Desenvolvimento Humano - por Jaqueline Alves

Desenvolvimento Humano

28 Março, 2018

Neste artigo quero começar fazendo um reconhecimento à nova turma de MBA Executivo 2018 de São Paulo.

Durante a aula inaugural, fiquei feliz ao ver o brilho nos olhos e a energia nas palavras dos alunos ao falarem sobre a oportunidade de desenvolvimento que buscam com esta formação.

Esta coluna sobre desenvolvimento humano nos faz refletir sobre as escolhas que fazemos e como cada uma delas impacta em nossa trajetória profissional.

Estava refletindo sobre o que escreveria para este mês e ao assistir a aula me dei conta de que ali estava o melhor que podemos pensar sobre desenvolvimento.

Alunos buscando novos conhecimentos, novos relacionamentos e troca de experiências, dentro de uma sala de aula, porém sem fronteiras para alcançarem seus objetivos.

Me lembrei do diálogo entre a raposa e o menino no livro "O Pequeno Príncipe" de Antoine de Saint-Exupéry, onde eles conversam sobre o que é "Cativar"; isso significa que ao entrarmos em contato com o outro, interagirmos entre nós, modificamos para sempre aquele ser e somos modificados por ele também, através da experiência que foi compartilhada.

Portanto, nossa responsabilidade em fazermos esta viagem junto aos alunos pelo conhecimento, crescimento e expansão de seus horizontes é um privilégio, é única e requer que pensemos também em nosso próprio desenvolvimento.

Como você está cuidando do seu desenvolvimento? Qual a sua visão de futuro e como pretende se preparar para tantas mudanças que vemos acontecer?

Relações de trabalho sendo alteradas, novas formações e carreiras trazendo o futuro para o presente, líderes e liderados com expectativas de um convívio profissional inovador, mentalidades buscando qualidade de vida e responsabilidade com o meio ambiente.

Será que estamos preparados para cuidarmos de nosso desenvolvimento? Uma coisa é certa, precisamos começar em algum momento!