Objetivos

Oferecer aos alunos e profissionais interessados no assunto subsídios para os estudos referentes aos processos de ensino e de aprendizagem na alfabetização, preparando os egressos para serem facilitadores do processo de alfabetização e letramento de crianças, jovens e adultos.


Documentos necessários:

1 foto 3 x 4
Cópia simples do CPF
Cópia simples do RG
Cópia simples do comprovante de endereço
Cópia simples da certidão de nascimento/casamento 
Cópia autenticada do diploma da graduação
Cópia simples do histórico escolar (graduação)

O IBFE - Instituto Brasileiro de Formação de Educadores é a Escola de Educação da Unità Faculdade.

A certificação, em cumprimento da portaria publicada em 09/04/2018, será pela Unità Faculdade e pela Faculdade de Casa Branca.

Acesse os links abaixo para conferência no E-MEC.

Unità Faculdade

Faculdade de Casa Branca

Turma(s)

Alfabetização e Letramento 2019.1

Data de Início: 25/03/2019

Todas as segundas-feiras das 19:00 às 22:30 

Previsão de duração: 13 meses 

Carga horária: 422 horas

Público-alvo

Direcionado aos graduados nas diversas áreas ligadas à Educação e demais profissionais portadores de diploma de curso superior devidamente credenciado, que pretendam se aprofundar nos assuntos ligados à Alfabetização e Letramento para trabalhar de forma crítica, ética e reflexiva, em prol de uma educação de qualidade para todos os cidadãos e do bem-estar da sociedade como um todo.

Metodologia

As aulas serão dialogadas, expositivas e/ou seminários para que o aluno vivencie as interações professor-aluno, aluno-aluno refletindo a prática profissional.

Formas de pagamento

16 x R$ 354,00 ou 
20 x R$ 302,00


DESCONTO ESPECIAL PARA MATRÍCULAS ANTECIPADAS:

Até o dia 21/12/2018 - 50% de desconto adicional na primeira mensalidade*.

Até o dia 31/01/2019 - 25% de desconto adicional na primeira mensalidade*.

*Desconto não aplicado para pagamento à vista do valor total do curso. Primeira mensalidade no ato da matrícula e demais parcelas com início no mês de começo das aulas. 


Condições especiais para pagamento por meio de cartão de crédito (pagamento recorrente):

3% de desconto adicional aplicado ao valor total do curso, válido somente para parcelamento em 16 vezes. 

Observação: A opção "Pagamento recorrente" debita mensalmente o valor da parcela em sua fatura sem comprometer o limite do cartão com o valor total do curso. 

Grade

DISCIPLINAS Horas
FUTURO E TENDÊNCIAS NA EDUCAÇÃO -
PLANEJAMENTO DE CARREIRA -
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE JOVENS E ADULTOS -
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO MATEMÁTICO -
AVALIAÇÃO NA ALFABETIZAÇÃO -
ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E ENSINO DA LÍNGUA MATERNA -
EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO -
CURRÍCULO E ALFABETIZAÇÃO NA BNCC E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS -
AQUISIÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ESCRITA -
SEMINÁRIO -
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO -
CARGA HORÁRIA TOTAL 422

*O local e as datas das aulas acima estão sujeitos a alteração pela unidade.

Coordenador (a)

Marissol Prezotto

Professora das séries iniciais do Ensino Fundamental da Escola Comunitária de Campinas. Membro do Núcleo de Desenvolvimento do Educador - Unità Educacional. Coordenadora do curso de pós-graduação em Alfabetização e Letramento do Instituto Brasileiro de Formação de Educadores - IBFE. Pesquisadora integrante do GEPEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada da Faculdade de Educação da UNICAMP. Mestre e Doutora em Educação, área: Formação de Professores e Ensino e Práticas Culturais pelo programa de Pós-Graduação em Educação - Faculdade de Educação - UNICAMP. Pedagoga pela UNICAMP. Supervisora de Língua Portuguesa do PNAIC-PACTO UNICAMP 2013/2014. Coordenadora de disciplina em EAD na Kroton Educacional 2012 a 2015.

Expandir

Docentes e Convidados

Adriana Stella Pierini

Possui graduação em Pedagogia pela "Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ouro Fino" (1990), graduação em Letras pela "Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ouro Fino" (1984) e complementação em Supervisão Escolar (1º e 2º graus) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras José Olympio de Batatais (1993). Mestre em Educação na área de Ensino, Avaliação e Formação de Professores e Doutora em Educação na área de Psicologia Educacional pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É pesquisadora colaboradora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC). Atua nas áreas de formação docente, articulação de trabalho coletivo e planejamento, desenvolvimento e sistematização de projeto pedagógico na educação básica. Apresenta como principais os seguintes temas de interesse para pesquisa: constituição do trabalho do orientador pedagógico, formação centrada na escola, reflexão coletiva sobre a prática cotidiana e desenvolvimento profissional.

