Master

Aprender a aprender: Construindo os caminhos para a aprendizagem significativa (maio 2019)

Valor total:

R$ 269,00

Objetivo

A palavra meta vem do grego e quer dizer acima de alguma coisa, além. Cognição é sinônimo de pensamento, compreensão, aprendizado. Trata-se do pensar sobre o pensar, o princípio da filosofia para entender o mundo.

Este curso visa levar o professor a desenvolver em seus alunos estratégias metacognitivas para que ele consiga observar, refletir, avaliar e ajustar suas demandas para realizar tarefas simples do dia a dia e no âmbito escolar. Alunos com boas habilidades metacognitivas desenvolvem estratégias adequadas para estudar, escutar, anotar, ler, compreender, redigir, pesquisar e fazer provas.

Ensinar a criança a ter consciência de como ela aprende lhe dá um papel ativo em sua aprendizagem e fornece a possibilidade de autonomia.

Aprender a aprender: envolve dominar os instrumentos do conhecimento, e não simplesmente adquirir um conjunto de saberes. Significa autonomia para aprender, com uma atitude crítica e atenta: o aprender a pensar e a tirar conclusões. Ao aprender, é necessário ativar a memória de curto prazo de modo diferente, combinando o conhecimento adquirido pela expertise para que o significado seja suficiente para gravar informações na memória de longo prazo.

Turma(s)

Master em Aprender a aprender: Construindo os caminhos para a aprendizagem significativa 2019.1

Carga horária: 20 horas (2 Sábados) - dias 18 de maio e 01 de junho, das 08h30 às 17:00.

Docentes e Convidados

Debora Corigliano

Neuropsicopedagoga, Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional e em Neurociência da Educação (pelo IBFE).  Coordenadora nacional no IBFE da Pós Graduação em Ed. Infantil Professora no IBFE nos cursos de Psicopedagogia, Psicomotricidade, Educação Sócioemocional. Consultório Particular para atendimento na área da Psicopedagogia e Orientação Familiar. Assessoria Pedagógica em escolas particulares. Autora do livro " Orientando Pais, Educando Filhos" pela editora Autores Associados.  Idealizadora e tutora no EAD "Pais e filhos, uma parceria de sucesso" pela Rede Sec. XXI.  Youtuber  no canal " Orientando Pais, educando filhos".

Expandir

Junior Cadima

Pedagogo pela Universidade Paulista, UNIP - Campinas. Pós-graduado em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Neurociência aplicada à Educação,  Pós-graduando em Psicomotricidade pelo Instituto Brasileiro de Formação de Educadores - IBFE - Campinas. Membro do Grupo de Estudos GERMINA, Coordenado pela Professora Viviane Louro (UFPE). Professor do curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional do IBFE - Campinas.Neuropsicopedagogo na Clínica Inclusione. Neuropsicopedagogo e Professor de bateria no Conservatório Carlos Gomes, Neuropsicopedagogo e Professor de Bateria na Escola de Música Drumfeel, Neuropsicopedagogo no Capsi Espaço Viver  - Projeto desenvolvido por meio do Instituto de Artes da Unicamp, e coordenado pela professora Adriana Mendes - em Sumaré. Realiza palestras e oficinas sobre "Música, Psicomotricidade e Inclusão". Presta consultoria e supervisão para profissionais da educação sobre o trabalho com a música como instrumento de desenvolvimento motor e cognitivo. 

Expandir

Faça sua inscrição