Objetivo

Entender e ampliar o conceito de processos avaliativos como indícios e a relação com o planejamento escolar.
Desmitificar o reducionismo da avaliação apenas ao instrumento prova e à ideia de medida.
Estudar e utilizar outros instrumentos avaliativos para possibilitar que o conhecimento tácito, valores e cultura dos sujeitos aprendentes se manifestem.
Compreender e conscientizar a importância do feedback avaliativo, da avaliação informal e como podem despertar aprendizagens ou aversão nos sujeitos aprendentes.
Refletir e discutir sobre processos avaliativos na Educação Infantil.
Estudar e entender como a Neurociência explica o comportamento do cérebro durante processos avaliativos.
Levar em consideração a pessoalidade e as características da comunidade discente ao propor uma avaliação.
Verificar o papel das metodologias ativas nos processos de aprendizagem e como avaliá-las;
Compreender a avaliação no contexto da inclusão.
Entender o conceito de avaliação proposto pela BNCC.
Analisar o papel das avaliações externas na escola e o impacto da identidade docente.
Discutir e aprimorar processos avaliativos que verifiquem o desenvolvimento das Competências Socioemocionais.




Turma(s)

Avaliação de Aprendizagem

Previsão de Início:  28/04/2020
Todas as sextas-feiras das 18:30 às 22:00 

Previsão de duração: 18 meses 

Público alvo

Direcionado aos graduados e/ou pós-graduados nas diversas áreas ligadas à Educação e demais profissionais portadores de diploma de curso superior devidamente credenciado, que pretendam se aprofundar nos assuntos ligados a Avaliação, para trabalhar de forma crítica, ética e reflexiva, em prol de uma educação de qualidade para todos os cidadãos e do bem-estar da sociedade como um todo.

Formas de Pagamento

À vista R$ 4.900,00 ou,

16 x R$ 350,00 ou,
20 x R$ 290,00.
Taxa de inscrição: R$ 50,00.

Coordenador (a)

Rodrigo Serra

Mestre em Educação pela UFSCar-Sorocaba - linha de pesquisa Formação de Professores - e licenciado em matemática. Cursou licenciatura em Física e Química pela UNICAMP, é professor da Pós-Graduação em Metodologias Ativas do IBFE-UNITÁ e coordenador nacional da Pós-Graduação em Avaliação da Aprendizagem e da Pós em Inovação em Educação.
Professor de Matemática desde 2002. Autor de capítulos de livro didático para Oxford University Press e membro do NEPEN (Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Narrativas Educativas, Formação e Trabalho Docente - UFSCAR-Sorocaba) e do GEPEMAI (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática nos/dos Anos Iniciais - FE-UNICAMP). Palestrante e consultor pedagógico na área de Avaliação da Aprendizagem e Planejamento de Carreira.

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