Objetivos

Discutir e fomentar conhecimentos sobre a compreensão das potencialidades, das barreiras e das diferenças das pessoas, criando condições para que o egresso proponha ações interativas com a sociedade, trabalhando em prol da inclusão dos alunos com deficiência nos processos educativos e sociais mais amplos. Desempenhar e desenvolver técnicas, projetos, metodologias, recursos e práticas pedagógicas que potencializem e otimizem a efetivação das práticas inclusivas nas instâncias de docência, corpo discente e gestão escolar. Capacitar os estudantes de pós-graduação para domínio dos principais aspectos teóricos e práticos relacionados aos diversos âmbitos de atuação do profissional especializado em educação inclusiva, potencializando a eficácia no processo de aprendizagem e otimizando os resultados na prática docente.



Público Alvo

Graduados nas áreas da educação e da saúde e demais profissionais portadores de diploma de curso superior com interesse em estudar as questões que envolvem as necessidades educacionais especiais e inclusão de pessoas com deficiência em âmbitos educacionais, sociais e profissionais.

Metodologia

Aulas presenciais, tendo como principal diferencial a conexão contínua entre a teoria e a prática, por meio dos seguintes métodos:

- Preparação prévia para as aulas;

- Estudos de Caso;

- Aulas expositivas;

- Discussões e debates em sala de aula.


O Instituto Brasileiro de Formação de Educadores - IBFE é a Escola de Educação da Unità Faculdade.

A certificação, em cumprimento da portaria publicada em 09/04/2018, será pela Unità Faculdade e pela Faculdade de Casa Branca acesse os links abaixo para conferencia no E-MEC.
Unità Faculdade: http://emec.mec.gov.br/emec/consulta-cadastro/detalhamento/d96957f455f6405d14c6542552b0f6eb/MTk1ODY=
Faculdade de Casa Branca: http://emec.mec.gov.br/emec/consulta-cadastro/detalhamento/d96957f455f6405d14c6542552b0f6eb/MTM3Mw== 

Informações Gerais

Aguardem valores e datas de início, em breve!

Grade

DISCIPLINAS Horas
FUTURO E TENDÊNCIAS NA EDUCAÇÃO -
MÉTODOS DE ENSINO PARA NATIVOS DIGITAIS -
AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA INCLUSÃO -
CURRÍCULO ESCOLAR E INCLUSÃO -
DEFICIÊNCIAS E MERCADO DE TRABALHO -
DESENVOLVIMETO DA LINGUAGEM E SUAS PATOLOGIAS -
DIDÁTICA DO ENSINO -
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA -
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA -
DEFICIÊNCIA FÍSICA E MOBILIDADE REDUZIDA -
DEFICIÊNCIA FÍSICA E MOBILIDADE REDUZIDA -
DEFICIÊNCIA VISUAL -
DEFICIÊNCIA VISUAL -
DEFICIÊNCIA AUDITIVA -
DEFICIÊNCIA AUDITIVA -
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL -
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL -
SUPERDOTAÇÃO, ALTAS HABILIDADES E DEFICIÊNCIAS MÚLTIPLAS -
SUPERDOTAÇÃO, ALTAS HABILIDADES E DEFICIÊNCIAS MÚLTIPLAS -
POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA -
POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA -
PSICOMOTRICIDADE -
PSICOMOTRICIDADE -
PLANEJAMENTO DE CARREIRA -
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO -
CARGA HORÁRIA TOTAL 422

*O local e as datas das aulas acima estão sujeitos a alteração pela unidade.

Coordenador (a)

Maibí Fernanda Chesi Mascarenhas

Docente no ensino superior, especialista em gestão de pessoas, graduada em Pedagogia - licenciatura plena, com aperfeiçoamento em educação inclusiva e gestão educacional e atriz profissional regulamentada pelo SATED/ SP. Aperfeiçoamento em acessibilidade, LIBRAS e áudio descrição. Docente universitária na graduação em Pedagogia na UNIESP Fleming Campinas e nos cursos de pós-graduação de Psicopedagogia e Educação Inclusiva. Docente, gestora e atriz da Água Mágica Produções Artísticas e elaboradora de cursos, espetáculos, palestras e treinamentos lúdicos, educacionais e corporativos. Coordenadora de pós-graduação em Educação Inclusiva do Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE) e atuante na área de inclusão desde 2003.

