Sobre o Curso

Quais são os objetivos do curso?

Oferecer aos participantes uma visão abrangente das demandas, das filosofias, dos métodos e das ferramentas que a Educação moderna irá exigir dos educadores e das escolas. Este curso se dispõe a propor soluções criativas e preparar os participantes para uma nova atitude pedagógica, proporcionando práticas inovadoras e adaptadas às necessidades do mundo atual, as quais devem ser adotadas nos espaços da escola para favorecer o desenvolvimento do aprendiz-protagonista.

Onde serão as aulas?

Na nossa unidade do ABC que fica na Rua Cel. Fernando Prestes, 350 - Centro - Santo André.

O curso é presencial?

Sim, todos os nossos cursos são presenciais.

Turma(s)

Metodologias Ativas (Setembro 2019)

Data de Início: 11/09/2019
Horário das Aulas: 19h00 às 22h30
Dia da semana: Quarta-feira
Duração: 13 meses de aula (422 horas)

*Aulas presenciais na Unidade IBFE ABC.
*Férias no mesmo período escolar.



Público alvo

Para quem se destina esse curso?

Direcionado aos graduados nas diversas áreas ligadas à Educação que pretendam se aprofundar nos assuntos ligados às metodologias ativas, ao futuro da educação e às tendências que irão nortear os caminhos para uma educação de qualidade e eficaz.

Metodologia

Como serão as aulas e o que eu vou aprender em cada módulo?

Aulas presenciais e em vídeo, tendo como principal diferencial a conexão contínua entre a teoria e a prática, por meio dos seguintes métodos:
- Preparação para as aulas;
- Estudos de caso;
- Aulas expositivas;
- Discussões e debates em sala de aula;
- Aplicações de metodologias ativas (Storytelling, PBL, Sala de aula invertida, aulas em campo etc);
- O curso terá aula em uma sexta (19h00 às 22h30) e um sábado (08h30 às 16h30), durante o período total do curso, onde virá um Professor de fora do Estado de SP.
Confira a descrição de cada um dos módulo do curso AQUI. =)

Esse curso é reconhecido pelo MEC?

Sim, abaixo mais informações:
A certificação, em cumprimento da portaria publicada em 09/04/2018, será pela Unità Faculdade, acesse o link abaixo.
Unità Faculdade: Clique AQUI para ver a Conferência no E-MEC
O Instituto Brasileiro de Formação de Educadores - IBFE é a Escola de Educação da Unità Faculdade.

Informações Gerais

Qual é o Valor de Investimento?

20 mensalidades de 284 reais ou 

16 mensalidades de 341 reais.


Tem algum tipo de desconto?

- Grupo de 04 pessoas (no mesmo curso ou não) 10% para cada aluno
- Professores de Escolas Parceiras 15% (saiba como ser escola parceira pelo e-mail abc@ibfeduca.com.br)
- Ex alunos IBFE 10%


Qual é a forma de pagamento?

Pagamentos através de boleto bancário.


O que preciso para me matricular?

- Ficha de Inscrição preenchida e assinada (clique AQUI para baixar a ficha e nos envie no e-mail abc@ibfeduca.com.br);
- 01 Cópia autenticada do Diploma de conclusão de curso superior válido ou reconhecido no Brasil;
- 01 Cópia do Histórico escolar do curso superior;
- 01 Cópia do Comprovante de Residência;
- 01 Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento;
- 01 Cópia do CPF (não pode ser CNH);
- 01 Cópia do RG (não pode ser CNH);
- 01 Foto 3x4 (recente).


EU QUERO! Como fazer a inscrição?

Pode ser na nossa unidade presencialmente ou online, enviando a ficha de inscrição (AQUI) e no e-mail abc@ibfeduca.com.br que entraremos em contato para dar continuidade na sua matrícula.es do início das aulas.

