Desenvolvimento Humano - Aprender e Ensinar - Por Jaqueline Alves

Desenvolvimento Humano

28 Novembro, 2018

Aprender e Ensinar

Ninguém é tão jovem que não possa ensinar e tão velho que não possa aprender!
Como você se sente em relação a este pensamento? Quantas vezes você já se achou tão jovem, incapaz de ensinar ou tão velho incapaz de aprender? 
Eu já, algumas vezes e também já ouvi muitas pessoas do meu convívio com este pensamento.
Talvez o que mais impacte para nós que estamos vivendo o século XXI, no qual a expectativa de vida só aumenta, é que além de pensarmos, agimos assim.
Impomos barreiras ao nosso desenvolvimento e melhoria, seja no âmbito pessoal, profissional, social, familiar, etc...
Se temos uma expectativa de longo prazo ainda nesta vida como pretendemos chegar lá nos impondo estas barreiras? 
Com certeza seremos desafiados e mais do que isso teremos a necessidade por uma questão de sobrevivência de aprender e ensinar. 
Ou você pretende viver dentro de uma bolha sem relacionar-se com ninguém?
Vamos explorar melhor essa ideia; mesmo em uma bolha você teria necessidade de aprender como sobreviver nesta bolha e alguém teria que lhe ensinar a fazer isso. 
Em contrapartida seu exemplo por si só, mesmo que você não fizesse nenhum esforço para isso já estaria ensinando pessoas a como viver em uma bolha...
Portanto, vamos resistir até quando, qual o benefício disso para você e para os outros? Que oportunidades perdemos com este pensamento arrogante e egocêntrico?
Vamos lá! Acho que abandonar a ideia da bolha é bem mais interessante e aí você poderá contar que o seu legado nesta vida foi Aprender e Ensinar.