Pós-graduação

Psicopedagogia Clínica e Institucional

Parcelas a partir de:

R$ 269,00

Objetivos

Capacitar profissionais através de instrumentos atualizados e inovadores a observar, diagnosticar, planejar e intervir em problemas de aprendizado escolar. Para isso, o curso aborda a ação do Psicopedagogo na clínica e na instituição de ensino. As disciplinas apresentadas no curso se apoiam em contribuições da área de Psicologia voltadas para o estudo dos problemas de aprendizado que relacionam o aluno com a sociedade, com a escola e com a família. O curso também tem uma atualização neurocientífica para o assunto através da disciplina Bases neurológicas da aprendizagem. No fim do curso o aluno estará habilitado a reconhecer, diagnosticar e intervir, de forma técnica, nos processos onde a dificuldade de aprendizagem está presente. 


Diferenciais da Pós-graduação do IBFE

• Disciplina Futuro e Tendências na Educação em todos os cursos;
• Disciplina Métodos de Ensino Para Nativos Digitais em todos os cursos,
• Disciplina Planejamento de Carreira em todos os cursos;


Sobre o Curso

O IBFE oferece aos alunos de pós-graduação um programa internacional através de uma importante parceria com a  Efígie Educacional e a European Study Center (ESC).

A European Study Center é uma Instituição Europeia de excelência, criada para atender estudantes internacionais que buscam ter experiências de estudos na Europa. Localizado na Alemanha, busca oferecer aos estudantes internacionais, compreensão aprofundada da UE e outros temas afins. Cursos, alojamento e numerosas excursões temáticas estão incluídos nos programas organizados pela European Study Center para Efígie do  Brasil. 

A Efígie Educacional viabiliza e cuida de cada programa que oferecemos de forma minuciosa e de um jeito único. Os programas são praticamente exclusivos e personalizados, fazendo da Efígie Educacional uma boutique de educação internacional para os que buscam não apenas fazer o que todos estão fazendo, mas ser diferente e diferenciado no mercado de trabalho e no mundo.

Em 2017, o programa consiste em percorrer as cidades, bem como suas proximidades, de Milão, Reggio Emilia e Florença onde teremos a oportunidade de visitar universidades e escolas com diferentes abordagens pedagógicas nos segmentos de educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e de nível superior, desenvolvidas na Itália atualmente. Tal itinerário dará aos participantes uma visão panorâmica do Sistema Educacional Italiano, sem nos focarmos apenas em uma abordagem pedagógica e sim considerar a educação dentro de um contexto nacional.


Parceiro responsável: Efígie Educacional

Fone: (19) 4141-1515 

e-mail: contato@efigieeducacional.com.br

Público Alvo

Professores de todas as áreas, coordenadores, supervisores, diretores, psicopedagogos, psicólogos e profissionais que trabalham na área de educação ou que queiram aprimorar os seus conhecimentos sobre os problemas de aprendizagem e as possibilidades de intervenção. 

Estratégias e Métodos

Aulas presenciais, tendo como principal diferencial a conexão contínua entre a teoria e a prática através dos seguintes métodos:

• Preparação prévia para as aulas;
• Estudos de Caso;
• Aulas expositivas;
• Discussões e debates em sala de aula. 

Grade

Módulo Horas
FUTURO E TENDÊNCIAS NA EDUCAÇÃO -
MÉTODOS DE ENSINO PARA NATIVOS DIGITAIS -
BASES NEUROLÓGICAS E COGNITIVAS DO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM -
FISIOLOGIA DO MOVIMENTO -
FUNÇÕES PSICOMOTORAS -
INTRODUÇÃO A PSICOMOTRICIDADE -
OBSERVAÇÃO PSICOMOTORA -
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO -
PSICOMOTRICIDADE FERRAMENTAS DE APRENDIZAGEM -
PSICOMOTRICIDADE DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM -
PLANEJAMENTO DE CARREIRA -
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO -
CARGA HORÁRIA TOTAL 422

*O local e as datas das aulas acima estão sujeitos a alteração pela unidade.

Coordenador

João Rilton

Bacharel em Música (FMU-FAAM),  Psicanalista Clínico (SBPM), Master Trainer em PNL (Actius), Professor de Hatha-Yoga (União do Yoga). Coordenador e Professor nas Pós graduações em Psicopedagogia e Neurociências aplicadas à educação (IBFE). Palestrante nas áreas de Música, Neurociência e Programação Neurolinguística. Professor nas pós-graduações em Educação Socioemocional, Arte e Educação, e Inovação em Educação (IBFE).


Expandir

Docentes e Convidados

Adriano Rolindo

Doutorando na área de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte pelo programa de pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, com mestrado na mesma área e instituição. Pós-graduado em nível lato sensu em gestão educacional pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas em 2007 e pela Faculdade Anhembi Morumbi em 2010, graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Atualmente é diretor titular de cargo na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, atuando na E.E. Dr. Manoel Alexandre Marcondes Machado em Campinas, desde 2007 e professor no Instituto Brasileiro de Formação de Educadores.

Expandir

Carolina Defilippi

Possui graduação em Ciencias Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Pós Graduação em Direito pelo Centro Universitário Salesiano e Pós Graduação em Direito pelo Instituto de Pós Graduação. É mestre em Educação pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo. Atualmente é advogada criminalista e coordenadora geral do Proordem. Tem experiência também na área de Direito, com ênfase em Direito Penal e na preparação de discentes para a Prova da Ordem dos Advogados do Brasil e Concursos Públicos em geral. Tem experiência na área de Educação, especialmente em Educação para Nativos Digitais.