Expandir

Adriano Rolindo

Doutorando na área de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte pelo programa de pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, com mestrado na mesma área e instituição. Pós-graduado em nível lato sensu em gestão educacional pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas em 2007 e pela Faculdade Anhembi Morumbi em 2010, graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Atualmente é diretor titular de cargo na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, atuando na E.E. Dr. Manoel Alexandre Marcondes Machado em Campinas, desde 2007 e professor no Instituto Brasileiro de Formação de Educadores.

Expandir

Fausto Ferreira

Experiência e formação: Formado em Pedagogia, com habilitação em Orientação Educacional pela PUC de São Paulo e Pós-graduação em Recursos Humanos e em Administração de Empresas pela FGV de São Paulo. Atua na área de Recursos Humanos há 40 anos (desde 1977), tendo ocupado posições gerenciais em empresas Nacionais e Multinacionais. Na área de Busca e Seleção de Executivos (Head Hunting) atuou de 1997 a 2006. Atua como Coach desde 2007.

Expandir

Heloísa de Oliveira Macedo

 Graduada em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987), é mestre em Educação - Distúrbios da Comunicação - pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994) e doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Em julho de 2010 finalizou um projeto de pós-doutoramento com financiamento da Fapesp, realizado na Universidade Estadual de Campinas, onde participou de projetos de pesquisa e das atividades do CCA (Centro de Convivência de Afásicos). Como pesquisadora, interessa-se pelo campo dos estudos que envolvem as os processos de aquisição e desenvolvimento da linguagem oral e escrita, as relações entre linguagem, cérebro e cognição, entendidas sob uma perspectiva sociocognitiva / histórico-cultural (especialmente os temas em torno das relações entre oralidade e letramento). Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Clínica Fonoaudiológica, atuando principalmente com as alterações relacionadas à linguagem oral e à linguagem escrita (seja nos processos de aquisição e desenvolvimento, seja em patologias como as afasias). É membro da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia com título de especialista em linguagem. Atualmente (desde 2014) tem participado de atividades de formação de professores (PNAIC, Escolas Municipais) e orientações a escolas.

Expandir

Heloísa Helena Dias Martins Proença

Docente, Palestrante e Assessora Pedagógica. Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Pedagoga, especialista em Educação Infantil, especialista em Educação de Jovens e Adultos (EJA). Pesquisadora colaboradora do GEPEC - Grupo de Pesquisa em Educação Continuada - Faculdade de Educação/UNICAMP. Professora da pós-graduação do UNISAL - Liceu-Campinas e do IBFE (Instituto Brasileiro de Formação de Educadores). Formadora do Programa PNAIC/MEC pela UNICAMP (2014 e 2015) e pela UNESP (2016). Com mais de 30 anos de experiência na área educacional, nos segmentos da Educação Básica (Educação Infantil ao Ensino Fundamental), na coordenação pedagógica, na gestão escolar e na formação continuada de profissionais da educação em sistema públicos e particulares de ensino.

Expandir

Jorge Luiz da Cunha

Professor Titular da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Integra o quadro docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSM, mestrado e doutorado; Programa de Pós-Graduação em História - PPGH/UFSM, mestrado e doutorado; também é docente do Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória /UFSM (UFRJ). É coordenador do Núcleo de Estudos sobre Memória e Educação - CLIO, criado em 1996, e registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. No campo da pesquisa dedica-se a temas relacionados com a História da Educação, Ensino da História/Educação Histórica, História das Migrações, História Oral e Narrativas (Auto)Biográficas. Possui Graduação - Licenciatura Curta e Licenciatura Plena em Estudos Sociais, História e Geografia pelas Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul - FISC (1982), Mestrado em História Social do Brasil pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (1988) e Doutorado em História Medieval e Moderna Contemporânea pela Universität Hamburg, Alemanha (1994). Atuou como docente e pesquisador nas Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul - FISC, depois Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, de 1982 a 1995, onde foi criador e primeiro coordenador do Centro de Documentação - CEDOC. Na FISC/UNISC exerceu também as funções de Diretor do Centro de Ciências Sociais e Diretor da Escola Educar-se, Escola de Aplicação da UNISC. Em 1996 ingressou na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Nesta Instituição foi Diretor do Centro de Educação - CE, de 1997 a 2005; Pró-Reitor de Graduação, de 2005 a 2010; Coordenador Geral do Programa de Apoio a Expansão e Reestruturação das Universidades Federais - REUNI, de 2006 a 2010; Assessor Especial do Gabinete do Reitor de 2010 a 2012; e Ouvidor Geral da UFSM de 2012 a 2013. Também foi membro da Comissão do Ministério da Educação - MEC, de Implantação da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, de 2006 a 2008. Em 2014 foi convidado pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil, através da Embaixada do Brasil no México, para inaugurar Cátedras de Cultura Brasileira nas Universidades, Benemérita Universidad Autónoma de Puebla - BUAP e Universidad Autónoma de Tlaxcala - UATx, no México. Desde 2011 faz parte da Comissão Mista DAAD/CAPES/CNPq para seleção de bolsistas para a República Federal da Alemanha. É também Professor Pesquisador e membro do Comitê História, Região e Fronteira da Associação das Universidades do Grupo Montevidéu-AUGM. Desde dezembro de 2016 é presidente da Associação Brasileira de Pesquisada (Auto)Biográfica - BIOGRAPH.