Grade

Módulos
Futuro e Tendência na Educação
Planejamento de Carreira
Novas Tecnologias em Educação
Pedagogia de Projetos e Apredizagem Baseada em Problemas (PBL)
Aplicação de Sala de Aula Invertida
Aplicação de Narrativas e Storytelling na Educação
Estudo do Meio e Viagem Pedagógica
Neurociência Aplicada à Educação
Habilidades Socioemocionais
Cultura Maker
Gamificação na Educação
Design Thinking e Criatividade
Planejamento e Avaliação de Ensino
Trabalho de Conclusão de Curso

*O local e as datas das aulas acima estão sujeitos a alteração pela unidade.

Coordenador (a)

Max Franco

Experiência e formação: Formado em Letras, é professor de Língua Portuguesa, Língua Italiana, Literatura, Redação e Storytelling. É pós-graduado em Inovação em Educação e Mestrando em Gestão em Negócios Turísticos. Max Franco trabalha com educação faz 30 anos, tendo experiência internacional e em escolas e faculdades de São Paulo e Fortaleza. É autor de 7 livros, entre eles "Storytelling e suas aplicações no mundo dos negócios", lançado pela Editora Atlas em 2015 e "A jornada do aprendiz: storytelling e metodologias ativas na educação, lançado em 2018. É consultor de diversas empresas e de consultorias em São Paulo, Fortaleza, Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro, trabalhando sempre com o tema Storytelling. Max Franco acumula experiências de ministrar treinamentos em empresas de marcas de renome nacional: Globosat, Estadão, Mauricio de Sousa Produções, Claro, NET e ensina em diversas instituições de ensino como: Universidade Corporativa Ernst Young (EYU), Inova Business School, Instituto Brasileiro de Formação de Educadores, FBUNI, Unichristus, entre outras.

Expandir

Docentes e Convidados

Alexandre Rezende

Experiência e formação: Biólogo graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, mestre e doutor em Morfofisiologia do Sistema Nervoso pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. De 2002 a 2009 desenvolveu projeto de pesquisa na área de Neurobiologia enfatizando o estudo da neuroregeneração em doenças neurodegenerativas e neurotraumas pelo Departamento de Fisiologia e Biofísica da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Atualmente, atua na área de Neurociência aplicada a Educação pela PUC-Campinas e pelo Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE). Atua também como professor de Fisiologia, Biofísica, Histologia, Biologia Celular e Processo Ensino-Aprendizagem na Vida Universitária junto a Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Desde 2013 desenvolve na PUC-Campinas, Prática de Formação visando o estudo do cérebro na aprendizagem e memória, intitulada Neurociência e Educação. É professor de Neurofisiologia no curso de Pós-Graduação em Neuropsicologia da Infância e da Adolescência junto a Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Professor de Neuromarketing na Inova Business School. Além disso, é o professor responsável do curso de extensão Mente, Cérebro e Envelhecimento junto a Universidade da Terceira Idade da PUC-Campinas, desde 2014.

Expandir

Ana Paula Gaspar

Licenciada em História, especialista em Comunicação Digital e mestre em Design. Atua há 12 anos em torno da transformação digital. Nos primeiros 6 anos trabalhou para museus e fundou a startup Mutz. Tem experiências internacionais no Vale do Silício e Londres em aceleradores e centros de inovação. Nos últimos 6 anos vem trabalhando como consultora para empresas de design de serviços e inovação, como C.E.S.A.R., Makerversity, Tellus e Apple. Fez parte da equipe fundadora da Escola Concept onde atuou por dois anos como coordenadora pedagógica de tecnologia aplicada e hoje é coordenadora de educação no Centro de Inovação para a Educação Brasileira - CIEB.

