Objetivos

Oferecer um curso que possibilite ao aluno construir um corpo de discussões e oportunidades de análise para um planejamento de projetos educacionais que incluam elementos atualizados na área da psicomotricidade educacional. Consolidar a educação psicomotora como uma ação preventiva no processo ensino aprendizagem. Construir novos olhares sobre o conceito cultural de uma educação pelo movimento. Ao final do curso o aluno terá obtido conhecimentos diversificados sobre o assunto e estará apto a promover estudos e vivências que possibilite reflexões acerca do corpo em movimento e das práticas corporais utilizadas em contextos de aprendizagem.




Público Alvo

Graduados das áreas da educação e saúde que atuam ou possam atuar na área educacional e demais profissionais portadores de diploma de curso superior devidamente reconhecido com interesse em estudar as questões que envolvem a psicomotricidade educacional. O curso visa fornecer parâmetros para que esses profissionais contribuam para uma educação humanizada.

Metodologia

Aulas presenciais com suporte na plataforma Canvas, tendo como principal diferencial a conexão contínua entre a teoria e a prática, por meio dos seguintes métodos:
- Preparação prévia para as aulas;
- Estudos de Caso;
- Aulas expositivas;
- Discussões e debates em sala de aula.


O Instituto Brasileiro de Formação de Educadores - IBFE é a Escola de Educação da Unità Faculdade.
A certificação, em cumprimento da portaria publicada em 09/04/2018, será pela Unità Faculdade e pela Faculdade de Casa Branca acesse os links abaixo para conferencia no E-MEC.
Unità Faculdade: http://emec.mec.gov.br/emec/consulta-cadastro/detalhamento/d96957f455f6405d14c6542552b0f6eb/MTk1ODY=
Faculdade de Casa Branca: http://emec.mec.gov.br/emec/consulta-cadastro/detalhamento/d96957f455f6405d14c6542552b0f6eb/MTM3Mw== 

Informações Gerais

Aguardem valores e datas de início, em breve!

Grade

DISCIPLINAS Horas
PEDAGOGIA DE PROJETOS -
NEUROBIOLOGIA -
NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO 1, 2 E 3 -
PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA 1 E 2 -
ESTUDOS DO COMPORTAMENTO 1 -
ESTUDOS DO COMPORTAMENTO 2 -
MÚSICA E NEUROCIÊNCIA -
FUTURO E TENDÊNCIAS NA EDUCAÇÃO -
MÉTODOS DE ENSINO PARA NATIVOS DIGITAIS -
PLANEJAMENTO DE CARREIRA -
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO -
CARGA HORÁRIA TOTAL 422

*O local e as datas das aulas acima estão sujeitos a alteração pela unidade.

Coordenador (a)

João Rilton

Especialista em Neurociência e Inovação aplicada à educação (IBFE) , Bacharel em Música (FMU-FAAM),  Psicanalista Clínico (SBPM), Master Trainer em PNL (Actius), Professor de Hatha-Yoga (União do Yoga). Coordenador e Professor nas Pós-graduações em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Neurociência Aplicada à Educação (IBFE). Palestrante nas áreas de Música, Neurociência e Programação Neurolinguística. Professor nas pós-graduações em Educação Socioemocional, Arte e Educação, Educação Infantil, Metodologias Ativas e Inovação na Educação (IBFE).


Expandir

Docentes e Convidados

Adriana Gonzalez Valera

Bacharel em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997), Mestre em Farmacologia pela Universidade Federal de São Paulo (2000), e Doutora em Ciências com ênfase em Neurociências pela Universidade de São Paulo (2004). Realizou o Pós-Doutoramento na área de Neurodegeneração na Universidade Autónoma de Madrid (2005-2007). Já atuou como pesquisadora científica na USP e UNIFESP. Possui vários artigos publicados em revistas nacionais e internacionais. E, atualmente, é professora da Pós-graduação em Neurociência aplicada à Educação no IBFE, da Pós-graduação em Neuropsicofarmacologia na USCS, e palestrante na área de Neurociência e Educação Socioemocional.

Expandir

Alexandre Rezende

Biólogo graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, mestre e doutor em Morfofisiologia do Sistema Nervoso pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. De 2002 a 2009 desenvolveu projeto de pesquisa na área de Neurobiologia enfatizando o estudo da neuroregeneração em doenças neurodegenerativas e neurotraumas pelo Departamento de Fisiologia e Biofísica da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Atualmente, atua na área de Neurociência aplicada a Educação pela PUC-Campinas e pelo Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE). Atua também como professor de Fisiologia, Biofísica, Histologia, Biologia Celular e Processo Ensino-Aprendizagem na Vida Universitária junto a Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Desde 2013 desenvolve na PUC-Campinas, Prática de Formação visando o estudo do cérebro na aprendizagem e memória, intitulada Neurociência e Educação. É professor de Neurofisiologia no curso de Pós-Graduação em Neuropsicologia da Infância e da Adolescência junto a Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Professor de Neuromarketing na Inova Business School. Além disso, é o professor responsável do curso de extensão Mente, Cérebro e Envelhecimento junto a Universidade da Terceira Idade da PUC-Campinas, desde 2014.

