Prática Pedagógica |Você é Educador nas Férias? - por Heloísa Proença

Prática Pedagógica

09 Janeiro, 2019

Educador fica de férias? Você já se flagrou agindo como professor em período de descanso?

Vida de professor só acontece na escola? Essa é a questão que mobiliza minha conversa com você nesta semana.

Hoje, visitando algumas postagens em redes sociais, fiquei impressionada como professores, alunos dos cursos de pós-graduação que atuo e educadores que ocupam diferentes cargos dão um jeitinho de "trabalhar" nas férias.

Eu já havia pensado nisso em outras situações, mas especialmente hoje fiquei vasculhando esses indícios e encontrei muitas coisas interessantes para pensar. Tem gente que já viajou e está aproveitando essa semana para colocar os arquivos e as escritas em dia, outras pessoas estão viajando ainda mas investindo em leituras e indicando seus achados preferidos para outros colegas, tem aqueles que estão visitando museus e fazendo atividades culturais relacionadas a sua área de atuação, tem ainda os que estão pegando conchinhas na praia para uma atividade de coleções com seus alunos da Educação Infantil. Também encontrei vários colegas acompanhando as novidades da política nacional em educação, refletindo com as notícias e se posicionando; além de muitas outras situações interessantes.
Preciso dizer a você que considero todo esse movimento essencial. Afinal, somos sujeitos
culturais, históricos, nos formamos na vida e na relação com o mundo. Na minha opinião não há como separar totalmente a vida pessoal da vida profissional. Somos sujeitos únicos, inteiros, com contradições, dizeres e desdizeres. Todo esse movimento de vida nos faz quem somos!!!!!

Claro que é importante ficar de férias, viver as pausas, modificar a rotina, viver outras
experiências. E tudo isso não nos impede de sermos educadores. Não estou falando de ficar dando aula, explicações ou gerindo a vida de todo mundo nas férias. Lógico que não é isso!!!!! Estou querendo dizer que não precisamos deixar de ser quem somos na profissão para descansar.
Também não precisamos trabalhar o tempo todo para sermos bons profissionais. As interrupções são necessárias!!!!

E se quiser me contar como tem sido seu período de pausa vou adorar saber.

Um abraço carinhoso para aqueles que ainda estão na pausa e também para os que já retornaram ao trabalho!!!!

Chat