O sentido da Vida - Entusiasmo (por Fausto Ferreira)

O sentido da vida

10 Outubro, 2017

A palavra entusiasmo tem origem na Grécia "en-theos-asm", e tem como significado "sopro de Deus dentro". O politeísmo grego, lhes dava a impressão de que se uma pessoa estivesse com um sopro de Deus, por exemplo "Ceres - deusa da agricultura", essa pessoa seria capaz de fazer uma grande colheita e se fosse outro Deus, outra determinada coisa também daria certo.

Atualmente podemos dizer que temos dois tipos de entusiasmo, o endógeno que é gerado dentro da própria pessoa e aquele proveniente de estímulo externo, que é chamado de motivação.

A motivação, gerada por um estimulo, é sempre de curta duração. Recebi um bônus ou um aumento salarial, me sinto motivado e daqui a pouco passa. O entusiasmo, ao contrário, é um estado de arrebatamento que nos leva além. Não sendo, portanto, apenas um sorrido no rosto. Ele se prolonga quando a pessoa tem metas claras para atingir seus objetivos e pode absorver os resultados provenientes desse processo. Como diz um amigo, é extremamente importante "sair da cama quentinha e confortável e fazer acontecer". Não espere pelo melhor momento, ele não virá, faça agora!

Fazer acontecer, é colocar em prática aquilo que queremos. Manter esse entusiasmo, também, para provocar a busca do entusiasmo nos outros, para que o ambiente esteja pleno, entusiástico e energizado. Deixe de lado os sangues sugas e sorvedores de sua energia, para quem o mundo está péssimo e eles reclamam da sorte. Pois é, um executivo amigo escreveu no cartão de visitas dele - "Quanto mais eu trabalho, mais sorte eu tenho". Quanta diferença.

Eu estava inquieto, quando completei meus 66 anos, tendo experienciado o sucesso em várias situações pessoais e profissionais, sabendo que sempre aprendi e aprendo em todos os momentos de minha vida. Essa minha inquietação atual com a vida e as diversas conversas, com um amigo, me mostraram que eu poderia fazer mais coisas, diferentes das que eu fazia, juntamente com a minha profissão de Coach. Olha que esse amigo sempre insistia comigo. Isso acontecia porque ele via em mim, algo que eu não valorizava e, que estava dentro das minhas possibilidades, se eu ousasse. Então, quando eu tomei a decisão sobre o que fazer, tracei metas claras, estudei e fiz uma palestra, que foi muito bem recebida, acessei meu entusiasmo, que está aflorado, fazendo com que eu esteja vivendo plenamente, tendo um retorno positivo com a minha coluna no site da Inova Business School, minhas palestras e também com a condução de processos de Coaching. O sentimento de felicidade em poder fazer, com prazer, qualquer coisa que possa ajudar mais pessoas e também a mim, continua a ser impressionante. 

Portanto, precisamos ter uma consciência mais expandida, para entender as mensagens que vem dos amigos verdadeiros e também dos resultados de nossas ações, porque nos alerta e nos ajuda a encontrar o nosso entusiasmo. Acredite, nós estamos sempre prontos para fazer as coisas, é só nos movimentarmos e nos prepararmos para colocar em prática o pensamento, a boa ideia, considerando a janela de oportunidades, claro, adicionando a nossa energia, com vontade. Vontade mesmo. 

Esperar é morrer, nada acontece. Esperar pelo governo, esperar pelo dono da empresa, esperar pela decisão do marido ou da esposa, enfim esperar pela ação ou decisão dos outros, não nos leva a nada. Esperançar é viver. Como dizia o grande mestre da educação, Paulo Freire, "Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo".  

Quando estamos em movimento essa chama interna, que é o entusiasmo, age como um motor que nos impele a buscar o nosso melhor e o aprimoramento de nossa excelência, como se fosse o horizonte, porque nunca conseguimos alcançá-lo.

Ah, tem uma coisa extremamente importante, não nos esqueçamos nunca de agradecer a quem nos leva a agir, àqueles com quem nos encontramos em nossa jornada e à vida, pelas oportunidade e desafios que se nos apresenta.

Mais uma vez, obrigado meu amigo!

Vida que segue de forma extremamente entusiasmada.


Fausto Ferreira

Coach

fausto.ferreira@inovabs.com.br