Docentes e Convidados

Adriana Amore

Pedagoga, pós-graduada em  Psicopedagogia, cursando Docência e Gestão no Ensino Superior. Atua como professora na Rede Municipal de Santos, coordena o Ensino  Fundamental 1 de escola privada e ministra cursos de formação de professores na área de linguagem, aquisição da língua escrita, leitura e produção textual.

Adriana Gonzalez Valera

Bacharel em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997), Mestre em Farmacologia pela Universidade Federal de São Paulo (2000), e Doutora em Ciências com ênfase em Neurociências pela Universidade de São Paulo (2004). Realizou o Pós-Doutoramento na área de Neurodegeneração na Universidade Autónoma de Madrid (2005-2007). Já atuou como pesquisadora científica na USP e UNIFESP. Possui vários artigos publicados em revistas nacionais e internacionais. E, atualmente, é professora da Pós-graduação em Neurociência aplicada à Educação no IBFE, da Pós-graduação em Neuropsicofarmacologia na USCS, e palestrante na área de Neurociência e Educação Socioemocional.

Expandir

Adriana Saragiotto dos Santos Rigoletto

Graduada em pedagogia e pós-graduada em psicopedagogia e arte terapia.
Especialista em neuropsicologia aplicada a neurologia infantil, em psimotricidade, em  educação infantil e fundamental.
Ministrou o curso  Formação em Psicomotricidade, no Instituto Pieron e na Clínica Lição de Casa em Campinas. (10 anos)
Foi professora em escolas rurais, municipais, estaduais e particulares, assim como coordenadora pedagógica.
Atuou como psicopedagoga e psicomotricista por 15 anos em centros de equoterapia.
Atualmente faz atendimento clínico domiciliar e institucional e presta assessoria psicopedagogica em escolas particulares em Jaguariúna.

Expandir

Adriana Turchetti Pinto de Moura

Convidado

Psicóloga especialista em Neuropsicologia pela USP com aprimoramento em Reabilitação Cognitiva.
Mediadora do Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI) de Reveu Feuerstein.
Experiência profissional como psicóloga clínica (psicoterapia, avaliações e tratamento de crianças, adolescentes, adultos e idosos) e como professora em cursos de formação e especialização, além de grupos de estudo e supervisões.

Adriano Rolindo

Doutorando na área de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte pelo programa de pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, com mestrado na mesma área e instituição. Pós-graduado em nível lato sensu em gestão educacional pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas em 2007 e pela Faculdade Anhembi Morumbi em 2010, graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Atualmente é diretor titular de cargo na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, atuando na E.E. Dr. Manoel Alexandre Marcondes Machado em Campinas, desde 2007 e professor no Instituto Brasileiro de Formação de Educadores.

Expandir

Agda Malheiro Ferraz de Carvalho

Profa. Ms. Agda Malheiro Ferraz de Carvalho. Doutoranda em Educação: Psicologia da Educação (PUCSP). Mestre pelo mesmo programa. Professora na Educação Básica e no Ensino Superior, formadora de educadores e pesquisadora no Grupo Atividade Docente e Subjetividade (CNPq).


Alcielle dos Santos

DOUTORANDA no Programa Psicologia da Educação da PUC/SP. MESTRE EM EDUCAÇÃO, programa Formação de Formadores da PUC/SP. Pós-graduada em Aprendizagem Cooperativa e Tecnologia Educacional pela Universidade Católica de Brasília. Licenciada em PEDAGOGIA, também possui graduação em DIREITO pela Universidade Católica de Santos e em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS pela Fundação Lusíada. Atualmente é professora universitária e atua como formadora de professores e equipes pedagógicas.

Expandir

Alexandre Hilário Berenguer de Matos

 Graduado em Ciências Biológicas - Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus Luiz Meneghel (2009). Mestre (2013) e Doutor (2018) em Ciências com ênfase em Neurociência pelo curso de Fisiopatologia Médica pela Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Humana e Médica, Biologia Molecular, Neurobiologia e Fisiologia. Atua profissionalmente como docente da pós-graduação do Instituto Brasileiro de Formação de Educadores, lecionando a disciplina de Neurobiologia.

Expandir

Alexandre Rezende

Experiência e formação: Biólogo graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, mestre e doutor em Morfofisiologia do Sistema Nervoso pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. De 2002 a 2009 desenvolveu projeto de pesquisa na área de Neurobiologia enfatizando o estudo da neuroregeneração em doenças neurodegenerativas e neurotraumas pelo Departamento de Fisiologia e Biofísica da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Atualmente, atua na área de Neurociência aplicada a Educação pela PUC-Campinas e pelo Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE). Atua também como professor de Fisiologia, Biofísica, Histologia, Biologia Celular e Processo Ensino-Aprendizagem na Vida Universitária junto a Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Desde 2013 desenvolve na PUC-Campinas, Prática de Formação visando o estudo do cérebro na aprendizagem e memória, intitulada Neurociência e Educação. É professor de Neurofisiologia no curso de Pós-Graduação em Neuropsicologia da Infância e da Adolescência junto a Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Professor de Neuromarketing na Inova Business School. Além disso, é o professor responsável do curso de extensão Mente, Cérebro e Envelhecimento junto a Universidade da Terceira Idade da PUC-Campinas, desde 2014.

