P?S-GRADUA??O EDUCA??O INFANTIL

A Ed. Infantil vem obtendo um espaço importante dentro do contexto educacional desde que passou a ser integrante da Educação Básica. A primeira infância corresponde ao período que vai desde a concepção do bebê, sua gestação, até os seis anos de idade .
É nessa etapa da vida que os alicerces das competências, habilidades emocionais e cognitivas futuras do adulto são estabelecidas.
É nesse período que a criança aprende com mais intensidade a aprender, a fazer, a se relacionar e a ser, além de desenvolver importantes valores a partir de suas relações na família, na escola e na comunidade.
Compreendendo o universo infantil como estrutura para uma vida futura mais saudável, apresentamos uma proposta diferenciada na especialização em Ed. Infantil com os seguintes objetivos:
OBJETIVOS:
? O objetivo do curso é formar educadores, conscientes da tarefa de educar não pelo ato de
transmitir o conhecimento, mas de possibilitar condições para o desenvolvimento pleno da criança
entre 0 a 5 anos.
? Considerar a criança como sujeito histórico, social e cultural dentro do universo infantil.
? Instrumentalizar e qualificar o profissional para atuar na Educação Infantil, ofertando subsídios
teóricos e metodológicos para a efetivação das práxis educacional.
? Conhecer e considerar as políticas públicas educacionais e a legislação da Educação infantil no
Brasil com base na BNCC.
? Promover reflexões sobe os fundamentos histórico, sociopolíticos, pedagógicos e psicológicos
envolvidos no contexto da Educação Infantil.
? Conhecer acerca das metodologias específicas das diversas áreas do conhecimento e sua aplicação
na Educação infantil.
? Qualificar profissionais para a atuação na gestão e docência na Educação Infantil.
? Entender a relação do cuidar, educar e brincar de forma a valorizar a importância da educação
infantil e do profissional que atua nesta área.
? Qualificar e instrumentalizar o profissional para atuar no Berçário, desde a gestão até à docência.
PÚBLICO ALVO:
Pedagogos, professores, orientadores, coordenadores, diretores escolares e pais que desejam tornar sua
prática educacional um diferencial no mercado de trabalho a na atuação com as crianças de 0 a 6 anos.
ESTRATÉGIAS E MÉTODOS:
Aulas presenciais, tendo como principal diferencial a conexão contínua entre a teoria e a prática, através
dos seguintes métodos:
- Preparação prévia para as aulas;
- Estudos de Caso; troca de experiências
- Aulas expositivas;
- Discussões e debates em sala de aula.
-Exemplos de vida pratica.


Quais so os objetivos do curso?

A Ed. Infantil vem obtendo um espao importante dentro do contexto educacional desde que passou a ser integrante da Educao Bsica. A primeira infncia corresponde ao perodo que vai desde a concepo do beb, sua gestao, at os seis anos de idade .
nessa etapa da vida que os alicerces das competncias, habilidades emocionais e cognitivas futuras do adulto so estabelecidas. 
nesse perodo que a criana aprende com mais intensidade a aprender, a fazer, a se relacionar e a ser, alm de desenvolver importantes valores a partir de suas relaes na famlia, na escola e na comunidade.
Compreendendo o universo infantil como estrutura para uma vida futura mais saudvel, apresentamos uma proposta diferenciada na especializao em Ed. Infantil com os seguintes objetivos: 

  • O objetivo do curso formar educadores, conscientes da tarefa de educar no pelo ato de transmitir o conhecimento, mas de possibilitar condies para o desenvolvimento pleno da criana entre 0 a 5 anos.  
  • Considerar a criana como sujeito histrico, social e cultural dentro do universo infantil. 
  • Instrumentalizar e qualificar o profissional para atuar na Educao Infantil, ofertando subsdios tericos e metodolgicos para a efetivao das prxis educacional. 
  • Conhecer e considerar as polticas pblicas educacionais e a legislao da Educao infantil no Brasil com base na BNCC. 
  • Promover reflexes sobe os fundamentos histrico, sociopolticos, pedaggicos e psicolgicos envolvidos no contexto da Educao Infantil. 
  • Conhecer acerca das metodologias especficas das diversas reas do conhecimento e sua aplicao na Educao infantil. 
  • Qualificar profissionais para a atuao na gesto e docncia na Educao Infantil. 
  • Entender a relao do cuidar, educar e brincar de forma a valorizar a importncia da educao infantil e do profissional que atua nesta rea. 
  • Qualificar e instrumentalizar o profissional para atuar no Berrio, desde a gesto at docncia. 