Expandir

Ângelo Costa

Mestrado em Educação: Currículo pela PUC-SP e licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Estácio da Bahia. Têm experiência em consultoria e formação de professores em Cultura Digital, Cultura Maker e Metodologias Ativas. Atuou em projetos educacionais da Fundação Telefônica, Samsung Smart School e Smarlab. Atualmente é Professor de Letramento Digital, Cultura Maker e Design de Games no Colégio Visconde de Porto Seguro e Professor de Pós-Graduação em Metodologias Ativas no IBFE.

Expandir

Carlos Eduardo Godoy

Bacharel e licenciado em Ciências Biológicas pela USP (1984), professor e coordenador pedagógico de Ciências da Natureza / Tecnologia Educacional na Escola Móbile, entusiasta da tecnologia como ferramenta de produtividade pessoal e de aprendizagem. Finalista do Prêmio Educador Nota 10, ano 2017, promovido pela Fundação Victor Civita. Pesquisa continuamente novas estratégias de ensino-aprendizagem nas quais o aluno é protagonista no enfrentamento de situações-problema. Utiliza a plataforma Canvas (Instructure) como base para a interação com alunos do Ensino Fundamental II em situações de Ensino Híbrido, estendendo a atuação do professor para além dos limites espaciais e temporais da sala de aula. Atua com formação /  capacitação de professores desde 2003.

Experiência em:

* Ensino de Ciências da Natureza / Currículo, Teoria e Prática.

* Formação de professores de Ciências.

* Elaboração do currículo de Ciências da Natureza, do 1o ao 9o anos do Ensino Fundamental (STEAM / NGSS / Framework for Science Education).

* Mapeamento conceitual / Gestão do Conhecimento.

* Aprendizagem baseada em problemas.

* Educação para a sustentabilidade / Educação ambiental.

* Interação em Comunidades Virtuais de Aprendizagem.

* Planejamento, construção e administração de Comunidades Virtuais de Aprendizagem.

* Criação e gestão de cursos utilizando o LMS Canvas, da Instructure.

* Treinamento / Capacitação de professores e alunos para uso de tecnologia como ferramenta educacional.

* Uso das TICs na educação, integrando diferentes tecnologias na elaboração de material didático e atividades variadas.

Expandir

Carolina Defilippi

Experiência e formação: Possui graduação em Ciencias Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Pós Graduação em Direito pelo Centro Universitário Salesiano e Pós Graduação em Direito pelo Instituto de Pós Graduação. É mestre em Educação pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo. Atualmente é advogada criminalista e coordenadora geral do Proordem. Tem experiência também na área de Direito, com ênfase em Direito Penal e na preparação de discentes para a Prova da Ordem dos Advogados do Brasil e Concursos Públicos em geral. Tem experiência na área de Educação, especialmente em Educação para Nativos Digitais.

Expandir

Eliane El Badouy Cecchettini

Experiência e formação: Badu como é conhecida no mercado, é publicitária, professora de Neuromarketing e coordenadora da Pós-Graduação de Economia Criativa da Inova Business School. Seus mais de 30 anos de carreira foram construídos em grandes grupos de comunicação como Editora Abril, Folha de S.Paulo e Sony Enterteniment Television e agências de propaganda atuando como Diretora de Planejamento e Mídia. Em sua trajetória profissional atendeu contas como Mc Donald?s, Tetra Pak, 3M, FIAT, CPFL, Souza Cruz, Unilever, Johnson & Johnson, Internacional Paper entre outras. É consultora sênior de Futuro e Tendências da Inova Consulting e pesquisadora do comportamento, mecanismos de atenção e do consumo de mídia do jovem contemporâneo.

Expandir

Ico Andreoli

Experiência e formação: Artista plástico graduado pela Pontifícia Universidade Católica de
Campinas, Pós Graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Uninter e Pós
Graduação em Neurociências Aplicada a Educação pelo Instituto Brasileiro de Formação de
Educadores - IBFE, Profissional Neuropractitioner, Practitioner em PNL e Palestrante.
Com mais de 20 anos de experiência na área educacional, como docente na rede pública e
particular de ensino nos segmentos da Educação Básica Ensino Fundamental I e II e Ensino
Médio tendo como objetivo lecionar a arte com afetividade para todas as idades
transformando as emoções em processos criativos com auxílio de técnicas para estimular as
potencialidades dos alunos.