Expandir

Cristina Corsini

Psicóloga (CRP 06/41118-0) e Pedagoga. Especialista em Psicopedagogia em Neurologia Infantil (Faculdade de Ciências Médicas - Unicamp). Mestra em Psicologia Escolar (Puc-Campinas). Vivência profissional em clínica com crianças e adolescentes. Tutora de Estudo em domicílio / Home care pedagógico de crianças e adolescentes. Consultora em escolas de Campinas e Região desenvolvendo trabalho com famílias, equipe pedagógica e alunos. Professora universitária na graduação e pós-graduação (Lato-sensu). Orientadora Educacional e Coordenadora Pedagógica na rede particular. Coordenadora Nacional do curso de pós-graduação Educação Socioemocional e Práticas na Escola e professora horista do IBFE. Tutora de estudos de crianças e adolescentes. Autora do livro: "Pais nota dez, aluno nota mil: sugestões práticas para ajudar seu filho na escola" (Casa do Psicólogo / Pearson).

Expandir

Daniel Simões Rebello

Graduação em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-CAMPINAS (2000), Mestre em Bioética pela Universidade do Vale do Sapucai - UNIVÁS(2010), possui Especializações em: Psicopedagogia institucional e clínico pelo Unisal (2012),  Pedagogia do Esporte Escolar pela UNICAMP (2006), Treinamento em Natação pelo Instituto Superior de Cultura Manoel Fajardo - Cuba (1999), Esportes Educacionais pela Universidade de Barcelona (2001).Atualmente é professor de Educação Física escolar do Colégio LICEU Nossa Senhora Auxiliadora - Campinas/SP, professor de graduação dos cursos de Educação Física e Pedagogia do UNISAL, professor dos cursos de pós-graduação do Unisal em Psicopedagogia e Educação Infantil na área de Psicomotricidade e Pedagogia social na área de animação sócio cultural, professor dos cursos de pós graduação do Instituto Brasileiro de Educação (IBFE) em Psicopedagogia e Alfabetização e letramento na área de Psicomotricidade.

Expandir

Debora Corigliano

Neuropsicopedagoga, Pós graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional e em Neurociência da Educação (pelo IBFE). Professora no IBFE nos cursos de Psicopedagogia, Inovação na Educação e Docência do Ensino Superior. Consultório Particular para atendimento na área da Psicopedagogia e Orientação Familiar. Assessoria Pedagógica em escolas particulares. Autora do livro " Orientando Pais, Educando Filhos" pela editora Autores Associados.  Idealizadora e tutora no EAD "Pais e filhos, uma parceria de sucesso" pela Rede Sec. XXI e apresentação diária  na Rádio Brasil , no programa Nossa Gente, falando sobre Orientação familiar. 

Expandir

Eliane El Badouy Cecchettini

Experiência e formação: Publicitária premiada, co-autora de 2 livros, professora, palestrante e conferencista, Pós-graduada em Marketing pela ESPM. 30 anos de carreira foram construídos em grandes grupos de comunicação como Editora Abril, Folha de S.Paulo e Sony Enterteniment Television e agências de propaganda de grande e médio portes. Atualmente é Pesquisadora do comportamento, comunicação, mecanismos de atenção e do consumo de mídia do jovem contemporâneo e Sócia Diretora da Badu + COP, fruto da parceria Internacional de sua empresa Target House com a Agência Italiana de Branding & Design Conte Oggioni & Partners atuando nas áreas de: Comunicação Corporativa, inteligência em Mídia, Arquitetura e Modelagem de Target (On e Offline), Branding, Design, Gestão do Capital Reputacional, Planejamento e Ativação de negócios (Brasil / Itália). 

Expandir

Luis Rasquilha

CEO da Inova Consulting, da Inova Business School e da RWear. Professor convidado da FIA. Colunista da Radio CBN. Autor e co autor de 18 livros técnicos sobre marketing, comunicação, futuro, tendências e inovação. Experiência internacional de consultoria na Europa, África, EUA e América do Sul, tendo trabalhado como consultor de 10 das 50 empresas mais inovadoras do mundo. 

Maibí Fernanda Chesi Mascarenhas

Docente no ensino superior, especialista em gestão de pessoas, graduada em Pedagogia - licenciatura plena, com aperfeiçoamento em educação inclusiva e gestão educacional e atriz profissional regulamentada pelo SATED/ SP. Aperfeiçoamento em acessibilidade, LIBRAS e áudio descrição. Docente universitária na graduação em Pedagogia na UNIESP Fleming Campinas e nos cursos de pós-graduação de Psicopedagogia e Educação Inclusiva. Docente, gestora e atriz da Água Mágica Produções Artísticas e elaboradora de cursos, espetáculos, palestras e treinamentos lúdicos, educacionais e corporativos. Coordenadora de pós-graduação em Educação Inclusiva do Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE) e atuante na área de inclusão desde 2003.

Marcelo Veras

Presidente da Unità Educacional.  Sócio e membro do conselho da Inova Consulting. Diretor Adjunto da ACIC - Associação Comercial e Industrial de Campinas. Professor de Planejamento de carreira em cursos de MBA e Pós-graduações.

Experiência de 30 anos em empresas como: Rede Positivo, Souza Cruz, Claro, TIM, ESPM,  ESAMC, Inova Consulting, Atmo Educação e Unità Educacional.Autor/Organizador de dois livros: Métodos de Ensino para Nativos Digitais (Editora Atlas, 2010) e Gestão de Carreira e Competências (Editora Atlas, 2014). Mediador do FAB - Future Advisory Board.

Graduado em Engenharia Química, com Pós-Graduação em Gestão de Produção, MBA Executivo em Marketing. MBA Executivo em Gestão de Negócios. Master em Tendências, Coolhunting e Gestão da Inovação. Pós MBA em Finanças.

Mais de 300 artigos publicados sobre planejamento de carreira e desenvolvimento de competências. 

Expandir