Turma(s)

Educação Infantil


Data de Início:  próximo semestre

Todas as quartas-feiras das 18:30 às 22:00 

Sexta 18:30 às 22:00 e Sábado de 8:00 às 17:30 (somente 2 encontros)

Previsão de duração: 18 meses 

Para quem se destina esse curso?

Direcionado aos graduados nas diversas áreas ligadas à Educação e demais profissionais portadores de diploma de curso superior devidamente credenciado, que pretendam se aprofundar nos assuntos ligados a Alfabetização e Letramento, para trabalhar de forma crítica, ética e reflexiva, em prol de uma educação de qualidade para todos os cidadãos e do bem estar da sociedade como um todo.

Como ser?o as aulas? ? reconhecido e autorizado?

Como serão as aulas e o que eu vou aprender em cada módulo?

As aulas serão dialogadas, expositivas e ou seminários para que o aluno vivencie as interações professor-aluno, aluno-aluno refletindo a prática profissional.
Confira a descrição de cada um dos módulo do curso AQUI. =)

Esse curso é reconhecido pelo MEC?

Sim, abaixo mais informações:
A certificação, em cumprimento da portaria publicada em 09/04/2018, será pela Unità Faculdade e pela Faculdade de Casa Branca acesse os links abaixo.
Unità Faculdade: Clique AQUI para ver a Conferência no E-MEC
Faculdade de Casa Branca: Clique AQUI para ver a Conferência no E-MEC
O Instituto Brasileiro de Formação de Educadores - IBFE é a Escola de Educação da Unità Faculdade.

Formas de Pagamento

VALOR PROMOCIONAL ATÉ 30/11/18   20 X R$ 217,50

À vista R$ 4.900,00 ou,

16 x R$ 350,00 ou,
20 x R$ 290,00.
Taxa de inscrição: R$ 50,00.

Grade

PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL

A Ed. Infantil vem obtendo um espaço importante dentro do contexto educacional desde que passou a ser
integrante da Educação Básica. A primeira infância corresponde ao período que vai desde a concepção do
bebê, sua gestação, até os seis anos de idade .
É nessa etapa da vida que os alicerces das competências, habilidades emocionais e cognitivas futuras do
adulto são estabelecidas.
É nesse período que a criança aprende com mais intensidade a aprender, a fazer, a se relacionar e a ser,
além de desenvolver importantes valores a partir de suas relações na família, na escola e na comunidade.
Compreendendo o universo infantil como estrutura para uma vida futura mais saudável, apresentamos
uma proposta diferenciada na especialização em Ed. Infantil com os seguintes objetivos:
OBJETIVOS:
? O objetivo do curso é formar educadores, conscientes da tarefa de educar não pelo ato de
transmitir o conhecimento, mas de possibilitar condições para o desenvolvimento pleno da criança
entre 0 a 5 anos.
? Considerar a criança como sujeito histórico, social e cultural dentro do universo infantil.
? Instrumentalizar e qualificar o profissional para atuar na Educação Infantil, ofertando subsídios
teóricos e metodológicos para a efetivação das práxis educacional.
? Conhecer e considerar as políticas públicas educacionais e a legislação da Educação infantil no
Brasil com base na BNCC.
? Promover reflexões sobe os fundamentos histórico, sociopolíticos, pedagógicos e psicológicos
envolvidos no contexto da Educação Infantil.
? Conhecer acerca das metodologias específicas das diversas áreas do conhecimento e sua aplicação
na Educação infantil.
? Qualificar profissionais para a atuação na gestão e docência na Educação Infantil.
? Entender a relação do cuidar, educar e brincar de forma a valorizar a importância da educação
infantil e do profissional que atua nesta área.
? Qualificar e instrumentalizar o profissional para atuar no Berçário, desde a gestão até à docência.
PÚBLICO ALVO:
Pedagogos, professores, orientadores, coordenadores, diretores escolares e pais que desejam tornar sua
prática educacional um diferencial no mercado de trabalho a na atuação com as crianças de 0 a 6 anos.
ESTRATÉGIAS E MÉTODOS:
Aulas presenciais, tendo como principal diferencial a conexão contínua entre a teoria e a prática, através
dos seguintes métodos:
- Preparação prévia para as aulas;
- Estudos de Caso; troca de experiências
- Aulas expositivas;
- Discussões e debates em sala de aula.
-Exemplos de vida pratica.

