Prática Pedagógica |Preparado para Retornar ao Trabalho? - por Heloísa Proença

Prática Pedagógica

23 Janeiro, 2019

Planejar o ano letivo e se organizar para um ano de trabalho tranquilo.

 

Nesse momento, as escolas brasileiras de Educação Básica se preparam para iniciar o ano letivo. Algumas instituições privadas e instituições público-privadas já retornaram às aulas, mas a maioria fará isso nas próximas semanas. As escolas públicas se organizam para receber os professores no início de fevereiro. Enfim, vivemos o momento do ano em que planejar as ações educacionais é essencial.

Sim, isso mesmo, essencial!!!!

Mesmo que você seja um profissional que já atua há muitos anos, bastante experiente, é necessário planejar. Na minha experiência como professora e coordenadora pedagógica sempre valorizei muito esse momento do ano letivo, procurando estabelecer parcerias com todos os profissionais da escola. Acredito no trabalho coletivo e na colaboração. Sem esses dois princípios é difícil construir um trabalho pedagógico competente e que contribua verdadeiramente para a formação dos estudantes.

A seguir, algumas dicas que orientam as minhas ações como professora e podem colaborar com a sua organização também:

Dica 1: Para o primeiro contato com seus alunos, prepare uma atividade em que possa conhecê-los, saber um pouco do que pensam e do que fazem quando estão fora da escola. Procure observar sua turma com bastante atenção nas primeiras semanas de aula e anote tudo que considerar importante. Para um bom trabalho pedagógico precisamos investir na formação humana e não apenas nas questões pedagógicas. Esse é o período do diagnóstico inicial da turma.

 

Dica 2: Escolha seus materiais de registro. Alguns instrumentos considero essenciais: (a) uso de agenda (pode ser de papel ou algum aplicativo); (b) os "planners" para professores (instrumento de registro com organização específica para registro de aulas, observações, agendamentos, avaliações e muito mais), há vários modelos interessantes na internet prontos para impressão, vale a pena dar uma olhada nas ferramentas de busca; (c) um caderno ou pasta para registrar observações importantes sobre o desenvolvimento dos estudantes (gosto de separar uma folha para cada aluno e ir anotando minhas observações cotidianamente, quando todas as anotações sobre um estudante estão no mesmo lugar, facilita nossa organização nos momentos de avaliação).

 

Dica 3: Organize seus arquivos no computador. Os arquivos digitais também precisam de organização para que funcionem bem e sejam encontrados sempre que necessário. Estabeleça um padrão na hora de salvar seus arquivos e organize suas pastas para assuntos. Veja um exemplo de como costumo fazer:




Dica 4: Conheça bem o material didático disponível na escola de atuação. Os materiais didáticos são ferramentas que precisam ser usadas a favor da aprendizagem e com exploração de seu potencial máximo. Para que isso ocorra é necessário que cada professor saiba com clareza tudo que tem disponível para utilizar. Vivencio muitas situações em que os professores não sabem que há um determinado material na escola. O período de planejamento precisa contemplar um momento para isso.

 

Como você se organiza? Incluiria outras dicas nessa pequena lista? Conte pra gente!!!!

 

Desejo que todos tenham um excelente retorno às suas atividades profissionais e que seja um ano produtivo e de muitas aprendizagens. Que os desafios nos sirvam de estímulo e nunca nos desanimem.

 

Um abraço carinhoso.




Chat