Desenvolvimento humano - Autoconhecimento - A chave para o desenvolvimento humano - Por Jaqueline Alves

Autoconhecimento é o ponto de partida para o desenvolvimento profissional? 

O que os leitores pensam a respeito desta ideia? Ou melhor, já paramos para pensar seriamente nisso?

Quando percebemos a necessidade de desenvolvermos  nossas carreiras, funções, no ambiente corporativo ou em nosso próprio negócio consideramos o autoconhecimento como uma ação relevante em nosso planejamento estratégico?

Refletindo sobre os anos de experiência profissional, ouvindo diariamente clientes e colaboradores dos mais diversos perfis, experiências, formações e valores, sinto-me à vontade em dizer que poucos tomam consciência desta necessidade sozinhos. 

Na minha visão a explicação é simples; o foco quase sempre é colocado no ambiente externo, na empresa, no gestor, no segmento de negócios, no momento político e econômico do País, etc... Em que momento este foco localiza nossos valores, nosso ambiente interno, meu EU?

Segundo Daniel Goleman em Inteligência Emocional - A teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente: "levar inteligência à emoção" ou como disse Arístóteles " zangar-se com a pessoa certa, na medida certa, na hora certa, pelo motivo certo e da maneira certa".

Hoje podemos contar com a literatura, profissionais especializados, educadores que nos apoiam nesta auto descoberta. 

Se você deseja agir em prol de seu desenvolvimento o autoconhecimento é uma etapa fundamental, use os recursos humanos ou físicos para atingir seus objetivos. Não estamos sozinhos como no passado, e isto é libertador!

Boa reflexão!