Sobre o Curso

Quais são os objetivos do curso?

Oferecer aos participantes uma visão abrangente das demandas, das filosofias, dos métodos e das ferramentas que a Educação moderna irá exigir dos educadores e das escolas. Este curso se dispõe a propor soluções criativas e preparar os participantes para uma nova atitude pedagógica, proporcionando práticas inovadoras e adaptadas às necessidades do mundo atual, as quais devem ser adotadas nos espaços da escola para favorecer o desenvolvimento do aprendiz-protagonista.

Já assistiu o vídeo do Coordenador Nacional falando mais sobre o curso?

Clique AQUI.

Onde serão as aulas?

Na nossa unidade do ABC que fica na Rua Cel. Fernando Prestes, 350 - Centro - Santo André.

O curso é presencial?

Sim, todos os nossos cursos são presenciais.

Turma(s)

Metodologias Ativas (Março 2019)

Data de Início: 27/03/2019
Horário das Aulas: 19h00 às 22h30
Dia da semana: Quarta-feira
Duração: 13 meses de aula (422 horas)

*Aulas presenciais na Unidade IBFE ABC.
*Férias no mesmo período escolar.

Público alvo

Para quem se destina esse curso?

Direcionado aos graduados nas diversas áreas ligadas à Educação que pretendam se aprofundar nos assuntos ligados às metodologias ativas, ao futuro da educação e às tendências que irão nortear os caminhos para uma educação de qualidade e eficaz.

Metodologia

Como serão as aulas e o que eu vou aprender em cada módulo?

Aulas presenciais e em vídeo, tendo como principal diferencial a conexão contínua entre a teoria e a prática, por meio dos seguintes métodos:
- Preparação para as aulas;
- Estudos de caso;
- Aulas expositivas;
- Discussões e debates em sala de aula;
- Aplicações de metodologias ativas (Storytelling, PBL, Sala de aula invertida, aulas em campo etc);
- O curso terá aula em uma sexta (19h00 às 22h30) e um sábado (08h30 às 16h30), durante o período total do curso, onde virá um Professor de fora do Estado de SP.
Confira a descrição de cada um dos módulo do curso AQUI. =)

Esse curso é reconhecido pelo MEC?

Sim, abaixo mais informações:
A certificação, em cumprimento da portaria publicada em 09/04/2018, será pela Unità Faculdade e pela Faculdade de Casa Branca acesse os links abaixo.
Unità Faculdade: Clique AQUI para ver a Conferência no E-MEC
Faculdade de Casa Branca: Clique AQUI para ver a Conferência no E-MEC
O Instituto Brasileiro de Formação de Educadores - IBFE é a Escola de Educação da Unità Faculdade.

Informações Gerais

Qual é o Valor de Investimento?

20 parcelas de R$ 284,00 
ou
16 parcelas de R$ 341,00

Qual é a forma de pagamento?

Pagamentos através de boleto bancário.
Tem algum tipo de desconto?
- Grupo de 04 pessoas (no mesmo curso ou não) 10% para cada aluno
- Professores de Escolas Parceiras 15% (saiba como ser escola parceira pelo e-mail abc@ibfeduca.com.br)
- Ex alunos IBFE SP 10%


O que preciso para me matricular?

- Ficha de Inscrição preenchida e assinada (clique AQUI para baixar a ficha e nos envie no e-mail abc@ibfeduca.com.br);
- 01 Cópia autenticada do Diploma de conclusão de curso superior válido ou reconhecido no Brasil;
- 01 Cópia do Histórico escolar do curso superior;
- 01 Cópia do Comprovante de Residência;
- 01 Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento;
- 01 Cópia do CPF (não pode ser CNH);
- 01 Cópia do RG (não pode ser CNH);
- 01 Foto 3x4 (recente).

EU QUERO! Como fazer a inscrição?

Pode ser na nossa unidade presencialmente ou online, enviando a ficha de inscrição (AQUI) e no e-mail abc@ibfeduca.com.br que entraremos em contato para dar continuidade na sua matrícula.

* Turmas serão confirmadas uma semana antes do início das aulas.

Grade

Módulos
Futuro e Tendência na Educação
Pedagogia de Projetos
Cultura e Criatividade na Escola
Storytelling e Aprendizado
Estudo do Meio e Viagem Pedagógica
Mente Sã, Corpo São
Novas Tecnologias em Educação
Gamificação
PBL e Método da Perguntação
Elaboração de Situação-Problema
Temas Atuais em Educação
Planejamento de Ensino
Avaliação de Aprendizagem
Planejamento de Carreira
Trabalho de Conclusão de Curso

*O local e as datas das aulas acima estão sujeitos a alteração pela unidade.

Coordenador (a)

Alexandre Rezende

Experiência e formação: Biólogo graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, mestre e doutor em Morfofisiologia do Sistema Nervoso pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. De 2002 a 2009 desenvolveu projeto de pesquisa na área de Neurobiologia enfatizando o estudo da neuroregeneração em doenças neurodegenerativas e neurotraumas pelo Departamento de Fisiologia e Biofísica da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Atualmente, atua na área de Neurociência aplicada a Educação pela PUC-Campinas e pelo Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE). Atua também como professor de Fisiologia, Biofísica, Histologia, Biologia Celular e Processo Ensino-Aprendizagem na Vida Universitária junto a Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Desde 2013 desenvolve na PUC-Campinas, Prática de Formação visando o estudo do cérebro na aprendizagem e memória, intitulada Neurociência e Educação. É professor de Neurofisiologia no curso de Pós-Graduação em Neuropsicologia da Infância e da Adolescência junto a Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Professor de Neuromarketing na Inova Business School. Além disso, é o professor responsável do curso de extensão Mente, Cérebro e Envelhecimento junto a Universidade da Terceira Idade da PUC-Campinas, desde 2014.