Docentes e Convidados

Adriano Rolindo

Doutorando na área de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte pelo programa de pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, com mestrado na mesma área e instituição. Pós-graduado em nível lato sensu em gestão educacional pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas em 2007 e pela Faculdade Anhembi Morumbi em 2010, graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Atualmente é diretor titular de cargo na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, atuando na E.E. Dr. Manoel Alexandre Marcondes Machado em Campinas, desde 2007 e professor no Instituto Brasileiro de Formação de Educadores.

Expandir

Carmem Júlia Skrepnek Pereira

Pedagoga e Mestre em Educação na área de Ensino Superior pela PUC Campinas, especialista em Arte, Educação e Novas Tecnologias pela UNB e Psicopedagoga pela UNICAMP. Foi coordenadora pedagógica da área de Orientação Educacional da Faculdade Metrocamp (2012 a 2016). Docente do Ensino Superior há 13 anos, atualmente atua em tempo integral como docente, membro do CEP (Comitê de Ética em Pesquisa) e presidente do NAC (Núcleo de Acessibilidade) da Metrocamp DeVry.  

Expandir

Carolina Defilippi

Experiência e formação: Possui graduação em Ciencias Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Pós Graduação em Direito pelo Centro Universitário Salesiano e Pós Graduação em Direito pelo Instituto de Pós Graduação. É mestre em Educação pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo. Atualmente é advogada criminalista e coordenadora geral do Proordem. Tem experiência também na área de Direito, com ênfase em Direito Penal e na preparação de discentes para a Prova da Ordem dos Advogados do Brasil e Concursos Públicos em geral. Tem experiência na área de Educação, especialmente em Educação para Nativos Digitais.

Expandir

Clara Garcia

Pedagoga, com especialização em orientação Pedagógica e Educacional, pós-graduada em tecnologias Educacionais pela PUC. Está há 28 anos na área da Educação, onde atuou como professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental, Assistente de orientação, Orientadora Pedagógica e Coordenadora. Autora do Projeto "Aqui se brinca - pelo direita de ser criança", premiado pelo curso OMO UNILLEVER. Atua como Coordenadora na rede particular de São Paulo e como formadora em escolas públicas e particulares, de diferentes municípios. Estudiosa, pesquisadora e curiosa, participa de cursos e formações dentro e fora do país (Aletheia e Fabulinos/ Buenos Aires - Aleph/ La Casa Amarilla/ Peru), aprimorando seu conhecimento, sobretudo, em torno da abordagem Reggio Emilia. No ano de 2017, participou do curso "La constructioon del rol del Pedagogista", em Buenos Aires. Foi integrante do grupo de Estudos GEP e freqüentadora assídua da casa Diálogos.

Expandir

Dalila Nobile

Pedagoga e especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Uninove. Formação em Tutoria Presencial e EAD pelas Faculdades Claretiano. Cursos nas áreas de intervenção para distúrbios de aprendizagem e dislexia (Português e Matemática), pela Associação Brasileira de Dislexia. Atuo em um colégio de inclusão, desde 2014, com turmas do ensino fundamental I, trabalhando com crianças com Síndrome de Down, artrogripose congênita, TDA, TDAH e Transtorno no processamento auditivo central. Sempre com um olhar e trabalho efetivo com alunos com necessidades educacionais especiais.

Expandir

Eliane El Badouy Cecchettini

Experiência e formação: Publicitária premiada, co-autora de 2 livros, professora, palestrante e conferencista, Pós-graduada em Marketing pela ESPM. 30 anos de carreira foram construídos em grandes grupos de comunicação como Editora Abril, Folha de S.Paulo e Sony Enterteniment Television e agências de propaganda de grande e médio portes. Atualmente é Pesquisadora do comportamento, comunicação, mecanismos de atenção e do consumo de mídia do jovem contemporâneo e Sócia Diretora da Badu + COP, fruto da parceria Internacional de sua empresa Target House com a Agência Italiana de Branding & Design Conte Oggioni & Partners atuando nas áreas de: Comunicação Corporativa, inteligência em Mídia, Arquitetura e Modelagem de Target (On e Offline), Branding, Design, Gestão do Capital Reputacional, Planejamento e Ativação de negócios (Brasil / Itália). 