Expandir

Itamar Sena

Formado em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo e Pedagogia pela Faculdade Paulista, especialista em Direitos Coletivos e Difusos, Direito Educacional e no Uso de Tecnologia em Sala de Aula, atuou como coordenador de projetos educativos e estudo do meio na empresa Pé na Estrada Atividade Educativa, professor de Educação Infantil no município de São Bernardo do Campo e professor de Ensino Fundamental I nos municípios de Diadema e São Bernardo do Campo, foi formador e consultor de projetos voltados à Inovação Tecnológica em Escolas Públicas da Fundação Lemann, atuou como Assistente de coordenação na Secretaria de Educação de Diadema nos segmentos Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), atualmente é Assistente do Departamento de Formação e Acompanhamento Pedagógico da Prefeitura de Diadema-SP.


Expandir

João Rilton

Especialista em Neurociência e Inovação aplicada à educação (IBFE) , Bacharel em Música (FMU-FAAM),  Psicanalista Clínico (SBPM), Master Trainer em PNL (Actius), Professor de Hatha-Yoga (União do Yoga). Coordenador e Professor nas Pós-graduações em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Neurociência Aplicada à Educação (IBFE). Palestrante nas áreas de Música, Neurociência e Programação Neurolinguística. Professor nas pós-graduações em Educação Socioemocional, Arte e Educação, Educação Infantil, Metodologias Ativas e Inovação na Educação (IBFE).


Expandir

José Francisco Aparecido

Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - SP (2006). Graduado em Pedagogia pela Universidade Paulista (2002). Formado em Artes Cênicas e Mímica pela Youth With a Mission, Tyler Texas-EUA., Diretor do Colégio Objetivo de Campinas Unidade São Bernardo (CEKETEC), professor universitário nos cursos de graduação e pós-graduação. Ministrou aulas nas faculdades de Educação, Música, Teologia, Filosofia e Artes Cênicas.  Ator, Diretor Teatral e Escritor. Atuou como docente e na coordenação pedagógica nos seguintes níveis: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Superior. 

Expandir

Luciana Haddad Ferreira (Nana)

Doutora em Educação pela Unicamp, especialista em Educação e em Arteterapia. Pedagoga licenciada pela Unicamp, é membro do GEPEC (FE/UNICAMP). Tem pesquisas relacionadas à área de formação docente, especialmente nas aproximações entre Arte, Estética e Experiência na formação de professores. Atualmente, é Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental. Tem 18 anos de experiência em docência na Educação Básica e 9 anos de experiência como formadora de professores. Possui diversas publicações na área.

Luciano Alves Rocha

Experiência e formação: Especialista em Administração de Empresas - CEAG – FGV, 2008. Graduado em Engenharia Elétrica - USP – São Carlos, 2003. Carreira de 12 anos na gestão de processos de negócio nas áreas de TI e Supply Chain em empresas nacionais e multinacionais tais como Unilever, Abrange Logística e Construtora Tenda. Atuação na gerência de projetos de implantação de operações logísticas de armazenagem e distribuição em empresas como AmBev e Coelce, gerando aumento do faturamento e expansão das atividades em nível nacional.

Expandir

Marcelo Veras

Experiência e formação: Presidente da Unità Faculdade.  Sócio e membro do conselho da Inova Consulting. Conselheiro da SBCE - Sociedade Brasileira de Comunicação Emocional. Professor de Planejamento de carreira na Inova Business School e do IBFE - Instituto Brasileiro de Formação de Educadores. Mentor do Founder Institute.

