Objetivos

Este curso caracteriza-se por uma abordagem multi e interdisciplinar bastante prática, que visa capacitar professores de todas as disciplinas a utilizar ferramentas tecnológicas presentes em seu cotidiano para criar materiais didáticos e cursos digitais.
Os alunos/professores são convidados a elaborar materiais diversos e organizá-los em uma plataforma de gestão de aprendizagem virtual, o CANVAS.
Para tal, o curso é todo baseado nesta plataforma, de modo que os participantes poderão conhecê-la tanto do ponto de vista do aluno como do ponto de vista do professor e designer do curso.
Além da criação de materiais didáticos, serão abordadas também a criação das sequências didáticas que os utilizam, buscando dar ao participante conhecimentos e experiências que lhe permitam tornar tais recursos parte integrante de seu cotidiano de educador.
O foco é na utilização de ferramentas tecnológicas (hardware e software) para a criação de aulas e cursos modernos, dinâmicos e envolventes para alunos que convivem com tais recursos.

Turma(s)

Ensino Híbrido 2018.1

Data de Início: 21/03/2018

Todas as quartas-feiras das 19:00 às 22:30 

Previsão de duração: 13 meses 

Público-alvo

O Curso de Especialização Lato Sensu em Ensino Híbrido - Tecnologia como ferramenta de produtividade de professor e aluno se destina a professores, orientadores, coordenadores e
diretores escolares que desejam tornar sua prática educacional mais próxima do contexto tecnológico atual.

Estratégias e métodos

Este curso tem como premissa aprender sobre Blended Learning (Ensino híbrido) em situações que utilizam esta modalidade de ensino para criar cursos em sua instituição. Por
meio de diferentes estratégias e materiais de apoio, utilizando recursos tecnológicos presentes no cotidiano de todos nós, seja na escola, seja no trabalho, seja na vida pessoal, serão vivenciadas situações de aprendizagem que podem ser reproduzidas em outras situações com seus próprios alunos: aulas expositivas e dialogadas, leituras e discussões de textos teóricos, debates, criação de materiais didáticos digitais e sua apresentação, trabalho cooperativo, seminários e outras. É um curso que busca contribuir para a prática cotidiana de professores por meio do uso da tecnologia como ferramenta de produtividade pessoal. Ao final do curso, o aluno terá elaborado um curso virtual baseado no Canvas, com diversos tipos de materiais digitais, que poderá ser replicado em sua escola em outras disciplinas e séries.

Na palma da sua mão!


Além das aulas presenciais, os alunos terão acesso aos conteúdos do curso por meio da plataforma LMS (Learning Management System)
Canvas, o ambiente virtual de aprendizagem do IBFE. Essa plataforma será usada para a elaboração do TCC, que será desenvolvido ao longo de toda a pós-graduação.
Trata-se do melhor ambiente virtual de aprendizagem do mundo, intuitivo, fácil de usar e adotado pelas melhores instituições de ensino, tais como Harvard, Stanford e Yale. A
plataforma Canvas é 100% na nuvem e pode ser acessada por meio de computadores (Desktops ou Laptops), tablets ou smartphones. 

Formas de Pagamento

16 x R$ 330,00 ou 
20 x R$ 280,00

 


Grade

Módulo
INTRODUÇÃO AO ENSINO HÍBRIDO
PERSONALIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM
PLANEJAMENTO DE UM CURSO COM ENSINO HÍBRIDO - MODELOS E SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS
TECNOLOGIA - CANVAS
PLANEJAMENTO DE CURSO NO CANVAS
CURADORIA DE CONTEÚDO
PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS (PARTES I E II)
CAIXA DE FERRAMENTAS DO PROFESSOR E ALUNO
IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO DO CURSO
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

*O local e as datas das aulas acima estão sujeitos a alteração pela unidade.

Coordenador

Carlos Eduardo Godoy

Bacharel e licenciado em Ciências Biológicas pela USP (1984), professor e coordenador pedagógico de Ciências da Natureza / Tecnologia Educacional na Escola Móbile, entusiasta da tecnologia como ferramenta de produtividade pessoal e de aprendizagem. Finalista do Prêmio Educador Nota 10, ano 2017, promovido pela Fundação Victor Civita. Pesquisa continuamente novas estratégias de ensino-aprendizagem nas quais o aluno é protagonista no enfrentamento de situações-problema. Utiliza a plataforma Canvas (Instructure) como base para a interação com alunos do Ensino Fundamental II em situações de Ensino Híbrido, estendendo a atuação do professor para além dos limites espaciais e temporais da sala de aula. Atua com formação /  capacitação de professores desde 2003.

Experiência em:

* Ensino de Ciências da Natureza / Currículo, Teoria e Prática.

* Formação de professores de Ciências.

* Elaboração do currículo de Ciências da Natureza, do 1o ao 9o anos do Ensino Fundamental (STEAM / NGSS / Framework for Science Education).

* Mapeamento conceitual / Gestão do Conhecimento.

* Aprendizagem baseada em problemas.

* Educação para a sustentabilidade / Educação ambiental.

* Interação em Comunidades Virtuais de Aprendizagem.

* Planejamento, construção e administração de Comunidades Virtuais de Aprendizagem.

* Criação e gestão de cursos utilizando o LMS Canvas, da Instructure.

* Treinamento / Capacitação de professores e alunos para uso de tecnologia como ferramenta educacional.

* Uso das TICs na educação, integrando diferentes tecnologias na elaboração de material didático e atividades variadas.

Expandir

Faça sua inscrição