DETALHAMENTO DOS MÓDULOS

FUTURO E TENDÊNCIAS NA EDUCAÇÃO
Visão geral sobre os conceitos de Futuro e de Tendências. Conhecimento das ferramentas prospectivas e
timelines de futuro. 
PLANEJAMENTO DE CARREIRA
Visão geral sobre gestão de carreira e desenvolvimento de competências. Grupo de competências Técnicas,
Comportamentais de Gestão. As competências que mais impactam a carreira. Como montar um
planejamento de carreira (Roteiro).
EDUCAÇÃO INFANTIL E O CURRÍCULO: TENDÊNCIAS E ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA
A importância da Educação Infantil no processo formativo das crianças de forma mais geral.
Histórico da Educação Infantil até chegar a BNCC (acho importante resgatar o processo histórico do
Referencial para Educação Infantil, da obrigatoriedade a partir dos 4 anos de idade e a configuração no
Ensino Fundamental de nove anos).
A BNCC e os Campos da Experiência: O que significam e como podemos organizar o currículo em diferentes
propostas pedagógicas.
Planejamento e organização da Rotina Escolar na Educação Infantil.
A LINGUAGEM ARTÍSTICA E SUAS EXPRESSÕES NA ED. INFANTIL
Baseado nos "campos de experiências" conforme citado na BNCC este modulo visa oferecer ao aluno a
possibilidade de formação sensível, reflexiva e investigativa acerca das características e particularidades da
Arte Educação e a música como ferramenta indispensável no contexto da aprendizagem, possibilitando ao
aluno/professor experiências diversificadas como forma de expressão, passando pela dança, pela cultura e
suas expressões dentro da Ed. Infantil.
O desenho infantil como forma de comunicação e expressão.
PEDAGOGIA DE PROJETOS NA ED. INFANTIL
Apresentar a metodologia do trabalho com projetos dentro da ed. Infantil.
Como deve ser o papel do professor dentro da pedagogia de projetos e a valorização do ensino
aprendizagem, o planejamento e a execução.
O uso do portfólio como avaliação e apresentação do trabalho na Pedagogia de Projetos.
CONSTRUÇÃO LINGUISTICA NA ED. INFANTIL: LINGUAGEM ORAL, ESCRITA E PENSAMENTO LÓGICO
MATEMÁTICO.
A Linguagem e a simbolização nas crianças de 0 a 3 anos. A formalização da linguagem na Ed. Infantil nas
crianças de 4 a 5 anos.
Recursos e propostas pedagógicas que favorecem e estimulam a linguagem oral e escrita
A linguagem matemática na Ed. Infantil , a perspectiva da resolução de problemas na formação das crianças
e nas práticas pedagógicas.
Recursos e propostas pedagógicas que favorecem e estimulam o pensamento lógico matemático.

