenerativas e neurotraumas pelo Departamento de Fisiologia e Biofísica da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Atualmente, atua na área de Neurociência aplicada a Educação pela PUC-Campinas e pelo Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE). Atua também como professor de Fisiologia, Biofísica, Histologia, Biologia Celular e Processo Ensino-Aprendizagem na Vida Universitária junto a Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Desde 2013 desenvolve na PUC-Campinas, Prática de Formação visando o estudo do cérebro na aprendizagem e memória, intitulada Neurociência e Educação. É professor de Neurofisiologia no curso de Pós-Graduação em Neuropsicologia da Infância e da Adolescência junto a Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Professor de Neuromarketing na Inova Business School. Além disso, é o professor responsável do curso de extensão Mente, Cérebro e Envelhecimento junto a Universidade da Terceira Idade da PUC-Campinas, desde 2014.

Expandir

Carolina Defilippi

Experiência e formação: Possui graduação em Ciencias Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Pós Graduação em Direito pelo Centro Universitário Salesiano e Pós Graduação em Direito pelo Instituto de Pós Graduação. É mestre em Educação pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo. Atualmente é advogada criminalista e coordenadora geral do Proordem. Tem experiência também na área de Direito, com ênfase em Direito Penal e na preparação de discentes para a Prova da Ordem dos Advogados do Brasil e Concursos Públicos em geral. Tem experiência na área de Educação, especialmente em Educação para Nativos Digitais.

Expandir

Cassiano Lima

Mestrando em Educação - UNESP / Bauru, especializado em Música e Movimento - SAN FRANCISCO INTERNATIONAL ORFF COURSE (EUA) e graduado em Música - UNICAMP.

Daiane de Oliveira Fontes

Mestre em Ciências pelo programa de Neurociências e Comportamento do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Bacharel em Gerontologia pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo- EACH-USP.
Experiência em pesquisa neurocientífica, com ênfase no estudo de processos de neuroplasticidade do Sistema Nervoso Central e Reabilitação Motora. Realização de estudos em parceria com o Laboratório de Genética e Cardiologia Molecular do InCor HC-FMUSP.
Também experiência em pesquisas relacionadas a Neurociências e Educação. 
Atuação Docente em cursos de Pós-Graduação presencial em Neuropsicopedagogia e docente de cursos de graduação em Pedagogia, e pós-graduação em Psicopedagogia EAD. 
Palestrante dos temas: Tipos de neurônio, condução de sinais elétricos e células da glia; Doença de Alzheimer e Psicogerontologia. 

Expandir

Daniel Pires Rodrigues Nunes

Terapeuta desde 2007, Naturólogo pela Universidade Unisul, Especialista em Psicologia Junguiana pelo Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa - IJEP, Professor da disciplina Estudos do Comportamento da Pós-graduação em neurociência Aplicada à Educação do Instituto Brasileiro de Formação de Educadores.

Eliane El Badouy Cecchettini

Experiência e formação: Badu como é conhecida no mercado, é publicitária, professora de Neuromarketing e coordenadora da Pós-Graduação de Economia Criativa da Inova Business School. Seus mais de 30 anos de carreira foram construídos em grandes grupos de comunicação como Editora Abril, Folha de S.Paulo e Sony Enterteniment Television e agências de propaganda atuando como Diretora de Planejamento e Mídia. Em sua trajetória profissional atendeu contas como Mc Donald's, Tetra Pak, 3M, FIAT, CPFL, Souza Cruz, Unilever, Johnson & Johnson, Internacional Paper entre outras. É consultora sênior de Futuro e Tendências da Inova Consulting e pesquisadora do comportamento, mecanismos de atenção e do consumo de mídia do jovem contemporâneo.

Expandir

Gabriela Menezes de Camargo

Pós-graduada em Neurociência Aplicada à Educação pelo IBFE - Instituto Brasileiro de Formação de Educadores. Pós-graduada em Alfabetização e Letramento e graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Uninter. Licenciada e bacharel em Educação Física pelo Centro Universitário Hermínio Ometto - Uniararas. Professora nos Cursos de Pós-graduação em Alfabetização e Letramento, Educação Inclusiva, Educação Socioemocional, Educação Infantil e Psicopedagogia Clínica e Institucional do IBFE. Experiência Profissional de 14 anos como, Professora de Educação Infantil, Professora de Ensino Fundamental I - Anos Iniciais, Professora de Educação Física Escolar e Coordenadora Pedagógica no Ensino Fundamental I - Anos Iniciais, nas redes pública e privada de ensino. Voluntária do Laboratório de Música e Neurociência, Projeto Música Viva na Associação Cândido Ferreira. Practitioner e Neuropractitioner em Programação Neurolinguística pela Sociedade Brasileira de Comunicação Emocional - SBCE. Co-criadora e Coordenadora Nacional da Pós-Graduação em Educação Positiva do IBFE. Certificada em Psicologia Positiva pelo Centro de Certificação em Psicologia Positiva - CEPPA. Pós-graduanda em Psicopedagogia Clínica e Institucional.