Expandir

José Francisco Aparecido

Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - SP (2006). Graduado em Pedagogia pela Universidade Paulista (2002). Formado em Artes Cênicas e Mímica pela Youth With a Mission, Tyler Texas-EUA., Diretor do Colégio Objetivo de Campinas Unidade São Bernardo (CEKETEC), professor universitário nos cursos de graduação e pós-graduação. Ministrou aulas nas faculdades de Educação, Música, Teologia, Filosofia e Artes Cênicas.  Ator, Diretor Teatral e Escritor. Atuou como docente e na coordenação pedagógica nos seguintes níveis: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Superior. 

Expandir

Juliana Terra

Bacharel e Licenciada em Química pela UNICAMP, Mestre em Química Analítica pela UNICAMP, doutora em Ciências pela UNICAMP e Licenciada em Pedagogia pela UNICAMP. Atuou como pesquisadora colaborado do Instituto de Química da UNICAMP, professora de nível superior nas áreas de Química e Educação nas Faculdades de Hortolândia e de Americana. Já apresentou mais de 50 trabalhos em eventos científicos nacionais e internacionais, tendo 13 artigos científicos publicados e 6 capítulos de livros. É idealizadora do Projeto Pipoquinhas e autora dos livros "Pipoquinhas - Papo de Criança", São Carlos: Pedro & João, 2015 e "Papo de Criança: pipoquinhas", São Carlos: Pedro & João, 2018. Atualmente atua como pedagoga no Colégio Integral de Campinas e como professora concursada de Química e Física na Escola Estadual Francisco Ribeiro Sampaio de Campinas.

Expandir

Luciana Haddad Ferreira (Nana)

Doutora em Educação pela Unicamp, especialista em Educação e em Arteterapia. Pedagoga licenciada pela Unicamp, é membro do GEPEC (FE/UNICAMP). Tem pesquisas relacionadas à área de formação docente, especialmente nas aproximações entre Arte, Estética e Experiência na formação de professores. Atualmente, é Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental. Tem 18 anos de experiência em docência na Educação Básica e 9 anos de experiência como formadora de professores. Possui diversas publicações na área.

Maibí Fernanda Chesi Mascarenhas

Docente no ensino superior, especialista em gestão de pessoas, graduada em Pedagogia - licenciatura plena, com aperfeiçoamento em educação inclusiva e gestão educacional e atriz profissional regulamentada pelo SATED/ SP. Aperfeiçoamento em acessibilidade, LIBRAS e áudio descrição. Docente universitária na graduação em Pedagogia na UNIESP Fleming Campinas e nos cursos de pós-graduação de Psicopedagogia e Educação Inclusiva. Docente, gestora e atriz da Água Mágica Produções Artísticas e elaboradora de cursos, espetáculos, palestras e treinamentos lúdicos, educacionais e corporativos. Coordenadora de pós-graduação em Educação Inclusiva do Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE) e atuante na área de inclusão desde 2003.

Ricardo Moreira da Silva

Formado em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, cursou Mestrado em Arte na Unicamp, e os cursos técnicos de Teatro e de Dança no Conservatório Carlos Gomes em Campinas. Atuou nos diversos níveis de ensino como professor de disciplinas ligadas à arte e à educação, coordenador de curso de Pedagogia e Licenciaturas, diretor de algumas faculdades do grupo Anhanguera e Reitor do Centro Universitário Plínio Leite em Niterói/RJ. Como ator, diretor e dançarino participou de diversos espetáculos e filmes, com premiações em festivais nacionais e internacionais. Atualmente, além de coordenar o curso de Arte e Educação, é professor nos cursos de pós-graduação do IBFE e dedica-se à Psicanálise Clínica.

Expandir

Eventos

Aguarde novidades!

Alfabetização e Letramento - Início das aulas

No dia 25/03/2019, segunda-feira, começam as aulas do curso de pós-graduação em Alfabetização e Letramento. As aulas acontecem todas às segundas-feiras, das 19:00 às 22:30 e tem duração prevista de 13 meses. Para mais informações CLIQUE AQUI.

Continuar lendo

Faça sua inscrição