E-book - AfetivaAção apresenta práticas socioemocionais que lidam com os segmentos educacionais. Este foi o trabalho de conclusão do curso da Pós-graduação em Educação Socioemocional do IBFE -SP

Este projeto foi idealizado a partir da proposta de um trabalho de conclusão de curso da primeira turma da Pós-graduação em Educação Socioemocional, pelo IBFE- Instituto Brasileiro de Formação de Educadores em São Paulo. 
Por ser uma Pós-graduação com foco no futuro, tendências e inovação o projeto traz as práticas vivenciadas pelos alunos durante todo o curso. 
Iniciei, propondo à turma que realizasse uma pesquisa, com o objetivo de conhecer e comparar vários programas de educação socioemocional existentes no Brasil. 
Após a pesquisa e análise, os alunos fizeram um link com as experiências vividas em sala de aula ao longo do curso. 
O próximo passo seria dar um nome ao projeto, e isso se deu pela técnica brainstorm, com a participação efetiva do grupo. Começa a nascer o Afetiva Ação, com o objetivo de compartilhar todo o conhecimento, as experiências e o diálogo entre aluno, professor e família no contexto geral da educação. 
À medida que as ideias surgiam e que as trocas aconteciam, o projeto tomava forma. A discussão sobre cada estratégia colocada nele, nos fazia repensar práticas e, com isso, a aprendizagem se transformava e as aquisições aconteciam. 
Dividimos o projeto em 6 partes: Educação Infantil, Ensino Fundamental 1, Ensino Fundamental 2, Ensino Médio, EJA, Treinamento de Professores e Família. Cada equipe se identificou com a sua proposta, buscou a prática mais adequada e completa para representá-la. Outro momento que nos trouxe muita aprendizagem.   
Observar que uma turma tão heterogênea, quando focada em seu trabalho, demonstravam tanta homogeneidade, me fez acreditar cada vez mais, no sucesso deste projeto. 
Pude perceber ao longo dos nossos encontros, que o trabalho se completava à medida que cada um se empenhava e focava em  sua melhor habilidade.  A proposta socioemocional estava presente o tempo todo, quando via o respeito, o acolhimento, o incentivo, a argumentação, a empatia e a autonomia, que são algumas  das competências da BNCC, tão presentes neste grupo.  
Sinto-me privilegiada por conhecê-los e fazer parte deste projeto como professora responsável. Sinto-me também motivada, por tudo o que aprendi com vocês ao longo do curso.
 
E você, que está lendo essas palavras agora, apresento o Projeto AFETIVA AÇÃO feito com muito mais que competência, feito com respeito e dedicação!  


Parabéns turma 2018-1 pelo empenho!  


Vamos aprender agora? 


Boa leitura! 

Professora Débora Corigliano

Baixe AQUI o E-book

Chat