Experiência de 30 anos, sendo 20 em gestão educacional. Autor de cinco livros: Métodos de Ensino para Nativos Digitais (2010), Gestão de Carreira e Competências (2014),  SBB - Strategic Building Blocks (2017), Inovação em sala de aula (2018) e Tempo de compartilhar (2018). 

Graduado em Engenharia Química, com Pós-Graduação em Gestão de Produção, MBA Executivo em Marketing. MBA Executivo em Gestão de Negócios. Pós MBA em Finanças.

Expandir

Maria Angélica Croccetti Marcondes

Experiência e formação: Pós-graduada em Neurociências Aplicada a Educação pelo Instituto Brasileiro de Formação de Educadores - IBFE e Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Uninter,  Master em PNL, assessoria pedagógica em escolas particulares, professora alfabetizadora e palestrante. 
Com mais de 20 anos de experiência na área educacional, como docente na rede pública e particular de ensino nos segmentos da Educação Básica Infantil e Ensino Fundamental I tendo como objetivo contribuir para a formação cognitiva, social e emocional do aluno.

Expandir

Max Franco

Experiência e formação: Formado em Letras, é professor de Língua Portuguesa, Língua Italiana, Literatura, Redação e Storytelling. É pós-graduado em Inovação em Educação e Mestrando em Gestão em Negócios Turísticos. Max Franco trabalha com educação faz 30 anos, tendo experiência internacional e em escolas e faculdades de São Paulo e Fortaleza. É autor de 7 livros, entre eles "Storytelling e suas aplicações no mundo dos negócios", lançado pela Editora Atlas em 2015 e "A jornada do aprendiz: storytelling e metodologias ativas na educação, lançado em 2018. É consultor de diversas empresas e de consultorias em São Paulo, Fortaleza, Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro, trabalhando sempre com o tema Storytelling. Max Franco acumula experiências de ministrar treinamentos em empresas de marcas de renome nacional: Globosat, Estadão, Mauricio de Sousa Produções, Claro, NET e ensina em diversas instituições de ensino como: Universidade Corporativa Ernst Young (EYU), Inova Business School, Instituto Brasileiro de Formação de Educadores, FBUNI, Unichristus, entre outras.

Expandir

Míriam Celi de Souza Nunes

Bacharel em Ciências Biológicas (2010) e Mestre em Biotecnologia (2013) pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atualmente cursando doutorado em Ciências Médicas - Genética Médica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, início em 2016). Atua profissionalmente como docente da Pontifícia Universidade Católica de Campinas desde 2014, lecionando as disciplinas Bioinformática e Biologia Forense.

Rodrigo Serra

Mestre em Educação pela UFSCAR- Sorocaba, professor de Matemática do Colégio Integral (Campinas) desde 2002. Autor de capítulos de livro didático para Oxford University Press, membro do GEPEMAI (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática nos/dos Anos Iniciais) FE-Unicamp, do GEPRAEM (Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Práticas Formativas e Educativas em Matemática) e do NEPEM (Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Narrativas Educativas, Formação e Trabalho Docente) ambos da UFSCAR - Campus - Sorocaba-SP. Autor de Aplicativo Educacional Enem para Lenovo/Microsoft, Centro de Pesquisas Avançadas Werhner von Braun, Campinas São Paulo.

Expandir

Eventos

Aguarde novidades!

Metodologias Ativas - Início das aulas

No dia 11/09/2019, quarta-feira, começam as aulas do curso de Pós-graduação em Metodologias Ativas.As aulas acontecem todas às quartas-feiras, das 19:00 às 22:30 e tem duração prevista de 13 meses. Para mais informações CLIQUE AQUI.

Continuar lendo

Palestra - Metodologias Ativas em sala de aula

 Abrange as demandas, as filosofias, os métodos e as ferramentas que a Educação moderna irá exigir dos educadores e das escolas na próxima década. Dessa forma, propor soluções criativas e mostrar novas atitudes pedagógicas, proporcionando ...

Continuar lendo

Faça sua inscrição

Chat