Objetivos

Este curso caracteriza-se por uma abordagem multi e interdisciplinar bastante prática, que visa capacitar professores de todas as disciplinas a utilizar ferramentas tecnológicas presentes em seu cotidiano para criar materiais didáticos e cursos digitais. 

Os alunos/professores são convidados a elaborar materiais diversos e organizá-los em uma plataforma de gestão de aprendizagem virtual, o CANVAS.

Para tal, o curso é todo baseado nesta plataforma, de modo que os participantes poderão conhecê-la tanto do ponto de vista do aluno como do ponto de vista do professor e designer do curso.

Além da criação de materiais didáticos, serão abordadas também a criação das sequências didáticas que os utilizam, buscando dar ao participante conhecimentos e experiências que lhe permitam tornar tais recursos parte integrante de seu cotidiano de educador. 

O foco é na utilização de ferramentas tecnológicas (hardware e software) para a criação de aulas e cursos modernos, dinâmicos e envolventes para alunos que convivem com tais recursos. 

Diferenciais da Pós-graduação do IBFE


• Disciplina Métodos de Ensino Para Nativos Digitais em todos os cursos;

• Disciplina Planejamento de Carreira em todos os cursos;

• Disciplina Futuro e Tendências na Educação em todos os cursos.

Turma(s)

Ensino Híbrido 2018-1

Data de Início: 20/03/2018

Todas as Terças-feiras das 19:00 às 22:30 

Previsão de Duração: 13 meses 

Carga Horária: 422 horas

Público alvo

O Curso em Ensino Híbrido - Tecnologia como ferramenta de produtividade de professor e aluno se destina a professores, orientadores, coordenadores e diretores escolares que desejam tornar sua prática educacional mais próxima do contexto tecnológico atual.

Metodologia

Este curso tem como premissa aprender sobre Blended Learning (Ensino híbrido) em situações que utilizam esta modalidade de ensino para criar cursos em sua instituição. Por meio de diferentes estratégias e materiais de apoio, utilizando recursos tecnológicos presentes no cotidiano de todos nós, seja na escola, seja no trabalho, seja na vida pessoal, serão vivenciadas situações de aprendizagem que podem ser reproduzidas em outras situações com seus próprios alunos: aulas expositivas e dialogadas, leituras e discussões de textos teóricos, debates, criação de materiais didáticos digitais e sua apresentação, trabalho cooperativo, seminários e outras. É um curso que busca contribuir para a prática cotidiana de professores por meio do uso da tecnologia como ferramenta de produtividade pessoal. Ao final do curso, o aluno terá elaborado um curso virtual baseado no Canvas, com diversos tipos de materiais digitais, que poderá ser replicado em sua escola em outras disciplinas e séries.


O IBFE - Instituto Brasileiro de Formação de Educadores é o Centro de estudo em Educação da Unità Faculdade. Clique no link abaixo para ter acesso a todas as informações do MEC (Ministério da Educação).

Investimento

16x de R$ 331,00 (boleto, cheque ou cartão de crédito) ou

20x de R$ 275,00 (boleto, cheque ou cartão de crédito).

À vista: 4.505,00

Descontos especiais:

- 10% para grupos de 4 alunos

- 15% para escolas parceiras (seja uma escola parceira, entre em contato conosco)

- Até o dia 30/12/2017 - 50% de desconto adicional na primeira mensalidade*.

- Até o dia 30/01/2018 - 25% de desconto adicional na primeira mensalidade*. 

*Desconto não aplicado para pagamento à vista do valor total do curso. Primeira mensalidade no ato da matrícula e demais parcelas com início no mês de começo das aulas.


O que preciso para me matricular?

1 foto 3 x 4

Cópia simples do CPF

Cópia simples do RG

Cópia simples do comprovante de endereço

Cópia simples da certidão de nascimento/casamento 

Cópia autenticada do diploma da graduação

Cópia simples do histórico escolar (graduação)


Encerramento das inscrições e confirmação da abertura da turma: 7 dias úteis antes da data de início do curso.