Expandir

Aline Paes de Barros

Mestra em Educação: Currículo e graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP . Trabalhou na ABEC/ Marista como educadora social desenvolvendo projetos para a primeira infância, na gestão dos abrigos do município de Santo André por meio do NECA (Associação dos Pesquisadores de Núcleos de Estudos e Pesquisas sobre a Criança e o Adolescente), coordenou e implantou o Centro Educacional Marista em Curitiba, atuou como professora Universitária no curso de Pedagogia do Programa PARFOR da PUC/SP. Autora de capítulos de livros sobre Gestão Democrática e Educação Infantil. Realizou avaliações de projetos de educação infantil pela MOVE Social, atuou como coordenadora pedagógica e educacional no Centro Social Marista Irmão Justino e atualmente é diretora do Centro Social Marista Robru, na zona leste de São Paulo.

Expandir

Ana Cristina Fonseca

Orientadora Pedagógica da Prefeitura Municipal de Campinas. Mestre em Formação de Professores pela PUC Campinas e Pós-graduada em Gestão Educacional pela Unicamp. Professora de Pós-graduação em Educação Infantil pelo Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE) nas cidades de Campinas, Guarulhos e São Paulo. Blogueira no Site avosemnocao onde compartilha experiências de educação e criação de filhos. Participou de programas de TV como Encontro e Mulher.com sempre com temáticas envolvendo educação criança e filhos.

Expandir

Ana Maria Antunes de Campos

Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Neuropsicopedagoga, Pedagoga, Psicopedagoga, Especialista em Ensino Lúdico, Pós-Graduada em Didática e Tendências Pedagógicas. Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade de Guarulhos (2007). Tem experiência na área de Educacional, com ênfase em Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula, Formação de Educadores. Pesquisadora em Educação Matemática, Discalculia e Dificuldades de Aprendizagem. Autora de artigos e livros na área educacional, dentre eles: Discalculia: superando as dificuldades de aprender matemática; Raciocínio Lógico: atividades para auxiliar crianças e adolescentes e Jogos matemáticos: uma nova perspectiva para Discalculia, todos publicado pela Editora WAK.

Expandir

Ana Paula Gaspar

Licenciada em História, especialista em Comunicação Digital e mestre em Design. Atua há 12 anos em torno da transformação digital. Nos primeiros 6 anos trabalhou para museus e fundou a startup Mutz. Tem experiências internacionais no Vale do Silício e Londres em aceleradores e centros de inovação. Nos últimos 6 anos vem trabalhando como consultora para empresas de design de serviços e inovação, como C.E.S.A.R., Makerversity, Tellus e Apple. Fez parte da equipe fundadora da Escola Concept onde atuou por dois anos como coordenadora pedagógica de tecnologia aplicada e hoje é coordenadora de educação no Centro de Inovação para a Educação Brasileira - CIEB.

Expandir

Andrea Wanger

Pedagoga; Especialista em Docência no Ensino Superior; Estudiosa de pensamentos filosóficos e facilitadora da filosofia ativa (promove a reflexão acerca de si mesmo que impulsiona o livre decidir, a autonomia emocional e o ser sujeito da própria existência); Professora de Ética e Cidadania; Professora de Artes Articuladas (todas as linguagens artísticas, por projetos) na Educação Infantil e Ensino Fundamental; Estudiosa do Teatro e Educação; Atriz Profissional (DRT18.329), com experiência em atuação e direção teatral; Orientadora de Atividades Teatrais em Escolas e na Formação de Professores; Mentora do Projeto Pedagógico Dramasofia (projeto que une filosofia às artes cênicas) ; Líder do Movimento Sem Trauma (ação social voltada para a segurança no esporte e suporte emocional às vítimas de acidentes esportivos, bem como suas famílias); Cursando Neurociência aplicada à Educação.

Expandir

Ângelo Costa

Mestrado em Educação: Currículo pela PUC-SP e licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Estácio da Bahia. Têm experiência em consultoria e formação de professores em Cultura Digital, Cultura Maker e Metodologias Ativas. Atuou em projetos educacionais da Fundação Telefônica, Samsung Smart School e Smarlab. Atualmente é Professor de Letramento Digital, Cultura Maker e Design de Games no Colégio Visconde de Porto Seguro e Professor de Pós-Graduação em Metodologias Ativas no IBFE.

