Desenvolvimento Humano - O Poder da Emoção - Por Jaqueline Alves

Desenvolvimento Humano

28 Fevereiro, 2018

Por que cada vez mais ouvimos a palavra "Emoção" nos ambientes corporativos?

Historicamente vivemos épocas, nas quais, o profissional que demonstrasse suas emoções ou perdesse o controle delas, no ambiente de trabalho, estava condenado.

Ainda hoje, nos deparamos com ambientes corporativos que sufocam a manifestação das emoções ou pessoas que cultivam essa "Cultura" muito bem, se fossem avaliados em sua performance por sufocar e acorrentar os seus sentimentos e dos outros receberiam a mais alta avaliação.

Porém, como tudo no Universo evolui, cada vez mais estamos presenciando no cenário corporativo discussões que buscam mudar esta realidade. O ser humano está se dando conta de que é Humano, o que significa formado também por Emoção, que se bem valorizada, canalizada, pode tornar-se uma das mais poderosas habilidades para realização pessoal e profissional, gerando um desempenho mais produtivo, criativo, inspirador e inovador.

Voltando a pergunta inicial: Qual empresa não gostaria de ter colaboradores felizes, produtivos, criativos que podem transformar-se numa força motriz inesgotável de lucros e desenvolvimento?

Augusto Cury no livro Gestão da Emoção diz: 

"Ninguém pode ser um grande estrategista, capaz de elaborar projetos que se sustentem a médio e longo prazo, se reagir por instinto, impulsivamente, se viver aprisionado pelas armadilhas mentais".

"Aprender a recolher as armas durante os focos de tensão e frustração, a não ser escravo da ditadura da resposta imediata e, acima de tudo, a se dar o direito de pensar antes de reagir é vital para desatar cárceres psíquicos, construir respostas brilhantes e edificar relações saudáveis".

E continua, "Quem se submete à pressão e à competição predatória nas empresas pode perder a leveza e o encanto pela vida".

"Empresas adoecem mesmo tendo muito dinheiro, principalmente quando sangram a emoção de seus colaboradores".

Portanto, se você busca seu desenvolvimento e crescimento profissional, lembre-se de desenvolver também sua Inteligência Emocional!