Música, Neurociência e Aprendizagem | A Música na Educação Infantil - por Junior Cadima

Neurociência

30 Setembro, 2019

ESTRATÉGIAS DIFERENCIADAS PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM


No texto deste mês irei falar sobre a importância desse buscar estratégias diferenciadas, focando nas modalidades sensoriais, para o desenvolvimento e processo do ensino e aprendizagem.

Logo após a primeira infância (0 a 6 anos) os sentidos que mais costumam receber estímulos no processo educacional são o da visão e da audição. Essa situação passa a ser um padrão e para o sistema nervoso central isso gera conforto e segurança, pois ele acessa as informações pelo caminho daquilo que já é conhecido.

Tudo que é novo gera estranhamento, angústia, desconforto, porque num primeiro momento o sistema nervoso central não irá reconhecer a informação e para ele o "novo" passa a ser considerado fora do padrão. (exemplo: primeiro dia de aula; viagem a uma cidade ou país diferente; início de uma nova atividade, etc... São situações que geram desconforto e informações novas para o cérebro).

Por esse motivo é muito importante o educador, pai e responsável oferecer novas possibilidades e explorar atividades diferentes onde os outros sentidos (SOMESTESIA, GUSTAÇÃO E OLFAÇÃO) também serão estimulados, ou seja, oferecer novas situações que irão promover o "desconforto" e com isso a construção de novos padrões.  

Resumindo: o sistema nervoso central recebe uma informação conhecida e reconhece o padrão que já foi consolidado (CONFORTÁVEL); o indivíduo é exposto ao novo e se depara com estímulos diferentes (DESCONFORTÁVEL).

O objetivo em oferecer uma situação assim ao indivíduo é a de "quebrar" padrões antigos (caminhos do conhecimento que já foram consolidados) e construir novos padrões = AQUISIÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS. Isso vale desde a infância até a fase adulta.  

Tudo isso irá proporcionar um caminho rico e engajador para o desenvolvimento, além de ativar novas conexões e circuitos neurais, que irão possibilitar uma maior motivação e prazer no processo de ensino e aprendizagem.