Expandir

Docentes e Convidados

Alexandre Rezende

Experiência e formação: Biólogo graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, mestre e doutor em Morfofisiologia do Sistema Nervoso pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. De 2002 a 2009 desenvolveu projeto de pesquisa na área de Neurobiologia enfatizando o estudo da neuroregeneração em doenças neurodegenerativas e neurotraumas pelo Departamento de Fisiologia e Biofísica da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Atualmente, atua na área de Neurociência aplicada a Educação pela PUC-Campinas e pelo Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE). Atua também como professor de Fisiologia, Biofísica, Histologia, Biologia Celular e Processo Ensino-Aprendizagem na Vida Universitária junto a Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Desde 2013 desenvolve na PUC-Campinas, Prática de Formação visando o estudo do cérebro na aprendizagem e memória, intitulada Neurociência e Educação. É professor de Neurofisiologia no curso de Pós-Graduação em Neuropsicologia da Infância e da Adolescência junto a Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Professor de Neuromarketing na Inova Business School. Além disso, é o professor responsável do curso de extensão Mente, Cérebro e Envelhecimento junto a Universidade da Terceira Idade da PUC-Campinas, desde 2014.

Expandir

Ângelo Costa

Mestrado em Educação: Currículo pela PUC-SP e licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Estácio da Bahia. Têm experiência em consultoria e formação de professores em Cultura Digital, Cultura Maker e Metodologias Ativas. Atuou em projetos educacionais da Fundação Telefônica, Samsung Smart School e Smarlab. Atualmente é Professor de Letramento Digital, Cultura Maker e Design de Games no Colégio Visconde de Porto Seguro e Professor de Pós-Graduação em Metodologias Ativas no IBFE.

Expandir

Ico Andreoli

Experiência e formação: Artista plástico graduado pela Pontifícia Universidade Católica de
Campinas, Pós Graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Uninter e Pós
Graduação em Neurociências Aplicada a Educação pelo Instituto Brasileiro de Formação de
Educadores - IBFE, Profissional Neuropractitioner, Practitioner em PNL e Palestrante.
Com mais de 20 anos de experiência na área educacional, como docente na rede pública e
particular de ensino nos segmentos da Educação Básica Ensino Fundamental I e II e Ensino
Médio tendo como objetivo lecionar a arte com afetividade para todas as idades
transformando as emoções em processos criativos com auxílio de técnicas para estimular as
potencialidades dos alunos.

Expandir

João Rilton

Especialista em Neurociência e Inovação aplicada à educação (IBFE) , Bacharel em Música (FMU-FAAM),  Psicanalista Clínico (SBPM), Master Trainer em PNL (Actius), Professor de Hatha-Yoga (União do Yoga). Coordenador e Professor nas Pós-graduações em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Neurociência Aplicada à Educação (IBFE). Palestrante nas áreas de Música, Neurociência e Programação Neurolinguística. Professor nas pós-graduações em Educação Socioemocional, Arte e Educação, Educação Infantil, Metodologias Ativas e Inovação na Educação (IBFE).


Expandir

Max Franco

Experiência e formação: Formado em Letras, é professor de Língua Portuguesa, Língua Italiana, Literatura, Redação e Storytelling. É pós-graduado em Inovação em Educação e Mestrando em Gestão em Negócios Turísticos. Max Franco trabalha com educação faz 30 anos, tendo experiência internacional e em escolas e faculdades de São Paulo e Fortaleza. É autor de 7 livros, entre eles "Storytelling e suas aplicações no mundo dos negócios", lançado pela Editora Atlas em 2015 e "A jornada do aprendiz: storytelling e metodologias ativas na educação, lançado em 2018. É consultor de diversas empresas e de consultorias em São Paulo, Fortaleza, Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro, trabalhando sempre com o tema Storytelling. Max Franco acumula experiências de ministrar treinamentos em empresas de marcas de renome nacional: Globosat, Estadão, Mauricio de Sousa Produções, Claro, NET e ensina em diversas instituições de ensino como: Universidade Corporativa Ernst Young (EYU), Inova Business School, Instituto Brasileiro de Formação de Educadores, FBUNI, Unichristus, entre outras.

Expandir

Rodrigo Serra

Mestre em Educação pela UFSCAR- Sorocaba, professor de Matemática do Colégio Integral (Campinas) desde 2002. Autor de capítulos de livro didático para Oxford University Press, membro do GEPEMAI (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática nos/dos Anos Iniciais) FE-Unicamp, do GEPRAEM (Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Práticas Formativas e Educativas em Matemática) e do NEPEM (Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Narrativas Educativas, Formação e Trabalho Docente) ambos da UFSCAR - Campus - Sorocaba-SP. Autor de Aplicativo Educacional Enem para Lenovo/Microsoft, Centro de Pesquisas Avançadas Werhner von Braun, Campinas São Paulo.

Expandir

Eventos

Aguarde novidades!

Metodologias Ativas - Início das aulas

No dia 27/03/2019, quarta-feira, começam as aulas do curso de Pós-graduação em Metodologias Ativas.As aulas acontecem todas às quartas-feiras, das 19:00 às 22:30 e tem duração prevista de 13 meses. Para mais informações CLIQUE AQUI.

Continuar lendo

Faça sua inscrição

Chat