Inclusão na Prática - Se a classe é inclusiva, todos ganham - por Maibí Mascarenhas

Inclusão

20 Agosto, 2019

Se a classe é inclusiva, todos ganham

 

Quando pensamos em inclusão escolar, muitas vezes voltamos nossos olhares para as adaptações pedagógicas, releituras de materiais, adequações de recursos e outras possibilidades direcionadas para a aprendizagem dos conteúdos curriculares. 

 

Sem dúvida, tais aspectos são fundamentais e de responsabilidade da escola, porém, a socialização da criança com deficiência também merece destaque.

 

Quando temos um aluno com deficiência e ele é amplamente acolhido em sala de aula, contando com a orientação dos colegas referente a convivência, interação e participação nas atividades, todos ganham muito, além de ser um direito dele e um dever da escola.

 

Abraçar a inclusão é, automaticamente, comprovar o quanto a diversidade é positiva, levando o grupo à reflexão sobre a importância de se respeitar todos os perfis e compreender que há espaço para todos. É também estimular a criatividade e o desenvolvimento de estrategias, para que cada membro do coletivo seja parte atuante de todos os processos. Com isso, o grupo se desenvolve de forma mais flexível e valores morais também são despertados. 

 

Ao aluno com deficiência, a participação no cotidiano, brincadeiras e práticas pedagógicas de forma efetiva, certamente promoverá diversas conquistas na autonomia e desenvolvimento global dos estudantes. Sabe-se largamente que o sentimento de pertencimento ao grupo e a afetividade são ferramentas estimulantes dentro do processo de ensino-aprendizagem. A colaboração do grupo também desenvolverá recursos e metodologias de interação que auxiliarão o estudante com deficiência tanto em aspectos de autonomia e aprendizagem. 

 

Quanto ao professor, alinhar uma classe para ser efetivamente inclusiva é plantar sementes e presenciar, rapidamente, sua colheita. É promover estrategias que não refletirão somente na aprendizagem global de um aluno, mas no desenvolvimento emocional, na formação humana e na felicidade de todos os envolvidos - e sucesso de aluno é alegria nossa.