Foco e Produtividade - Foco inexorável no mais importante.

Foco e Produtividade

05 Julho, 2017

Foco inexorável no mais importante.

Qualidade do tempo é mais importante que quantidade.


Nossa amiga logo fez uma importante relação a respeito do tempo no trabalho e tempo com filhos. Quer algo mais importante que filhos?!

Marisa percebeu que a mesma regra se aplica a tudo, o que conta no tempo que passamos com filhos é a qualidade e não a quantidade, e assim é também no trabalho. No entanto, ela começou a notar que não aplicava este princípio ao trabalho e sempre que estava assoberbada ela utilizava duas estratégias: aumentava a velocidade em fazer o trabalho e ou a quantidade de horas trabalhadas.

A primeira estratégia é um enorme detrator da qualidade, pois dependendo da forma com que passamos a fazer as atividades, os erros certamente aparecerão. A segunda, em razão do cansaço, é estratégia que destrói foco e, portanto, diminui a velocidade de operação.

As duas estratégias juntas são combustível de problemas, erros, frustrações e consequentes impactos em resultados e relacionamentos profissionais.

A solução não é nova e apesar disso é bastante desconhecida. Francesco Cirilo desenvolveu no início dos anos 90 uma técnica para ajuda-lo a se concentrar nos estudos. E é esta técnica que está ajudando muito nossa colega. Marisa percebeu que muitas distrações e interrupções não programadas estavam fragmentando seu trabalho e aumentando a procrastinação de tarefas importantes. E foi aí que ela conheceu a técnica de Cirilo e resolveu aplica-la.

Por acaso chegou às mãos dela um folheto curto e que explicava detalhadamente a técnica que prometia aumentar a concentração, melhorar a qualidade do trabalho e diminuir substancialmente a procrastinação. Ela resolveu encarar a técnica que basicamente indica que devemos nos concentrar por períodos de 25 minutos e descansar cinco e a cada três ciclos destes o descanso deve ser de 15 minutos.

A preparação para o dia, com listas de tarefas inteligentes, é fundamental para que a técnica funcione de forma adequada. Então a lógica é: separo atividades importantes, conforme tratamos no post anterior, desligo todo dispositivo que possa me distrair e aviso pessoas próximas que não estarei disponível para atendimentos durante o Pomodoro. Lembre-se também de treinar a forma correta de dizer não para evitar problemas com colegas, chefes e pessoas que por não saberem o que você está fazendo, exatamente, podem achar estranho
sua nova atitude.

Marisa teve alguns problemas, claro, como você também terá se se aventurar nesta empreitada, porém ela notou alguns ganhos que tem contado para todo mundo e especialmente a tem deixado muito feliz pelos resultados que vem obtendo:

o O processo fez com que ela defina suas prioridades

o A pressão positiva por desempenhar ao máximo nos 25 minutos do Pomodoro tem trazido resultados consistentes.

o Diminuiu muito a procrastinação de atividades importantes. Grandes trabalhos são divididos em etapas de 25 minutos, o que por si só faz com que a tarefa fique mais palatável.

o O que está garantindo que sua performance permaneça alta é o fato de poder recarregar as baterias a cada 25 minutos. Este processo tem deixado a Marisa mais alerta e mais ágil mentalmente.

o Ela percebeu que ainda tem vontade de levantar, tomar um café, dar uma olhadinha nos e-mails ou nas redes sociais, mas está aprendendo a adiar estas atividades até os 5 minutos de descanso.

o Ela passou a trabalhar com o tempo a seu favor e não contra ele. Importante lembrar que durante os 5 minutos de descanso você deve relaxar, saia da mesa, caminhe, converse e não se esqueça de respirar profundamente.

Depois volte para o próximo Pomodoro.

Uma última dica é procurar em seu smartphone os apps do Pomodoro, existem inúmeros e escolha o que mais se adaptar a você e mais te divertir. Aliás Marisa me contou ultimamente, que sua maior luta foi com o e-mail. Seu hábito de olhar se havia algo importante foi o que mais atrapalhou.

No próximo post vamos falar de hábitos e como interromper nossa mania de olhar e-mail e redes sociais o tempo todo.

Até o mês que vem!