Objetivos

O curso está organizado em módulos temáticos que carregam a intenção de instrumentalizar os/as profissionais na área de ensino de Matemática em práticas pedagógicas de vanguarda, atentas à urgência de uma educação matemática crítica e reflexiva. Seus módulos abordam os principais conteúdos que compõem as matrizes curriculares da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental das escolas brasileiras, além de aspectos didáticos fundamentais para o estabelecimento de vínculos entre o ensino e a aprendizagem de matemática. 

Diferenciais da Pós-graduação do IBFE

• Disciplina Futuro e Tendências na Educação em todos os cursos;
• Disciplina Métodos de Ensino Para Nativos Digitais em todos os cursos,
• Disciplina Planejamento de Carreira em todos os cursos;


Público Alvo

Professores e professoras da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 

Estratégias e Métodos

O curso assume como princípio a coerência entre a metodologia proposta e a metodologia praticada em sua condução. A essência da metodologia que aqui se propõe é a Problematização. Vemos a Problematização como um caminho eficiente para provocar reflexões e descobertas; um caminho que exige tomada de decisões, interpretações, estratégias de solução, experimentações, justificativas, avaliações e autoavaliações.

As aulas serão conduzidas por meio de exposições, trabalhos e dinâmicas em grupo, resolução de problemas formais e não formais, debates e discussões, apresentações e seminários. 

Investimento

Valor do curso: 

Em breve

 

O que preciso para me matricular?

1 foto 3 x 4

Cópia simples do CPF

Cópia simples do RG

Cópia simples do comprovante de endereço

Cópia simples da certidão de nascimento/casamento 

Cópia autenticada do diploma da graduação

Cópia simples do histórico escolar (graduação)

Grade

Módulo Horas
FUTURO E TENDÊNCIAS NA EDUCAÇÃO -
MÉTODOS DE ENSINO PARA NATIVOS DIGITAIS -
AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA INCLUSÃO -
CURRÍCULO ESCOLAR E INCLUSÃO -
DEFICIÊNCIAS E MERCADO DE TRABALHO -
DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM E SUAS PATOLOGIAS -
DIDÁTICA DO ENSINO -
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA -
LIBRAS -
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA -
DEFICIÊNCIA VISUAL -
DEFICIÊNCIA AUDITIVA -
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL -
SUPERDOTAÇÃO, ALTAS HABILIDADES E DEFICIÊNCIAS MÚLTIPLAS -
POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA -
PSICOMOTRICIDADE -
PLANEJAMENTO DE CARREIRA -
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO -
CARGA HORÁRIA TOTAL 422

*O local e as datas das aulas acima estão sujeitos a alteração pela unidade.

Coordenador

Rodrigo C. Fonseca

Especialista em Educação Matemática na área de concentração da Etnomatemática, bacharel e licenciado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É sócio-diretor do NIPEC, empresa de consultoria e assessoria educacional pela qual atua profissionalmente como consultor pedagógico de instituições formais e não-formais de ensino. É professor desde 1999 lecionando nos ensinos fundamental II, médio, superior e cursos pré-vestibulares. É co-autor do Material Didático + Novo Enem, do Sistema Didático ÉTICO, editora Saraiva e autor da Coleção Prometeus, material didático apostilado da Editora Pandora.

Expandir

Docentes e Convidados

Adriana Turchetti Pinto de Moura

Psicóloga especialista em Neuropsicologia pela USP com aprimoramento em Reabilitação Cognitiva.

Mediadora do Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI) de Reveu Feuerstein.

Experiência profissional como psicóloga clínica (psicoterapia, avaliações e tratamento de crianças, adolescentes, adultos e idosos) e como professora em cursos de formação e especialização, além de grupos de estudo e supervisões.

Alexsandro Issao Sunaga

Mestrando em Ensino de Astronomia na USP, MBA em Finanças pela ESAMC, Licenciado em Física pela Unicamp, Professor-Referência em Ensino Híbrido no Brasil pelo Instituto Península, Consultor em Tecnologias na Educação no Colégio Objetivo,  Professor de Física, Matemática e Robótica em Faculdades e Colégios, Co-autor do livro Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologias na Educação.