Expandir

Giulia Marinho

Graduada em ciências biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Mestre em biologia funcional e molecular com ênfase em bioquímica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e pôs graduanda em Neurociência aplicada a Educação pelo Instituto Brasileiro de Formação de Educadores. Autora de material didático de Ciências da Natureza para ensino fundamental II e professora do ensino fundamental e médio.

Itamar Sena

Formado em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo e Pedagogia pela Faculdade Paulista, especialista em Direitos Coletivos e Difusos, Direito Educacional e no Uso de Tecnologia em Sala de Aula, atuou como coordenador de projetos educativos e estudo do meio na empresa Pé na Estrada Atividade Educativa, professor de Educação Infantil no município de São Bernardo do Campo e professor de Ensino Fundamental I nos municípios de Diadema e São Bernardo do Campo, foi formador e consultor de projetos voltados à Inovação Tecnológica em Escolas Públicas da Fundação Lemann, atuou como Assistente de coordenação na Secretaria de Educação de Diadema nos segmentos Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), atualmente é Assistente do Departamento de Formação e Acompanhamento Pedagógico da Prefeitura de Diadema-SP.


Expandir

João Rilton

Psicanalista Clínico, Master Trainer em Programação Neurolinguística, Pós-graduado em Neurociência Aplicada à Educação, Pós-graduado em Inovação em Educação. É sócio-fundador e Trainer da SBCE (Sociedade Brasileira de Comunicação Emocional), onde é o criador dos cursos NeuroPractitioner e Oratória de Alta-Performance. Coordena três cursos de pós-graduação no Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE). É um dos idealizadores, e atua como coordenador da pós-graduação em Neurociência Aplicada à Educação. Também coordena as pós em Educação Socioemocional e Psicopedagogia Clínica e Institucional (IBFE). Professor de "Comunicação Emocional aplicada à gestão de pessoas" no Pós-MBA da Inova Business School. É coordenador do Laboratório de Música e Neurociência da Associação Cândido Ferreira de Saúde Mental. É graduado em Composição Musical, trabalhou como pianista e compositor profissional. Atua no voluntariado como professor de Hatha-Yoga e Meditação na Associação Cândido Ferreira.


Expandir

José Francisco Aparecido

Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - SP (2006). Graduado em Pedagogia pela Universidade Paulista (2002). Formado em Artes Cênicas e Mímica pela Youth With a Mission, Tyler Texas-EUA., Diretor do Colégio Objetivo de Campinas Unidade São Bernardo (CEKETEC), professor universitário nos cursos de graduação e pós-graduação. Ministrou aulas nas faculdades de Educação, Música, Teologia, Filosofia e Artes Cênicas.  Ator, Diretor Teatral e Escritor. Atuou como docente e na coordenação pedagógica nos seguintes níveis: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Superior. 

Expandir

Junior Cadima

Pedagogo pela Universidade Paulista, UNIP - Campinas. Pós-graduado em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Neurociência aplicada à Educação,  Pós-graduando em Psicomotricidade pelo Instituto Brasileiro de Formação de Educadores - IBFE - Campinas. Membro do Grupo de Estudos GERMINA, Coordenado pela Professora Viviane Louro (UFPE). Professor do curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional do IBFE - Campinas.Neuropsicopedagogo na Clínica Inclusione. Neuropsicopedagogo e Professor de bateria no Conservatório Carlos Gomes, Neuropsicopedagogo e Professor de Bateria na Escola de Música Drumfeel, Neuropsicopedagogo no Capsi Espaço Viver  - Projeto desenvolvido por meio do Instituto de Artes da Unicamp, e coordenado pela professora Adriana Mendes - em Sumaré. Realiza palestras e oficinas sobre "Música, Psicomotricidade e Inclusão". Presta consultoria e supervisão para profissionais da educação sobre o trabalho com a música como instrumento de desenvolvimento motor e cognitivo. 

Expandir

Leandro Dias de Souza

Professor Especialista em Educação Musical (Claretiano), Bacharel em Música (FMU-FAAM), Pós-Graduando em Neurociência aplicada a educação (IBFE). Practitioner e NeuroPractitoner em Programação Neurolinguística (SBCE) e membro da Sociedade Brasileira de Comunicação Emocional (SBCE).