Expandir

Beto Silva

Pedagogo, psicopedagogo, mediador de leitura e especialista em educação socioemocional pelo Instituto Brasileiro de Formação de Educadores. Consultor e assessor de projetos nas áreas de leitura, literatura, juventude e inovação educativa. Foi coordenador geral da Diretoria de Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca do Ministério da Cultura, assessor do Programa Prazer em Ler do Instituto C&A, educador do Projeto Criança Fala, Coordenador do Projeto AdoLêSer e assessor técnico da A Cor da Letra, agente de formação do Instituto Pólis no Programa Jovem Monitor Cultural, membro do grupo de trabalho da construção do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de São Paulo e líder de projetos no Instituto Crescer para Cidadania. Atualmente é colaborador em inovação educativa do Centro Integrado em Estudos e Programas em Desenvolvimento Sustentável (CIEDS) e coordenador de projetos culturais e educacionais do Instituto Clio - Cultura, Leitura e Juventude. É jurado na Revista Crescer na escolha dos 30 melhores livros do ano e do Clube de Leitura Quindim, curador na seleção de livros para constituição de acervos para empresas públicas e privadas, colaborador em programas, projetos e ações nas áreas de atuação na rede de educação pública de São Paulo.

Expandir

Carla Patrícia Ferreira da Conceição

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Grande ABC (UNIABC); Especialista em Práticas Educativas no atendimento ao aluno com deficiência pelo Centro Universitário Fundação de São André (FSA), Especialista em Psicologia da Educação: A queixa escolar pela em Universidade de São Paulo (USP); Mestre em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC). Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Prefeitura Municipal de Santo André. Experiência em administração de unidades escolares,  assessoria às escolas referente ao processo de inclusão do aluno com deficiência. Atualmente é Professora do Atendimento Educacional Especializado.

Expandir

Carlos Eduardo Godoy

Bacharel e licenciado em Ciências Biológicas pela USP (1984), professor e coordenador pedagógico de Ciências da Natureza / Tecnologia Educacional na Escola Móbile, entusiasta da tecnologia como ferramenta de produtividade pessoal e de aprendizagem. Finalista do Prêmio Educador Nota 10, ano 2017, promovido pela Fundação Victor Civita. Pesquisa continuamente novas estratégias de ensino-aprendizagem nas quais o aluno é protagonista no enfrentamento de situações-problema. Utiliza a plataforma Canvas (Instructure) como base para a interação com alunos do Ensino Fundamental II em situações de Ensino Híbrido, estendendo a atuação do professor para além dos limites espaciais e temporais da sala de aula. Atua com formação /  capacitação de professores desde 2003.

Experiência em:

* Ensino de Ciências da Natureza / Currículo, Teoria e Prática.

* Formação de professores de Ciências.

* Elaboração do currículo de Ciências da Natureza, do 1o ao 9o anos do Ensino Fundamental (STEAM / NGSS / Framework for Science Education).

* Mapeamento conceitual / Gestão do Conhecimento.

* Aprendizagem baseada em problemas.

* Educação para a sustentabilidade / Educação ambiental.

* Interação em Comunidades Virtuais de Aprendizagem.

* Planejamento, construção e administração de Comunidades Virtuais de Aprendizagem.

* Criação e gestão de cursos utilizando o LMS Canvas, da Instructure.

* Treinamento / Capacitação de professores e alunos para uso de tecnologia como ferramenta educacional.

* Uso das TICs na educação, integrando diferentes tecnologias na elaboração de material didático e atividades variadas.

Expandir

Carlos Eduardo Picazza de Araujo

Graduação em matemática pela Universidade Braz Cubas, com pós-graduação em didática e metodologias de ensino pela UMC, Cambridge CLIL(Content and Language Integrated Learning ) Certificate. 
Com atuações no Ensino Fundamental e Médio desenvolveu sua carreira na educação pública e privada, com passagem pela Secretaria Municipal de Educação, trabalhando com técnico formador em informática educativa.

Carmem Júlia Skrepnek Pereira

Pedagoga e Mestre em Educação na área de Ensino Superior pela PUC Campinas, especialista em Arte, Educação e Novas Tecnologias pela UNB e Psicopedagoga pela UNICAMP. Foi coordenadora pedagógica da área de Orientação Educacional da Faculdade Metrocamp (2012 a 2016). Docente do Ensino Superior há 13 anos, atualmente atua em tempo integral como docente, membro do CEP (Comitê de Ética em Pesquisa) e presidente do NAC (Núcleo de Acessibilidade) da Metrocamp DeVry.  

Expandir
  • Outras Páginas:

Chat