Expandir

Fabiano Lodi

Diretor teatral. Mestre em Artes pela UNESP e licenciado em Artes Cênicas pela UDESC. Possui extensa formação artística, com experiências como ator, professor, produtor e pesquisador, além de participações em programas internacionais de formação como os realizados nos Estados Unidos e Japão. Tem se dedicado extensivamente ao estudo das práticas corporais e vocais em arte, integrando diversas fontes de conhecimento para desenvolver estudos sobre voz e o movimento humano. Publicou diversos textos relacionados ao seu contexto de pesquisa, incluindo a participação como tradutor de "O Livro dos Viewpoints", de Anne Bogart e Tina Landau (Editora Perspectiva, 2017). Atualmente leciona no curso de formação de atores do SESI Vila Leopoldina, em São Paulo e se dedica à prática da técnica terapêutica Yawara Seitai.

Expandir

Heloísa Helena Dias Martins Proença

Docente, Palestrante e Assessora Pedagógica. Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Pedagoga, especialista em Educação Infantil, especialista em Educação de Jovens e Adultos (EJA). Pesquisadora colaboradora do GEPEC - Grupo de Pesquisa em Educação Continuada - Faculdade de Educação/UNICAMP. Professora da pós-graduação do UNISAL - Liceu-Campinas e do IBFE (Instituto Brasileiro de Formação de Educadores). Formadora do Programa PNAIC/MEC pela UNICAMP (2014 e 2015) e pela UNESP (2016). Com mais de 30 anos de experiência na área educacional, nos segmentos da Educação Básica (Educação Infantil ao Ensino Fundamental), na coordenação pedagógica, na gestão escolar e na formação continuada de profissionais da educação em sistema públicos e particulares de ensino.

Expandir

Luis Rasquilha

CEO da Inova Consulting, da Inova Business School e da RWear. Professor convidado da FIA. Colunista da Radio CBN. Autor e co autor de 18 livros técnicos sobre marketing, comunicação, futuro, tendências e inovação. Experiência internacional de consultoria na Europa, África, EUA e América do Sul, tendo trabalhado como consultor de 10 das 50 empresas mais inovadoras do mundo. 

Marcelo Veras

Presidente da Inova Business School.  Sócio e membro do conselho da Inova Consulting. Conselheiro da SBCE - Sociedade Brasileira de Comunicação Emocional. Professor de Planejamento de carreira na Inova Business School. Mentor do Founder Institute.

Experiência de 30 anos em empresas, tais como: Rede Positivo, Souza Cruz, Claro, TIM, ESPM,  ESAMC, Inova Consulting, Atmo Educação e Unità Educacional. Autor de cinco livros: Métodos de Ensino para Nativos Digitais (2010), Gestão de Carreira e Competências (2014),  SBB - Strategic Building Blocks (2017), Inovação em sala de aula (2018) e Tempo de compartilhar (2018). Colunista do DCI - Diário do Comércio e Indústria, JP - Jornal de Piracicaba e da Rádio Bandeirantes de Campinas.

Graduado em Engenharia Química, com Pós-Graduação em Gestão de Produção, MBA Executivo em Marketing. MBA Executivo em Gestão de Negócios. Pós MBA em Finanças.


Expandir

Thaís Silvestre

Graduada em Pedagogia- Docência e Gestão Educacional pela Faculdade Metropolitana de Campinas-METROCAMP, especialista em LIBRAS para Docência no Ensino Superior e Básico e Interpretação. Pedagoga/Intérprete de LIBRAS da E. E. Professor João Lourenço Rodrigues, professora Especialista em LIBRAS na Faculdade UNIESP-POLICAMP. 

Eventos

Aguarde novidades!

Chat