Música, Neurociência e Aprendizagem |Música e Novos Rumos - por João Rilton

Neurociência

13 Dezembro, 2017

Nesse meu último texto de 2017 venho reforçar a necessidade de olharmos para o diferencial que a música é capaz de ser no cotidiano escolar, social e pessoal do indivíduo. São inúmeras pesquisas que mostram a música como um poderoso estimulante cerebral, gerando atividades em praticamente todo o córtex humano. Pesquisas chegadas da França apontam a música como uma ótima opção no tratamento do Alzheimer, pesquisas inglesas mostram a música como um verdadeiro potencializador cognitivo, pesquisas mostram a relação entre atividades musicais e uma boa performance em matemática, ou seja, com a criação do aparelho de ressonância magnética funcional, aparelho que mostra, através de imagens, as atividades cerebrais em tempo real, a música passou a ser objeto de muitas pequisas que a relacionam com a educação, a psicologia, a sociologia, a motricidade e a saúde, além de muitas outras áreas que estão sendo estudadas. A música é um fenômeno que está começando a ter o seu poder desvendado, muita coisa ainda está por vir. 

A partir de 2018, eu escreverei uma outra coluna no blog do IBFE chamada "Neurociência e Comunicação", deixarei de escrever sobre música. O assunto Música e Neurociência será tratado no blog do IBFE pelo músico e neuropsicopedagogo Junior Cadima. Ele é um estudioso do assunto e tem uma vasta experiência com música e inclusão, sendo uma das referências nacionais no assunto, inclusive participando de congressos por todo o Brasil. A coluna passará a se chamar "Música, Movimento e Inclusão", e continuará com a proposta de oferecer ao leitor conhecimentos que relacionem a música aos processos de aprendizagem e terapia, dentro dos ambientes escolares e dentro de consultórios psicopedagógicos. Tenho certeza que os textos de Cadima só enriquecerão ainda mais o nosso blog.

Quero deixar aqui os meus agradecimentos aos professores que já passaram pelos meus treinamentos de música e neurociências e já entraram em contato com a possibilidade de implantar a música dentro de seus ambientes de trabalho. Muitos já estão utilizando as propostas de nossos cursos e já estão comprovando os resultados. Qualquer educador, de qualquer área de ensino, pode se utilizar dos recurso musicais para desenvolver no aluno mais foco, concentração, dinamismo, resolução de problemas, sociabilidade, amorosidade, criatividade e muitos outros benefícios. O único pré-requisito é se informar de como fazer uso desses recursos, como utilizar a música de forma que realmente ative as regiões cerebrais específicas.

Quero deixar meus agradecimentos para você que dedicou seu valoroso tempo para ler os textos que escrevi. Muitas das minhas opiniões se desenvolveram na prática docente e em literaturas do gênero, mas há muita experiência para ser feita e muito material para ser compartilhado entre nós educadores. Sou apaixonado pelo tema educação e um amante da música e de todas as artes. 

Acredito que o futuro da educação esteja diretamente relacionado com entendermos como codificar a criatividade que a música exala. Por tudo isso, VIVA A MÚSICA.