Foco e Produtividade - A principal matéria prima! - por Rubens Pimentel

Foco e Produtividade

12 Dezembro, 2017

Nos posts anteriores eu discorri a respeito de temas e questões que apareciam em nossos treinamentos, e assim, os temas foram se sobrepondo e num dado momento percebi que durante o ano não havia linha condutora que desse unidade aos temas e assuntos.

No entanto, percebi que havia um tema mais recorrente que os demais, COMUNICAÇÃO. Mesmo falando de temas de treinamentos como Liderança, Gestão do tempo, Vendas, Negociação, Estratégia, entre outros, a Comunicação sempre está presente!

A decisão é falar, ao longo do ano, sobre comunicação e todos os vieses que ela tem. Comunicação intrapessoal, interpessoal, corporativa e assim por diante. Vamos falar de talhes importantíssimos como audição ativa, comunicação não verbal, persuasão, NÃO positivo e assim por diante.

Neste primeiro post quero deixar alguns alertas de atenção. Responda as perguntas abaixo, depois de observar sua comunicação durante alguns dias:


  • Sua comunicação intrapessoal é mais positiva ou negativa?
  • Você está atento à sua comunicação não verbal?
  • Quando o outro fala você fica totalmente atento ou já está pensando no que vai falar em seguida?
  • Seu foco está no objetivo da conversa ou nas pessoas?
  • Você participa de discussões, que mesmo já tendo percebido que o outro tem razão, continua argumentando?

Responda as perguntas e deixe reservado, os próximos cinco posts serão a respeito das perguntas acima, e assim poderemos ir fazendo os pequenos ajustes que fazem muita diferença nos relacionamentos, na carreira, nos resultados e na vida.


Nos vemos em breve!