Atuação no mercado de Educação l Por Maibí Mascarenhas

Atuação no mercado de Educação


Ao se mencionar a profissão de pedagogo, os principais assuntos e conceitos que surgem em mente para a grande maioria das pessoas se referem ao fato de gostar de crianças ou assumir a proposta de lecionar para o público infanto juvenil em classes escolares. Mas, afinal, quais são as possibilidades de atuação de um profissional graduado em pedagogia?

A graduação neste área permite, sem dúvida, a atuação docente na educação infantil, no ensino fundamental I e na gestão escolar, porém, os campos de atuação do educador pedagogo vão muito além da sala de aula. É nesse vasto universo que vamos nos aprofundar.

Comecemos pela gestão escolar: cargos como coordenação pedagógica, orientação educacional, orientação vocacional escolar, vice-direção e direção escolar, tanto no ensino público quanto privado, são cargos comumente ocupados por pedagogos, que se preparam ao longo do curso para conduzirem tais processos. Orientar equipes, definir metas, atender famílias e transitar entre todos os aspectos que impulsionam uma instituição de ensino fazem parte disso.

O educador também encontra oportunidades de trabalho enquanto tutor de cursos via Educação à Distância, podendo, eventualmente, coordenar pólos, criar cursos e produzir conteúdos. Caso possua pós graduação, sua área de atuação se ampliará ainda mais.

Pedagogos são solicitados para a área empresarial, realizando trabalhos de recrutamento, seleção e treinamento de equipes, atuando em parceria com profissionais de psicologia e Recursos Humanos. Suas funções serão localizar profissionais, planejar sua capacitação, elaborar e aplicar treinamentos, cursos internos e organizações de metas que envolvam a aprendizagem e o desempenho da equipe. É um ramo em crescimento acentuado, tanto em contratos fixos quanto em ações pontuais.

O pedagogo pode, também, formalizar sua própria condição de MEI - microempreendedor individual, e lançar diversos cursos e treinamentos na área educacional.

Além as áreas mencionadas, o profissional pode ser solicitado na área médica, assumindo funções no ramo de pedagogia hospitalar, em classes ou brinquedotecas, garantindo que o paciente receba as orientações acadêmicas durante as internações e participe de atividades lúdicas e pedagógicas. 

Pode, também, assumir aulas de reforço escolar para os anos de ensino nos quais está habilitado e atuar como cuidador de crianças com deficiência no ambiente escolar, gestor de ONGs e educador social.

Caso completamente sua formação com pós-graduação, por exemplo, as portas se abrem para a docência no ensino superior e diversas outras áreas de atuação, incluindo a prestação de concursos.

Portanto, as possibilidades de atuação do pedagogo são inúmeras, proporcionando uma carreira diversificada, relacionada com diversos âmbitos da sociedade e permitindo que o educador faça a diferença, através de suas práticas, para uma gama variada de alunado.

A carreira em Pedagogia transpassa diversos caminhos, equilibrando pontos fundamentais como responsabilidade e gratificação. Investir nesta formação é comprometer-se a influenciar o meio e renovar, constantemente, a si mesmo.