Grade

Módulo Horas
INTRODUÇÃO AO ENSINO HÍBRIDO -
PERSONALIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM -
PLANEJAMENTO DE UM CURSO COM ENSINO HÍBRIDO - MODELOS E SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS -
TECNOLOGIA - CANVAS -
PLANEJAMENTO DE CURSO NO CANVAS -
CURADORIA DE CONTEÚDO -
PRODUÇÃO DE CONTEÚDO (PARTES I E II) -
CAIXA DE FERRAMENTA DO PROFESSOR E ALUNO -
IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO DO CURSO -
FUTURO E TENDÊNCIAS NA EDUCAÇÃO -
MÉTODOS DE ENSINO PARA NATIVOS DIGITAIS -
PLANEJAMENTO DE CARREIRA -
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO -
CARGA HORÁRIA TOTAL 422

*O local e as datas das aulas acima estão sujeitos a alteração pela unidade.

Coordenador

Carlos Eduardo Godoy

Bacharel e licenciado em Ciências Biológicas pela USP (1984), professor e coordenador pedagógico de Ciências da Natureza / Tecnologia Educacional na Escola Móbile, entusiasta da tecnologia como ferramenta de produtividade pessoal e de aprendizagem. Finalista do Prêmio Educador Nota 10, ano 2017, promovido pela Fundação Victor Civita. Pesquisa continuamente novas estratégias de ensino-aprendizagem nas quais o aluno é protagonista no enfrentamento de situações-problema. Utiliza a plataforma Canvas (Instructure) como base para a interação com alunos do Ensino Fundamental II em situações de Ensino Híbrido, estendendo a atuação do professor para além dos limites espaciais e temporais da sala de aula. Atua com formação /  capacitação de professores desde 2003.

Experiência em:

* Ensino de Ciências da Natureza / Currículo, Teoria e Prática.

* Formação de professores de Ciências.

* Elaboração do currículo de Ciências da Natureza, do 1o ao 9o anos do Ensino Fundamental (STEAM / NGSS / Framework for Science Education).

* Mapeamento conceitual / Gestão do Conhecimento.

* Aprendizagem baseada em problemas.

* Educação para a sustentabilidade / Educação ambiental.

* Interação em Comunidades Virtuais de Aprendizagem.

* Planejamento, construção e administração de Comunidades Virtuais de Aprendizagem.

* Criação e gestão de cursos utilizando o LMS Canvas, da Instructure.

* Treinamento / Capacitação de professores e alunos para uso de tecnologia como ferramenta educacional.

* Uso das TICs na educação, integrando diferentes tecnologias na elaboração de material didático e atividades variadas.

Expandir

Docentes e Convidados

Alexandre Rezende

Biólogo graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, mestre e doutor em Morfofisiologia do Sistema Nervoso pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. De 2002 a 2009 desenvolveu projeto de pesquisa na área de Neurobiologia enfatizando o estudo da neuroregeneração em doenças neurodegenerativas e neurotraumas pelo Departamento de Fisiologia e Biofísica da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Atualmente, atua na área de Neurociência aplicada a Educação pela PUC-Campinas e pelo Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE). Atua também como professor de Fisiologia, Biofísica, Histologia, Biologia Celular e Processo Ensino-Aprendizagem na Vida Universitária junto a Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Desde 2013 desenvolve na PUC-Campinas, Prática de Formação visando o estudo do cérebro na aprendizagem e memória, intitulada Neurociência e Educação. É professor de Neurofisiologia no curso de Pós-Graduação em Neuropsicologia da Infância e da Adolescência junto a Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Professor de Neuromarketing na Inova Business School. Além disso, é o professor responsável do curso de extensão Mente, Cérebro e Envelhecimento junto a Universidade da Terceira Idade da PUC-Campinas, desde 2014.

Expandir

Faça sua inscrição