PSICOMOTRICIDADE
A importância da psicomotricidade no desenvolvimento geral da criança, sustentando a base da
aprendizagem. Consolidar a educação psicomotora com uma ação preventiva no processo ensino
aprendizagem dentro do contexto da Educação Infantil.
Construir novos olhares sobre o conceito cultural de uma educação pelo movimento e entender a
importância da psicomotricidade como pré-requisito fundamental das estruturas futuras da aprendizagem
global.
 NEUROCIENCIA DA EDUCAÇÃO E FUNÇÕES EXECUTIVAS:
Especializar os educadores da Educação infantil com conhecimento sobre o cérebro humano, relacionando
com os processos da memória, pensamento e aprendizagem. Entender como o aluno aprende e quais
ferramentas podem usar em prol desse benefício. Conhecer as funções executivas em si e nos alunos para
aprimorar as habilidades de aprender a aprender.
 EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Apresentar aos profissionais da Educação Infantil uma visão ampla sobre o processo da inclusão, levando
em consideração o lado afetivo e as necessidades da criança e da família. Uma abordagem geral das
deficiências, dificuldades e formas de tratamentos. Conhecer uma didática de ensino específico para a
Educação Infantil, os fundamentos e a política da Educação especial e inclusiva, entender os processos de
superdotação e altas habilidades.
MÉTODOS DE ENSINO PARA NATIVOS DIGITAIS
Entendendo os Nativos Digitais. Motivação e Afetividade em sala de aula. Estratégias de Motivação.
Métodos de Dramatização. Métodos de Desenvolvimento de Conceitos. Métodos de Aplicação de
Conceitos. O uso da internet como recurso educacional, instrumento de comunicação, realização de
projetos, transmissão de conteúdos e auxílio à pesquisa e ao desenvolvimento profissional dos professores.
Potencialização de resultados em quatro fases.
LUDICIDADE NA ED. INFANTIL
O brincar dentro da Educação Infantil é a ação mais completa dentro das competências do
desenvolvimento.
Neste módulo vamos abordar de forma transversal a experiência do brincar como forma de aprender,
relacionando o brinquedo e a construção do jogo. A importância do Jogo Simbólico para a formação moral
e social da criança.
TEORIAS DA APRENDIZAGEM
O paradigma histórico cultural nas produções de Vigotski, Luria, Wallon, entendendo a prática social como
ponto de partida para as construções e interações humanas.
A Pedagogia Freinet e suas contribuições para as pedagogias que valorizam a autonomia e construção do
conhecimento pelo sujeito. Reggio Emilia e San Miniato .
Pedagogia Waldorf, Abosdagem Pikler e o método Montessori.

GESTÃO ESCOLAR - EDUCAÇÃO INFANTIL
É objetivo desse módulo, mostrar a importância da gestão escolar infantil e o desenvolvimento do papel do
gestor. Os objetivos específicos visam analisar a responsabilidade do gestor e a importância que a essa
função exige.
A gestão é fundamental para qualquer organização e já gestão escolar estabelece uma dimensão
importantíssima da educação. A habilidade de administrar a instituição escolar é acentuada para o
desenvolvimento do sujeito aprendiz.
EDUCAÇÃO SÓCIO EMOCIONAL NA ED. INFANTIL
Este módulo objetiva as relações que permeiam o universo infantil. Todas estas relações desenvolvem na
criança o senso de moral, valores e respeito, atribuídos de forma diferente para cada uma dessas esferas
que se unem na relação família x escola. Objetiva conscientizar crianças sobre o impacto das emoções em
decisões, a importância de conhecer e nomear sentimentos, e a perceber o sentimento dos outros
(empatia). Promover no educador competências para que possa repensar sua postura e prática na sala de
aula, desenvolvendo habilidades técnicas e comportamentais para o manejo efetivo e afetivo junto as
crianças.
BERÇÁRIO
Desde a estrutura, o papel do educador, e a dinâmica do berçário que acolhe crianças de 0 a 3 anos. Vamos
neste módulo perceber esse diferencial dentro da proposta da educação infantil.
AVALIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
A avaliação deve ampliar o olhar do professor a respeito do contexto da aprendizagem, das habilidades e
das atividades realizadas. Na educação infantil o objetivo de avaliar tem uma conotação diferenciada da
avaliação tradicional dos outros ciclos, por esse motivo saber avaliar, montar uma avaliação e apresentar
para os pais e para a escola, será um diferencial no processo do desenvolvimento infantil.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Desenvolvimento de um projeto, utilizando os conhecimentos adquiridos ao longo dos módulos, que
atenda às necessidades atuais da Educação Infantil de forma a ser inovador e fundamental para o
aprimoramento do educador.

Coordenador (a)

Debora Corigliano

Neuropsicopedagoga, Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional e em Neurociência da Educação (pelo IBFE).  Coordenadora nacional no IBFE da Pós Graduação em Ed. Infantil Professora no IBFE nos cursos de Psicopedagogia, Psicomotricidade, Educação Sócioemocional. Consultório Particular para atendimento na área da Psicopedagogia e Orientação Familiar. Assessoria Pedagógica em escolas particulares. Autora do livro " Orientando Pais, Educando Filhos" pela editora Autores Associados.  Idealizadora e tutora no EAD "Pais e filhos, uma parceria de sucesso" pela Rede Sec. XXI.  Youtuber  no canal " Orientando Pais, educando filhos".

Expandir

Eventos

Aguarde novidades!

Faça sua inscrição