Luis Rasquilha

Experiência e formação: Presidente & CEO da Inova Consulting; Membro Conselheiro do G100 Brasil; Advisory Board Member do Capitual; Colunista do MIT Sloan Management Brasil; Professor Convidado da FIA (Fundação Instituto de Administração); Professor Convidado da FDC (Fundação Dom Cabral); Professor Convidado do Hospital Albert Einstein; Managing Director do WIN (Worldwide Innovation Network); Autor e coautor de 20 livros sobre Marketing, Comunicação, Futuro, Tendências e Inovação. Orador TEDx. 20 anos de
experiência em consultoria nas áreas de comunicação, marketing, estratégia, futuro, tendências e inovação com atuação na Europa, EUA, África e América do Sul, tendo trabalhado com 10 das 50 empresas mais inovadoras do mundo.
Formação Acadêmica: Harvard Business School (USA) - Disruptive Strategy & Innovation Executive Program; Burrus Research (USA) - The Antecipatory Leader System; Copenhagen Business School (Denmark) - Advance Program in Strategic Management; Inova Business School - Programa de Conselheiro Trendsinnovation; Inova Business School - Pós-MBA; Stanford University (USA) - Crash Course on Creativity & Design Thinking Action Lab; Universidade Católica Portuguesa - Programa Avançado | Master em Empreendedorismo e Gestão da Inovação (PAEGI); Instituto Superior de Gestão - Pós-graduação em Gestão de Empresas; INDEG/ISCTE - MBA; Universidade Católica Portuguesa - Pós-graduação em Marketing - Especialização em Marketing de Serviços; Instituto Superior de Novas Profissões - Graduação em Relações Públicas e Publicidade.

Expandir

Marcella Bergamini de Baptista

Graduada em biomedicina pela Universidade Metodista de São Paulo (2009), mestre em Ciências Médicas (2013) e doutora em Ciências (2017) pela Universidade Estadual de Campinas com estágio na Università degli studi di Padova (Itália). De 2009 a 2017 estudou e desenvolveu projetos com doenças neurodegenerativas raras. Demonstrou a viabilidade do zebrafish como um modelo animal para o estudo de alterações neurológicas da gangliosidose GM1.  Tem experiência na área de genética molecular, humana e médica, com ênfase em doenças raras, tecnologias para silenciamento da expressão gênica e avaliação fenotípica de modelos animais com doenças neurodegenerativas.

Expandir

Marcelo Veras

Experiência e formação: Presidente da Inova Business School. Sócio e membro do conselho da Inova Consulting. Conselheiro da SBCE - Sociedade Brasileira de Comunicação Emocional. Professor de Planejamento de carreira na Inova Business School. Mentor do Founder Institute. Experiência de 30 anos em empresas tais como: Rede Positivo, Souza Cruz, Claro, TIM, ESPM, ESAMC, Inova Consulting, Atmo Educação e Unità Educacional. Autor e coautor de cinco livros: Métodos de Ensino para Nativos Digitais (2010), Gestão de Carreira e Competências (2014), SBB - Strategic Building Blocks (2017),Inovação em sala de aula (2018), Tempo de Compartilhar (2018) e Educação 4.0 (2019).

Graduado em Engenharia Química, com Pós-Graduação em Gestão de Produção, MBA Executivo em Marketing. MBA Executivo em Gestão de Negócios. Pós MBA em Finanças. Conselheiro TrendsInnovation certificado.

Expandir

Míriam Celi de Souza Nunes

Bacharel em Ciências Biológicas (2010) e Mestre em Biotecnologia (2013) pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atualmente cursando doutorado em Ciências Médicas - Genética Médica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, início em 2016). Atua profissionalmente como docente da Pontifícia Universidade Católica de Campinas desde 2014, lecionando as disciplinas Bioinformática e Biologia Forense.

Renato Jannuzzi Cecchettini

Experiência e formação: Graduado em Engenharia Civil, pós graduado em Gestão pela FAAP e MBA em Gestão na FAAP/Wharton. É professor das áreas de Marketing, Neuromarketing, Inteligência de Mercado, Estratégia e Ecommerce tanto em cursos de graduação como em cursos de pós-graduação e MBA. Atuou 15 anos na área de saúde suplementar. Possui especialização de Geração de Modelo de Negócios (BMGen) pela ESPM e também atua em iniciativas Startups e de Inovação. É diretor da BADU+COP, empresa de consultoria empresarial, das áreas de Branding, Inteligência em Mídia e Planejamento / Ativação de negócios no Brasil e Itália.

Expandir

Saulo Brasileiro Garcia Moreira Gomes

Psicólogo Clínico (CRP: 06/133657) e analista junguiano com experiência em atendimentos com crianças e adultos.

Especialista em Práticas Clínicas Mediadas por Tecnologias pela Casa dos Insights. Palestrante. Coordenador de grupos de estudos em Psicologia Analítica. Experiência como pesquisador.

Tom Soares

Psicólogo clinico formado pela Universidade Paulista, com formação em psicoterapia comportamental clínica, certificado em Coaching com Robert Dilts (Crise, Transição e Transformação),  Trainer em PNL - certificado pela Actius. Consultor de empresas com foco em Gestão Sistêmica e Constelações Estruturais Sistêmicos (SySt®) pela Geiserwork - Uruguai.

Faça sua inscrição

Chat