Expandir

Carolina Defilippi

Experiência e formação: Possui graduação em Ciencias Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Pós Graduação em Direito pelo Centro Universitário Salesiano e Pós Graduação em Direito pelo Instituto de Pós Graduação. É mestre em Educação pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo. Atualmente é advogada criminalista e coordenadora geral do Proordem. Tem experiência também na área de Direito, com ênfase em Direito Penal e na preparação de discentes para a Prova da Ordem dos Advogados do Brasil e Concursos Públicos em geral. Tem experiência na área de Educação, especialmente em Educação para Nativos Digitais.

Expandir

Eliane El Badouy Cecchettini

Experiência e formação: Publicitária premiada, co-autora de 2 livros, professora, palestrante e conferencista, Pós-graduada em Marketing pela ESPM. 30 anos de carreira foram construídos em grandes grupos de comunicação como Editora Abril, Folha de S.Paulo e Sony Enterteniment Television e agências de propaganda de grande e médio portes. Atualmente é Pesquisadora do comportamento, comunicação, mecanismos de atenção e do consumo de mídia do jovem contemporâneo e Sócia Diretora da Badu + COP, fruto da parceria Internacional de sua empresa Target House com a Agência Italiana de Branding & Design Conte Oggioni & Partners atuando nas áreas de: Comunicação Corporativa, inteligência em Mídia, Arquitetura e Modelagem de Target (On e Offline), Branding, Design, Gestão do Capital Reputacional, Planejamento e Ativação de negócios (Brasil / Itália). 

Expandir

Giulia Marinho

Graduada em ciências biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Mestre em biologia funcional e molecular com ênfase em bioquímica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e pôs graduanda em Neurociência aplicada a Educação pelo Instituto Brasileiro de Formação de Educadores. Autora de material didático de Ciências da Natureza para ensino fundamental II e professora do ensino fundamental e médio.

Luis Rasquilha

CEO da Inova Consulting, da Inova Business School e da RWear. Professor convidado da FIA. Colunista da Radio CBN. Autor e co autor de 18 livros técnicos sobre marketing, comunicação, futuro, tendências e inovação. Experiência internacional de consultoria na Europa, África, EUA e América do Sul, tendo trabalhado como consultor de 10 das 50 empresas mais inovadoras do mundo. 

Marcella Bergamini de Baptista

Graduada em biomedicina pela Universidade Metodista de São Paulo (2009), mestre em Ciências Médicas (2013) e doutora em Ciências (2017) pela Universidade Estadual de Campinas com estágio na Università degli studi di Padova (Itália). De 2009 a 2017 estudou e desenvolveu projetos com doenças neurodegenerativas raras. Demonstrou a viabilidade do zebrafish como um modelo animal para o estudo de alterações neurológicas da gangliosidose GM1.  Tem experiência na área de genética molecular, humana e médica, com ênfase em doenças raras, tecnologias para silenciamento da expressão gênica e avaliação fenotípica de modelos animais com doenças neurodegenerativas.

Expandir

Marcelo Veras

Presidente da Inova Business School.  Sócio e membro do conselho da Inova Consulting. Conselheiro da SBCE - Sociedade Brasileira de Comunicação Emocional. Professor de Planejamento de carreira na Inova Business School. Mentor do Founder Institute.

Experiência de 30 anos em empresas, tais como: Rede Positivo, Souza Cruz, Claro, TIM, ESPM,  ESAMC, Inova Consulting, Atmo Educação e Unità Educacional. Autor de cinco livros: Métodos de Ensino para Nativos Digitais (2010), Gestão de Carreira e Competências (2014),  SBB - Strategic Building Blocks (2017), Inovação em sala de aula (2018) e Tempo de compartilhar (2018). Colunista do DCI - Diário do Comércio e Indústria, JP - Jornal de Piracicaba e da Rádio Bandeirantes de Campinas.

Graduado em Engenharia Química, com Pós-Graduação em Gestão de Produção, MBA Executivo em Marketing. MBA Executivo em Gestão de Negócios. Pós MBA em Finanças.


Expandir

Tom Soares

Psicólogo clinico formado pela Universidade Paulista, com formação em psicoterapia comportamental clínica, certificado em Coaching com Robert Dilts (Crise, Transição e Transformação),  Trainer em PNL - certificado pela Actius. Consultor de empresas com foco em Gestão Sistêmica e Constelações Estruturais Sistêmicos (SySt®) pela Geiserwork - Uruguai.

Eventos

Palestra - Neurociência e Comunicação Emocional (Ingredientes para a nova educação)

A comunicação humana é a ferramenta principal, senão única, para a aquisição de conhecimento. Porém, com o passar dos anos investindo em inteligência lógico-matemática, hoje temos um mundo altamente tecnológico e um ser humano com ...

Continuar lendo
Chat