Colônias e cursos de férias: por que é legal seu filho participar

Pais educadores

08 Dezembro, 2017

Confira participação da Prof. Maibí Mascarenhas na matéria para o site Bebe.com.br.

 

Colônias e cursos de férias: por que é legal seu filho participar

E um guia com 10 lugares que oferecem atividades para as crianças em dezembro de 2017 e janeiro de 2018

Quando acabam as aulas, uma das maiores preocupações de mães e pais é encontrar atividades que possam entreter os pequenos e auxiliar em seu desenvolvimento. Colônias,  cursos de férias e acampamentos são as melhores opções para a recreação das crianças enquanto os adultos precisam trabalhar ou cuidar de preparativos mais pesados para as festas de fim de ano.

Alguns aspectos devem ser observados ao escolher os lugares que acolherão seus filhos. A pedagoga Maibi Mascarenhas, coordenadora da pós-graduação em Educação Inclusiva do IBFE (Instituto Brasileiro de Formação de Educadores) coloca a segurança e a capacitação da equipe responsável pelo monitoramento como prioridades.

"Não há normativa, mas considero ideal que haja um adulto para cada grupo de 8 crianças quando elas tiverem menos de 2 anos. Entre 2 e 3 anos, é interessante haver um monitor para cada 10 alunos. Dos 4 anos em diante, pode ser um adulto para cada 15", sugere.

O tipo de atividade que o local oferece também deve pesar na decisão. "Uma programação lúdica, interativa, artística, com desafios e também momentos livres, de convivência, é perfeita", diz a pedagoga, que acha melhor haver o mínimo possível de tecnologia envolvida nisso. Ela justifica: "A criança de hoje já usa tecnologia como entretenimento no dia a dia. Brincar de fato com outras crianças será mais prazeroso. Tecnologia ela terá a vida inteira."

Rafaela Matos, pedagoga da Happy Code (escola de tecnologia e inovação para crianças e adolescentes), discorda. Para ela, "uma colônia de tecnologia pode trazer oportunidades para as crianças adquirirem conhecimentos fora de sua zona de conforto, de uma maneira bem imersiva e com o ensino de habilidades fundamentais para seu futuro".

Ela elenca como principais vantagens dessa modalidade de atividades o aprendizado por meio de jogos (como oportunidade de ter um primeiro contato com tecnologia e inovação), os benefícios das atividades desconectadas (com o ensino de conceitos de ciências da computação fora do computador, em atividades relacionadas à tecnologia) e o conhecimento por meio da sociabilização (ao trabalhar com crianças que tenham os mesmos interesses).

Cada família, é claro, sabe o que é melhor para seu estilo de vida. Confira AQUI 10 lugares que oferecem atividades em dezembro e janeiro para as crianças.