Carolina Defilippi

Possui graduação em Ciencias Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Pós Graduação em Direito pelo Centro Universitário Salesiano e Pós Graduação em Direito pelo Instituto de Pós Graduação. É mestre em Educação pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo. Atualmente é advogada criminalista e coordenadora geral do Proordem. Tem experiência também na área de Direito, com ênfase em Direito Penal e na preparação de discentes para a Prova da Ordem dos Advogados do Brasil e Concursos Públicos em geral. Tem experiência na área de Educação, especialmente em Educação para Nativos Digitais.

Expandir

Eliane El Badouy Cecchettini

Experiência e formação: Publicitária premiada, co-autora de 2 livros, professora, palestrante e conferencista, Pós-graduada em Marketing pela ESPM. 30 anos de carreira foram construídos em grandes grupos de comunicação como Editora Abril, Folha de S.Paulo e Sony Enterteniment Television e agências de propaganda de grande e médio portes. Atualmente é Pesquisadora do comportamento, comunicação, mecanismos de atenção e do consumo de mídia do jovem contemporâneo e Sócia Diretora da Badu + COP, fruto da parceria Internacional de sua empresa Target House com a Agência Italiana de Branding & Design Conte Oggioni & Partners atuando nas áreas de: Comunicação Corporativa, inteligência em Mídia, Arquitetura e Modelagem de Target (On e Offline), Branding, Design, Gestão do Capital Reputacional, Planejamento e Ativação de negócios (Brasil / Itália). 

Expandir

Gabriela V. de Oliveira

Mestra em Matemática pelo programa de mestrado profissional em rede Nacional - PROFMAT, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora de Matemática da rede privada com experiência em turmas de Ensino Fundamental II, Ensino Médio e cursos pré-vestibular. Atualmente é professora do Colégio Notre Dame de Campinas.

Luis Rasquilha

Experiência e Formação: Managing Director do WIN (Worldwide Innovation Network), Presidente & CEO da Inova Consulting, CEO da Inova Business School. Formação em Disruptive Innovation HBX (Harvard Business School), em Strategic Management (Copenhagen Business School, DNK), Creativity & Design Thinking (Stanford University, USA), Empreendedorismo e Gestão da Inovação (UCP, PT), Gestão (Inova Business School, ISG e ISCTE), Marketing (UCP) e Comunicação (INP). Professor da FIA | USP, Colunista da Rádio CBN, Articulista da Buzzmedia e da Startup Magazine. 20 anos de experiência em consultoria nas áreas de comunicação, marketing, estratégia, futuro, tendências e inovação estratégica com atuação na Europa, EUA, África e América do Sul. Autor e co-autor de 15 livros técnicos sobre Marketing, Comunicação, Futuro, Tendências e Inovação. Head do FAB - Future Advisory Board, da Região Metropolitana de Campinas.

Expandir

Marcelo Veras

Presidente da Unità Educacional.  Sócio e membro do conselho da Inova Consulting. Diretor Adjunto da ACIC - Associação Comercial e Industrial de Campinas. Professor de Planejamento de carreira em cursos de MBA e Pós-graduações.

Experiência de 30 anos em empresas como: Rede Positivo, Souza Cruz, Claro, TIM, ESPM,  ESAMC, Inova Consulting, Atmo Educação e Unità Educacional.Autor/Organizador de dois livros: Métodos de Ensino para Nativos Digitais (Editora Atlas, 2010) e Gestão de Carreira e Competências (Editora Atlas, 2014). Mediador do FAB - Future Advisory Board.

Graduado em Engenharia Química, com Pós-Graduação em Gestão de Produção, MBA Executivo em Marketing. MBA Executivo em Gestão de Negócios. Master em Tendências, Coolhunting e Gestão da Inovação. Pós MBA em Finanças.

Mais de 300 artigos publicados sobre planejamento de carreira e desenvolvimento de competências. 

Expandir

Marília Franceschinelli de Souza

Mestra em Matemática pelo programa de mestrado profissional em rede Nacional - Profmat (2014), pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Possui graduação em Matemática Aplicada e computacional (2005) e Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2008). Professora do Instituto Federal de São Paulo, campus Bragança Paulista, atuando, principalmente, no curso de Licenciatura em Matemática. Possui experiência na docência do Ensino Fundamental II e Médio, e em projetos interdisciplinares e de educação não-formal.

Expandir