Foco e Produtividade - Renúncias e Nãos - por Rubens Pimentel

Renúncias e Nãos - Nossas maiores dificuldades com foco e produtividade.

O mais importante de tudo, diga NÃO para atividades que não são importantes e para interrupções e distrações.

Lembrando que você deve classificar como importante toda atividade que está diretamente ligada a um objetivo seu. Ou seja, aquilo que quando finalizado contribui com suas realizações e entregas.

No entanto, para que nosso foco melhore devemos renunciar às atividades que não são importantes, e sabemos que dizer não para nós mesmos é muitas vezes muito difícil. Para aumentar esta tarefa devemos dizer nãos para colegas, chefes, pares, nossos times, clientes, fornecedores e etc. Enfim devemos proteger a todos da falta de foco e da baixa produtividade.

Não fomos treinados a dizer nãos e muitas vezes para evitarmos problemas de relacionamento e desconfortos optamos por dizer sim. Isto pode até evitar problemas, mas impacta negativamente na produtividade profissional e pessoal.

O primeiro passo é eleger quais são seus objetivos e listar todas as tarefas a eles ligados. A partir disto defina as concessões que fará e combine com todos que puder em quais momentos estará disponível e em quais momentos estará focado na entrega dos objetivos da empresa, por exemplo.

Diga Nãos gentis. Aceite primeiro o que o outro está dizendo. Se ele diz que precisa de algo importante, acredite que para ele o pedido é realmente importante. Note que isto nada tem a ver contigo.

De seguida mostre como está seu plano para aquele momento e sustente a impossibilidade de atendimento imediato. No entanto, não deixe seu interlocutor sem solução, dê a ele a melhor opção que você tem para atende-lo.

Está é uma estratégia para dizer não a nossos interlocutores sem sermos ríspidos ou deselegantes.

Esta é uma das estratégias que discutimos quando estamos falando em foco e produtividade e nossas experiências com clientes e alunos têm mostrado que vale a pena começar a treinar em situações de baixo risco e ganhar confiança para utilizar a estratégia em momentos de maior importância.

O desafio deste mês e treinar sua forma de dizer não para manter foco e produtividade e preservar seus relacionamentos.

Comente o post nos contando como tem sido sua experiência.

Até o mês que vem!